MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
Advertisements

Disciplina: Modelagem de Negócios
Orientação – acesso ambiente virtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
Metodologia Científica e Tecnológica
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Interação Cliente Servidor
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
O uso de alguns sinais de pontuação
Modelagem e simulação de sistemas
Técnicas de Apoio ao Processo de Engenharia de Requisitos
PROJETO PEDAGÓGICO HIPERMÍDIA.
Introdução à Modelagem Conceitual 1. Conceitos Básicos
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Engenharia de Software
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Muito Bem ! Agora Você vai Conhecer um pouco da nossa Empresa PROVISUAL PROVISUAL PROVISUAL PROVISUAL.
“Simulação de dispositivos dinâmicos para jogos”
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
O que é o blueLab? O blueLab é um software de uso pedagógico, pensado para auxiliar o professor nas diversas atividades que realiza dentro do ambiente.
Análise de modelos matemáticos por meio de simulações computacionais
DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA POÇOS DE PETRÓLEO EQUIPADOS COM BOMBEIO CENTRIFUGO SUBMERSO Aluno: Tiago de Souza Barbosa Orientador:
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN.
FACULDADE DOS GUARARAPES
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Técnicas de Modelagem para Aplicações em Computação Gráfica
Projeto de Banco de Dados
Trabalho final de curso
UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA – RE MATEMÁTICA
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Lógica para Computação Prof. Celso Antônio Alves Kaestner, Dr. Eng. celsokaestner (at) utfpr (dot) edu (dot) br.
Trabalho de Formatura 2 PMT 2596 em
Melhor Gestão, Melhor Ensino
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS CURSO: PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CURSO ONLINE Assédio Moral no Ambiente de Trabalho DESENVOLVEDORES: ANA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
MODELLUS.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Projeto de Sistemas - PRJ Aula 4
Desenvolvimento de Software I
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Relatório de Reuniões. O Sistema (Natan) Plataforma de Autoria  (09/9)  Baseada em componentes e seqüenciamento  Permitir Salvar o projeto  Inicialmente.
Bem-vindo à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Esse tutorial vai te auxiliar na navegação do site!
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional

Objetivo desta apresentação Solicitar a participação de alunos do curso de Engenharia Mecânica para auxiliar na validação da proposta da Metodologia MetaMoS.

Modelagem e Simulação informatizadas Em termos práticos, a modelagem e simulação informatizadas consistem na construção de um modelo de um sistema real, e com o uso de um aplicativo computacional, possibilita a realização de experimentos com vários cenários deste modelo.

O que é a MetaMoS? É uma proposta de Metodologia para construção de Base de Conhecimento, para orientação de pesquisadores e engenheiros interessados em modelagem e simulação dinâmica na aplicação dos conceitos de engenharia que permitam a construção dos modelos dos componentes para representação de um sistema de engenharia a ser analisado, possibilitando a aplicação em ambiente computacional para modelagem e simulação dinâmica unidimensional.

modelagem e simulação dinâmica unidimensional Na abordagem unidimensional, o comportamento das variáveis características de um sistema de engenharia é analisado considerando somente o tempo como variável independente, desconsiderando a variação espacial.

Como se fará a validação? A validação da MetaMoS será efetuada pela validação da Base de Conhecimento construída à partir das orientações da Metodologia.

Como se fará a validação? (cont.) Se um usuário da Base de Conhecimento for capaz de modelar um sistema para implementa-lo em um Ambiente Virtual de Modelagem e Simulação, esta Base cumpriu o objetivo a que se propõe.

O que modelar? Serão propostos 3 exemplos / problemas de sistemas hidráulicos a serem modelados pelo usuário da Base de Conhecimento. Estes sistemas oportunizarão a análise de diferentes fenômenos que ocorrem nas suas operações por meio da modelagem e simulação dinâmica unidimensional.

Como se fará a orientação para modelar o sistema? A orientação se fará com a utilização de uma interface em HTML que funcionará em paralelo ao Ambiente de Modelagem AMESim existente na UFSC, tendo em vista a necessidade de implementar os modelos sugeridos pela Base de Conhecimento em uma ambiente de modelagem e simulação dinâmica.

Como se fará a orientação para modelar o sistema? (cont. 1) Estrutura adotada

Como se fará a orientação? (cont. 2) Tela de interação inicial da MetaMoS Visitar página Observação: Em função de mudança de servidor, algumas representações aparecem incompletas. Para o momento da validação a Base estará em condições de uso pleno.

Como se fará a orientação ? (cont. 3) Tela de interação do PROTEGE Para conhecer a base de conhecimento representada pelo Protege clique aqui Observação: Em função de mudança de servidor, algumas representações aparecem incompletas. Para o momento da validação a Base estará em condições de uso pleno.

Como se fará a orientação ? (cont. 4) Tela de interação do PROTEGE Para conhecer a estrutura de representação do Protege clique aqui. Para outras informações sobre Ontologias e o Protege clique aqui

Como se fará a validação ? Em resumo: Serão fornecidos três exemplos de sistemas a serem modelados e com o auxilio da Base de Conhecimento, viabilizada pela interface com o usuário, o aluno deverá ser capaz de construir os modelo destes sistemas para aplicação no Ambiente de Modelagem e Simulação AMESim, software utilizado para validação da Base. Ao final da tarefa de modelagem e simulação o aluno será convidado a responder um questionário com 10 questões de múltipla escolha e duas questões descritivas para comentários.

Quando se fará a validação ? A data para validação da Base de Conhecimento deverá ser marcada em comum acordo com o professor orientador Jonny Carlos da Silva que indicará os dias disponíveis para utilização do laboratório de informática para utilização do AMESim. Na semana entre 18 e 21 de maio de 2009, o aluno orientado pelo professor Jonny estará disponível para comunicação seja presencial ou via msn ou SightSpeed. Os dias de atendimento presencial deverão ser marcados com o aluno orientado para coincidirem preferencialmente entre os dias 19 e 21 de maio, pois será necessário uma breve explicação do uso do AMESim para realizar o processo de validação. Enviar mensagem para: luizpepplow@utfpr.edu.br informando data e horário disponível.

Agradeço a atenção e colaboração de todos pelo interesse em participar deste processo, que mais do que qualquer coisa, exige a dedicação de um bem muito valioso: o seu tempo. Agradeço também a especial atenção despendida pelo profº Jonny Carlos da Silva, sem a qual esta atividade não teria êxito.