Produtividade & Desempenho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENÁRIO ATUAL GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS ABERTURA ECONÔMICA
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Custos ... afinal, o que é isto?
Daciane de Oliveira Silva
Gestão da Produção com foco nos processos
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Sistemas de Administração da Produção (S.A.P.) Turma: A01
A importância da gestão de materiais
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
SISTEMAS DE PRODUÇÃO.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA A função produção Revolução industrial
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Serviços = Setores terciários da Economia
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Histórico Receita ( - ) Custo das mercadorias vendidas
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
TEORIA DA OFERTA Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Repensando a Logística
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Logística Interna.
Fundamentos de Administração
Estoques R02.
Eficiência, Eficácia e Produtividade
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
MÉTODOS DE CUSTEIO DEFINIÇÃO DE MÉTODO DE CUSTEIO:
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
Conceitos Básicos de Estoques
Ênfase em Indicadores Março / 2009
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA PRODUÇÃO.
Departamento Jurídico-Financeiro
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
Avaliação de Desempenho
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Trabalho de Conclusão do Curso
Contabilidade Gerencial
Orçamento de Produção.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
Técnico Contabilidade
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Gestão de Custos na área de saúde
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
MEMÓRIA DE AULA 2 04/02/14 Administração de Processos Produtivos
Etapas do processo orçamentário
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Logística Aula 1: Análise de estoques, Indicadores de desempenho,
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
INDICADORES DE DESEMPENHO
 Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade;  Aquilo que o mercado quer;  Diferentes organizações, diferentes mercados, diferentes.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 5 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 21/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Administração de Recursos Humanos em UAN
Transcrição da apresentação:

Produtividade & Desempenho Eficiência, Eficácia e Efetividade Produtividade & Qualidade

Conceitos Eficácia – é a medida de quão próximo se chegou dos objetivos previamente estabelecidos. William J. Reddin – o grau no qual um gerente alcança as exigências de um produto de sua posição. Em geral é associado ao sistema econômico. Petrônio Martins – Administração da Produção

Conceitos Eficiência – é a relação entre o que se obteve (output) e o que se consumiu em sua produção (input), medidos na mesma unidade. É usual para avaliar sistemas físicos. Quando avaliar sistemas físicos é sempre menor que 1. Quando avaliar sistemas econômicos é sempre maior que 1. Petrônio Martins – Administração da Produção

Conceitos Efetividade – capacidade gerencial para fazer as coisas certas, ou fazer com que elas sejam realizadas; inclui a escolha dos objetivos mais apropriados e os métodos corretos de atingi-los. Efetividade Organizacional – resultado das atividades que melhoram a estrutura da organização, sua tecnologia e empregados. Megginson, Mosley e Pietry Jr. – Administração – Conceitos e Aplicações.

Produtividade X Qualidade Implantação da teoria da qualidade para aumentar a produtividade. Ciclo PDCA é o mais utilizado. A produtividade na produção é medida pela eficiência, para sistemas físicos e financeiros. Produtividade Parcial Produtividade Nacional Produtividade na Organização

Produtividade Parcial – a relação entre o produzido, medido de alguma forma, e o consumido de um dos insumos utilizados. Produtividade da mão-de-obra – h/h Produtividade do capital – valor em unidades monetárias por unidade produzida.

Produtividade Produtividade Nacional – PNB, PIB, PIB per capita, índice de produtividade da mão-de-obra. Produtividade na organização – medida do output gerado entre 2 instantes e a medida do input consumido entre os 2 instantes.

Desempenho & Produtividade Avaliação do desempenho – indústria e serviços. Produtividade – a relação entre o valor do produto e/ou serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo. output input output – pode ser fora do controle da empresa input – pode ser controlado pela empresa

Produtividade Fatores que determinam a produtividade: Relação capital-trabalho: nível de investimentos em máquinas, equipamentos e instalações em relação à mão-de-obra empregada. Escassez de alguns recursos – energia, MP. Mudanças na mão-de-obra – trabalhador mais qualificado, melhor produção. Inovação e tecnologia – P&D = melhoria na produtividade a médio e longo prazo.

Produtividade Fatores que determinam a produtividade: Restrições legais – proteção ao meio-ambiente com seus custos impactam a produtividade. Fatores gerenciais – capacidade de gestão de programas de melhoria da produtividade. Qualidade de vida – ambiente melhor no trabalho.

Produtividade Benefícios do aumento de produtividade: Aumento da satisfação do cliente; Redução dos desperdícios; Redução de estoques de MP, de produtos em processo e de produtos acabados; Redução do preço de vendas; Redução do prazo de entrega; Melhor utilização de RH, mais segurança no trabalho; Melhores salários; Aumento dos lucros.

Produtividade Um aumento de produtividade requer mudanças na tecnologia, na forma de organização do trabalho e na gestão de pessoas. Logo requer a definição de prioridades: Processo, produto tecnologia, gestão, pessoas, clientes... De acordo com Evans, as prioridades devem estar na qualidade do produto e na melhoria dos processos.

>Lucros >Valor >Preço >Participação >Receita Qualidade do Produto Melhoria nos Processos Ação Gerencial output/ Unidade de Input input/ Unidade de output Output einput >Valor percebido >Preço Produtividade Melhorada Baixos Custos >Participação mercado >Receita >Lucros Evans, J.

Exemplo - Cálculo de eficiência Uma máquina de lavar roupa industrial da lavanderia do hospital deve trabalhar 12 horas diárias, mas há algumas interrupções: quatro reprogramações da máquina para lavar diferentes tecidos – 3’ cada uma = 12’ uma parada para almoço do pessoal – 60’ duas paradas para lanche – 30’ uma parada para manutenção preventiva – 30’ Total de paradas em minutos: 132’ 12 x 60 = 720’ = 100 % Percentual de paradas = 18,33 % E = 100 – 18,33 = 81,67 A eficiência da máquina de lavar deve ser 81,67 %.

Eficiência de Equipamento Calcular a eficiência de um hospital de 70 leitos, que realizou em média 168 internações num mês, com 136 funcionários trabalhando em turno de 6 horas, especialmente para a área de internações. E = Número de internações no mês Total horas da mão-de-obra E = 168 i E = 0,21 816

Produtividade – Res. 1101 Recursos Humanos Assistente Social - 30 horas → 03 consultas/hora Enfermeiro - 30 horas → 03 consultas/hora Fisioterapeuta - 30 horas → 4,4 atendimentos/hora Médico - 20 horas → 04 consultas/hora Nutricionista - 30 horas → 03 consultas/hora Odontólogo - 20 horas → 03 consultas/hora Psicólogo - 30 horas → 03 consultas/hora Psiquiatra - 20 horas → 03/consultas/hora

TAXA DE PRODUTIVIDADE HOSPITALAR Nºde Intern./ano x Média de Perman. x Nº de Leitos existentes/ano x 100 365 dias Taxa de Ocupação Média de Permanência Intervalo de Substituição Giro do Leito