CEP CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
É importante para o Bradesco
CEP Rafael Souza Rizzi Rafaela Alves Placha
Amintas engenharia.
100 % BRASIL.
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 – DOU de 11/12/89 Campus.
Acadêmicos: Andréia Edilene Eulália Fabíola Luana Norie
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados, de acordo com critérios específicos de homogeneidade,
Sistema de numeração decimal
Capacitores.
Docente: Cláudia Seabra.
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
CÓDIGO DE BARRAS.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Análise de Processos de Negócios para um Sistema Integrado
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Sala de Diretrizes Porto Alegre 2011.
Uso do Cross Docking pela ECT
Correção da Prova 4° Bimestre.
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Análise de Cenário.
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Práticas Investigativas
LINHA DO TEMPO Criação e divulgação no Guia Postal Brasileiro - GPB
DISTRIBUIÇÃO E AGREGAÇÃO DE VALOR AO CLIENTE Grupo Supply Chain Amanda Amado Fernanda Lima Henrique Fiorese Sarah Gomes.
Grupo 08D Atividade J04 Elene Maciel Gabriel Lira Gustavo Magalhães
Repensando da logística
Subgrupo 2 Lucas Fogolin Ricardo Rodrigues
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Arquitetura de computadores
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Exporta Fácil: o serviço de exportação dos Correios
Comércio Eletrônico e Remessa Expressa
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Agenda Modos de Endereçamento.
Desenvolvendo Boletim Técnico Documentação Porto Alegre, Maio 2014.
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL
Capítulo 8 Distribuição
Processos Empresariais
O texto argumentativo.
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL.
Introdução à Contabilidade Capítulo 1
Pressione ENTER para iniciar.
Gislaine de Cássia Piovan RA: ) A Dell é uma das maiores empresas de distribuição de grande tecnologia, é moderna, possui um quadro de funcionários.
ORIGEM Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao País.
CEP Equipe: Fernando S. Baccon Gregory F. Galdelman Guajara Gazzalle Leandro J. Rezende Leandro Potokhotski.
A Comunicação na Gestão de RH
EQUIPE AGLAIA P. SANTANA LILIAN L. MORAES LUCIANE M. MARQUES.
CEP-CÓDIGO DE ENDEREÇO POSTAL
NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
EQUIPE AGLAIA P. SANTANA LILIAN L. MORAES LUCIANE M. MARQUES.
Cadeia de Valor.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
“A Cosntituição das Empresas Administradoras de ZPE sob Controle Privado: Aspectos Legais.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Transcrição da apresentação:

CEP CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL

EQUIPE DENIANE TOMAZI Nº 9 ELI BORGES Nº 11 JAQUELINE MÓRES Nº 40 KHARINA MÓRES Nº 41 LORAYNE ZANONI Nº 24 PATRÍCIA ANDRADE Nº 28

INTRODUÇÃO Nessa pesquisa serão demonstrados o histórico postal brasileiro (desde a sua descoberta), juntamente com a definição e finalidade do CEP, bem como sua estrutura, isto é, o que representa a numeração deste código, melhor dizendo, o que cada dígito corresponde.

História Os principais acontecimentos deste período de 30 a 70 foram: 1931: É criado o Departamento de Correios e Telégrafos, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. 1941: É criado o CAN - Correio Aéreo Nacional. A partir de 1944, começa a ser utilizado, entre outros modelos, o anfíbio Catalina CA. 1969: Inicia-se o processo de desenvolvimento do Serviço Postal Brasileiro com a criação, em 20 de março, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 1971: É concluída a montagem do Centro de Triagem Mecanizado de São Paulo.

História Em maio de 1971,a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, criou o CEP – Código de Endereçamento Postal, um sistema que permitiu a introdução de equipamentos eletrônicos no processo de triagem, facilitando e racionalizando o mesmo processo. No início este código detinha de apenas 5 dígitos, porém em maio de 1992 fora incluído mais 3, deixando-o com 8 dígitos. Do surgimento dos serviços postais até os dias de hoje, os Correios assumiram sua postura de elo que aproxima as pessoas e de instituição respeitável que sempre procurou adequar-se aos vários períodos de desenvolvimento do País, buscando o progresso para os seus serviços prestados à sociedade.

DEFINIÇÃO O Código de Endereçamento Postal é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios.

FINALIDADE A finalidade do CEP é racionalizar os métodos de separação da correspondência por meio da simplificação das fases dos processos de triagem, encaminhamento e distribuição, permitindo o tratamento mecanizado com a utilização de equipamentos eletrônicos de triagem.

VANTAGENS A criação do CEP trouxe várias vantagens para o serviço postal, tais como: Maior rapidez no serviço postal; Facilidade na separação de correspondências; Simplificação na triagem postal; Permitiu a utilização de equipamentos eletrônicos; Identificação de Regiões, Sub-Regiões, Setores, etc., por meio de dígitos pré- determinados.

ESTRUTURA O CEP está estruturado segundo o sistema decimal, sendo composto de Região, Sub-região, Setor, Subsetor, Divisor de Subsetor e Identificadores de Distribuição, conforme demonstrado na figura abaixo:

ESTRUTURA FIGURA 1. IDENTIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO

ESTRUTURA O Brasil foi dividido em dez regiões postais para fins de codificação postal, utilizando como parâmetro o desenvolvimento sócio-econômico e fatores de crescimento demográfico de cada Unidade da Federação ou conjunto delas. A distribuição do CEP foi feita no sentido anti-horário a partir do estado de São Paulo, pelo primeiro algarismo.

ESTRUTURA FIGURA 2. DISTRIBUIÇÃO DO CEP POR REGIÕES GEOGRÁFICAS

Tendo como base à figura , e nas mostradas em seguida, será apresentado o significado de cada dígito do Código de Endereçamento Postal e sua localização geográfica no cenário da codificação nacional.Utilizando o estado de São Paulo, como exemplo, o primeiro algarismo representa a Região Postal 1 (Interior do mesmo Estado).

FIGURA 3. REGIÕES POSTAIS.

Cada Região Postal foi dividida em 10 sub-regiões que são indicadas pelo segundo algarismo do CEP. No exemplo demonstrado, os dois primeiros algarismos estão representando a Sub-Região 13, cuja sede neste caso é a cidade de Campinas.

FIGURA 4. SUB-REGIÕES POSTAIS.

Cada Sub-Região foi dividida em 10 Setores que são representados pelo terceiro algarismo. Neste caso, os três primeiros algarismos estão representando o Setor 133, cuja sede também é a cidade de Campinas.

FIGURA 5. SETORES POSTAIS.

Cada Setor foi dividido em 10 sub-setores que são representados pelo quarto algarismo.Neste caso, os quatro primeiros algarismos estão representando o Sub-Setor 1316, cuja sede é a cidade de Artur Nogueira

FIGURA 6. SUB-SETORES POSTAIS

Cada Sub-Setor foi dividido em 10 divisores que são representados pelo quinto algarismo. Neste caso, os cinco primeiros algarismos estão representando o Divisor 13165, cuja sede é a cidade de Engenheiro Coelho.

FIGURA 7. DIVISORES POSTAIS.

Os três algarismos após o hífen são denominados de SUFIXO e destina-se à identificação individual de Localidades, Logradouros, Códigos Especiais e Unidades do Correio, conforme o seguinte: Localidades não codificadas por logradouros (possuem um único CEP):

· Faixa de Sufixos utilizada: 000 a 999 ·  Caixas Postais Comunitárias: 990 a 998 Localidades codificadas por logradouros: · Logradouros: Faixa de Sufixos utilizada: 000 a 899 · Códigos Especiais: Faixa de Sufixos utilizada: 900 a 959 · CEPs Promocionais: Faixa de Sufixos utilizada: 960 a 969 ·  Unidades dos Correios: Faixa de Sufixos utilizada: 970 a 989 e 999 · Caixas Postais Comunitárias: Faixa de Sufixos utilizada: 990 a 998.

O USO DO CEP O uso adequado do CEP é imprescindível para que os Correios possam tratar com rapidez os objetos que lhe são confiados. Com o CEP inadequado ou errado, as correspondências e encomendas demandam mais tempo para serem devidamente separadas e entregues.

“UTILIZAÇÂO DO CEP PARA AS EMPRESAS” O correio adotou uma nova formatação para que as empresas possam pesquisar por CEP’s, esta nova formatação adota tamanho de banco de dados e não quantidade de consultas, gerando economia para os clientes atuais para precificação e reduzindo significativamente os preços dos licenciamentos para grandes quantidades.

CONCLUSÃO A constante busca por esta racionalização do trabalho, de rotinas e métodos, levou a criação do CEP – Código de Endereçamento Postal, o qual proporcionou uma maior eficiência na triagem postal, simplificando o recebimento, a separação e a distribuição, de cartas, entre outros. Com uma numeração pré-determinada pode-se agilizar todo o processo de separação de cartas, onde as regiões, sub-regiões, setores, etc., são indicadas por um dígito determinado. Com isso podem-se utilizar recursos eletrônicos para a triagem deste material.

Opinião da equipe Atualmente o Brasil possui um sistema próprio de postagem, onde novas tecnologias podem ser implantadas para uma constante melhoria, não precisando seguir métodos de outra nação. Sem dúvida alguma a instituição do CEP trouxe benefícios para a sociedade, permitindo uma maior rapidez no serviço postal brasileiro. Ao conhecer a estrutura do CEP, pode-se entender que esse sistema simplificou e facilitou, em muito, ao envio de cartas, entre outros.Se o intuito desta atividade era de agregar valores para equipe, podemos relatar que pesquisando, esse assunto, chegou-se à conclusão de que por meio de métodos simples, pode-se chegar a resultados maiores dentro das organizações, entende-se também, que a racionalização leva ao homem há não complicar atividades laborais.

OBRIGADO BOM DIA