CNH - CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Advertisements

Contrato Padrão - Visão do Usuário
Problemas mais freqüentes nos BO COP/TC:
Gestão Estratégica de Pessoas 2009/2010
Dados e Informações sobre Acidentes de Trânsito nas Rodovias Disponibilidade E Comparabilidade José Hamilton Bizarria.
POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
RENAVAM.
EQUIPE DENIZE DOS SANTOS LURDES TURKOT MICHELLI PETRYK.
Jacson Patric Buzzatto Luiz Freitas Eduardo Bittencourt
CNH (CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO)
CNH - CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO CAROLINA TEDESCO FIORANI
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação Núcleo Regional de Educação de Maringá SDE SETOR DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR.
CIMA/DEINF/CADASTRO DE ALUNOS
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
(Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS
CIMA/CIE/NRM CADASTRO DE ALUNOS
Como adquirir seu Certificado
CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
Atestado Médico.
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Certificado Digital NF-e Nota Fiscal eletrônica
PARA TIRAR A 1ª HABILITAÇÃO
ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL – ASO NR 7 - PCMSO
CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR
MELHORIA NA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A CONDUTOR
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Posse & Exercício.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Secretaria de Estado de Educação
Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde
Como adquirir seu Certificado
Cursos EAD • Reciclagem • Mototáxi • Motofrete.
Extinção Docente Categoria “O” – 2012
Carteira Nacional de Habilitação
Aissa Cristina Poncetti Galli 1 ; Natália Mainardi Simas¹; Jerônimo Rafael Skau² Alunas da graduação do curso de Fisioterapia da Universidade São Judas.
Procedimentos e Normas do Estágio
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
Deliberação CEE nº 1/99 e Indicação CEE nº 1/99
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
BOLETIM INFORMATIVO II CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE VOLEIBOL MASCULINO ( BASE PARA CONVOCAÇÃO DOS ATLETAS PARA UNIVERSÍADE)
I Workshop de Legislação de Trânsito Brasília – DF, 17 a 18 de março de 2014 Legislação Sobre Sistema de Formação e Habilitação de Condutores José Leles.
Como adquirir seu Certificado
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
UMC/Formiga – Unidade Municipal De Cadastramento INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
ÁLCOOL DAVID DUARTE LIMA UnB.
Processo administrativo nas infrações de trânsito
Estágio Supervisionado
O Papel do DETRAN nos serviços de Mototaxi e Motofrete
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
CNH - CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
Micro Empreendedor Individual
CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
Gerenciamento de Controle de Combustível
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
1. Considera-se trânsito: a) A utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para fins de circulação e manifestações. b) A utilização das vias.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Lei Federal n° , de 02 de agosto de 2010
Técnico em Transações Imobiliárias. Como funciona? Aula presencial 2x na semana (20% da carga horária do curso) AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
1) conceito de legislação de trânsito é:
Alterações ao Cód. Estrada 2013 AlteraçõesConsequências / Observações Pág. Livro Ed. Seg. Rod. Os veículos de segurança prisional passam a ser classificados.
1 Objetivos gerais Comunicar as alterações sobre Regulamento Habilitação Legal Condução (D.L. 37/2014 que altera o RHLC publicado em 2012 – D.L. 138/2012);
Pontos na carteira Modelon antigo. Modelo novo Renovação da Carteira Nacional de Habilitação É a emissão da renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
Transcrição da apresentação:

CNH - CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO EQUIPE ÉMORY IHLENFELDT FABIANI VEIGA DA SILVA PATRICIA MOREIRA SALETE DE ANDRADE

HISTÓRICO Antes de 1938, o trânsito no Paraná era administrado pelas prefeituras municipais. No dia 15 de dezembro de 1938, o interventor federal do Estado Sr. Manoel Ribas, criou o Departamento do Serviço de Trânsito (DST), ligado a Polícia Civil. A sede ficava no terreno onde hoje está o Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba. Em 1966 foi feita a mudança para o bairro Tarumã, endereço ocupado hoje pelo Departamento de Trânsito (DETRAN)

CURIOSIDADES Que desejavam tirar a carteira de habilitação eram levados para a Rua XV de Novembro ou para a Rua Marechal Deodoro, para a realização dos testes. O movimento de veículos nestas ruas era livre, ou seja, os carros subiam ou desciam livremente. Na subida, o examinador pedia que o candidato parasse, colocava-se a caixa de fósforos atrás do pneu, e o candidato deveria dar a arrancada no veículo sem amassar a caixa.

Embora tenha ampliado seus horizontes nesses últimos anos, o DETRAN não perdeu de vista uma das suas mais importantes tarefas, que é a área de habilitação. O Paraná já tem em seus arquivos mais de quatro milhões de motoristas. Hoje são 4.358.093 veículos rodando pelo Estado. Todos os dias novos veículos e motoristas são inseridos no cadastro do DETRAN-PR

O QUE É CNH? A Carteira Nacional de Habilitação é um documento oficial que atesta a aptidão de uma pessoa para conduzir veículos, sendo obrigatório o porte da CNH por parte do condutor. A competência de aferir se o candidato está ou não habilitado, através de exames é dos órgãos executivos estaduais, o DETRAN.

REQUISITOS PARA OBTENÇAO DA CNH Para obtenção da CNH o candidato deve preencher os seguintes requisitos : Ser plenamente imputável (ser maior de 18 anos) Saber ler e escrever Possuir carteira de identidade ou equivalente Participar do processo e de exames para receber a autorização para dirigir que são: Aptidão física Legislação de transito (exame teórico) Noções de primeiros socorros Cursos de direção veicular (prova prática)

CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS CATEGORIA "A" Veículo motorizado de 02 (duas) ou 03 (três) rodas, com ou sem carro lateral. Idade mínima de 18 (dez oito) anos. CATEGORIA "B" Veículo motorizado cujo peso bruto total não ultrapasse a 3.500kg. Locação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista. Idade mínima de 18 (dezoito) anos.

CATEGORIA "C“ Veículo motorizado voltado ao transporte de carga, cujo peso bruto total ultrapasse a 3.500kg. Idade mínima de 18 (dezoito) anos. Estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. Poderá dirigir inflamável e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos) e seja maior de 21 (vinte um) anos.

Idade mínima 21 (vinte e um) anos. CATEGORIA "D" Veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista. Idade mínima 21 (vinte e um) anos. Esteja habilitado no mínimo a dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C. Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 (doze) meses. Poderá dirigir inflamável e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).

CATEGORIA "E" Veículo conjugado em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, tenha 6.000kg ou mais de peso bruto total. Lotação exceda a 08 (oito) lugares, ou seja enquadrada na categoria TRAILER. Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. Poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).

MODELO ANTIGO E ATUAL

ALTERAÇÕES NA CNH LENTES CORRETIVAS Documentos necessários: CNH original devidamente registrada no município Cópia do RG Cópia do CPF Cópia do comprovante de endereço Uma foto 3x4 com fundo branco Exame médico em posto credenciado pelo DETRAN Declaração do médico de que efetuou a cirurgia corretiva

Obs.: Para as categorias C (transporte de cargas perigosas) D e E os documentos e os procedimentos são os mesmos descritos acima com os seguintes acréscimos: Recolher a taxa referente ao exame psicotécnico Após o exame médico, realizar o exame psicotécnico.

ALTERAÇÕES DA CHN – NOME Documentos necessários: CNH original devidamente registrada no município Cópia do RG Cópia do CPF Cópia do comprovante de endereço Uma foto 3x4 com fundo branco Cópia da certidão de casamento e, no caso de retirada de nome, cópia do documento de averbação judicial.

ALTERAÇÕES NA CNH – CATEGORIA Documentos necessários: CNH original devidamente registrada no município Cópia do RG Cópia do CPF Cópia do comprovante de endereço Uma foto 3x4 com fundo branco Realizar exame médico e psicotécnico e dirigir-se a uma auto-escola para realizar aulas práticas.

Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, escolares, emergência ou de produtos perigosos, o candidato deverá preencher ainda outros requisitos: Ser maior de 21 anos Não ter cometido nenhuma infração grave ou Ser reincidente em infrações médias no último ano Ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco.

Para mudar de categoria, o condutor deve realizar os exames complementares exigidos para a categoria pretendida. Quem pretende conduzir caminhão (categoria C – transporte de carga com peso acima de 3,5 toneladas) deverá estar habilitado há pelo menos um ano na categoria B.

RENOVAÇÃO DA CNH O motorista é submetido apenas ao exame médico, que inclui o de visão, que deve ser renovado a cada cinco anos. Para motoristas acima de 65 anos, o prazo é de três anos. O motorista não precisa de intermediários, pode realizar o processo ele mesmo, dirigindo-se diretamente ao DETRAN de seu Estado. Condutor habilitado antes de 22/01/2008 deverá realizar atualização de conhecimentos em Direção Defensiva e Primeiros Socorros através de prova no DETRAN ou curso presencial no CFC (Curso de Formação de Condutores), conforme Resolução Nº 285/2008 CONTRAN. Para os condutores que exercem ou venham a exercer atividade remunerada com o transporte de bens ou pessoas será obrigatório submeter-se a avaliação psicológica específica.

SUSPENÃO DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO Há duas hipóteses para a suspensão da CNH quando o motorista comete infração gravíssima que preveja a suspensão (como dirigir embriagado) ou quando comete infrações que somem 20 pontos em seu prontuário.

NUMEROS DE IDENTIFICAÇÃO DA CNH Existem dois números de identificação nacional e um número de identificação estadual. 1º Base Nacional de Condutores – BINCO 2º Número de espelho 3º Número de identificação Estadual

ORGÃOS RESPONSÁVEIS PELA NORMATIZAÇÃO DO TRÂNSITO: CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito CONTRANDIFE – Conselho de Trânsito do Distrito Federal ORGÃOS RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DAS LEIS: DENATRAM – Departamento Nacional de Trânsito DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito CIRETRAN – Circunscrição Regional de Trânsito DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. DER – Departamento de Estrada e Rodagem PRF – Polícia Rodoviária Federal PM – Policia Militar DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações