Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes
GESTÃO DAS OPERAÇÕES II
Capítulo 10 Sistemas híbridos com o MRP II/ ERP.
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Qualidade A busca da excelência
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Programa e Plano de Ensino
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Sistemas que podem ser utilizados simultaneamente (ou não)
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento
Administração de Materiais
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
Gestão em Logística Ambiental Aplicada à Indústria
MARKETING DE SERVIÇOS conteúdo programático
Administração de Produção – Conteúdo Programático:
IEP Introdução à Engenharia de Produção
1a.Aula - 14/02/2005 Sala a.feiras - GI3W36/ GI5P36 - GR3W6/ GR5P361 GESTÃO DE PROJETOS Prof. Onófrio Notarnicola Filho Disciplina :Gestão de Projetos.
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Modelos de Gestão e Organização
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Organização, Sistemas e Métodos Conteúdo Programático:
MARCUS AURÉLIO ADMINISTRADOR ECONOMISTA ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA
Engenharia de produção Mecânica
Sistemas Operacionais
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
5.1 CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Programa e Plano de Ensino
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Manutenção de Máquinas e Equipamentos
Curso: Engenharia de Produção
Hernando Viana Santos       GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DO SETOR METAL MECÂNICO.     ESTUDO DE CASO: Mecan Indústria.
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Logística Empresarial
DISCIPLINA: Sistemas de Informação Professor: Ernani Elias Souza
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Administração da Produção e Operações
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
IEP Introdução à Engenharia de Produção
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Aula 1 Planejamento Estratégico de Marketing
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - ARMP
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
Administração de Compras e Materiais
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Administração de Operações
Prof. Luiz Carlos Rosa Junior
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Tel.: (84) SISTEMAS DE PRODUÇÃO Disciplina: Sistemas de Produção e Processos Produtivos Professor: Josenildo.
Plano de Curso Tel.: (84) Planejamento, Programação e Controle da Produção Disciplina: Sistemas de Produção e.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Carga Horária: 104 horas/aula Série: 4a. Professor: Érico Oda, MSc. Definição: Disciplina destinada a desenvolver uma base conceitual e prática sobre a gestão da produção de bens e da prestação de serviços, com visão estratégica e gerencial do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas. Visa também identificar o seu papel fundamental na ordenação da execução da atividade-fim das organizações e na integração sistêmica do processo de gestão. Fundação de Estudos Sociais do PR.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA OBJETIVO GERAL Permitir aos discentes, a compreensão mais ampla da administração da produção de bens e de operações em serviços, através de abordagem interativa, situando-a como parte de um ciclo face à satisfação das necessidades dos clientes, as características que se exigem dos produtos/ serviços e os elementos que interagem no processo da produção e serviços. Capacitar os discentes a gerenciarem sistemas organizacionais de produção e/ou de serviços, diante de uma visão geral, sistêmica e holística da Administração Fundação de Estudos Sociais do PR.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar o conteúdo da disciplina e suas interfaces com as outras atividades de uma organização global, sistêmica e holisticamente. Fornecer um caminho lógico das atividades de administração da produção e um entendimento do contexto estratégico em que os gerentes de produção e operacionais trabalhem. Demonstrar a importância do tripé da produção: plano mestre da produção, engenharia de produtos e controle de estoques. Absorver temas essenciais à gestão das empresas, com aplicação prática no dia-a-dia das indústrias e prestadoras de serviços. Reconhecer os princípios de Taylor da Administração Científica e de Ford do conceito da linha de produção em grande escala e sistemas engrenados, procurando-se eliminar os vários tipos de tipos de desperdícios. Oferecer alternativas para os futuros e atuais profissionais encontrarem caminhos e soluções para os seus problemas operacionais. Utilizar com os discentes, os métodos e técnicas utilizadas para administrar o processo produtivo através de métodos quantitativos. Proporcionar o entendimento da redução de erros, acidentes, doenças ocupacionais, fadiga e stress no trabalho e conseqüente bem-estar e aumento de produtividade dos trabalhadores. Relacionar as relações do trabalho com a máquina, ambiente e organização do trabalho e as suas conseqüências sobre a saúde e a produtividade humana. Associar temas mais recentes com outros mais tradicionais, introduzindo o discente nos fundamentos técnicos e administrativos de produção. Apresentar as técnicas de sistemas de controle de produção atualmente organizados no mercado interno e externo (Kanban, Kaizen, JIT, JIT II, JIC, JIS, MRP, MRP II, MRP III, ERP, ERP II, OPT, TOC , SC, SCM, ECR, CRM). Fundação de Estudos Sociais do PR.

EMENTA E PLANO DE ENSINO Histórico da administração da produção e operações em serviços Estratégias corporativas e de produção/operações Projeto e composto de produtos e serviços Estudos do processo e do trabalho através dos métodos com tempos e movimentos Tecnologia dos processos Localização e arranjo físico das instalações Planejamento e controle da capacidade Planejamento e programação do controle de produção - ppcp Aspectos administrativos da manutenção As filosofias de administração da produção e das operações em serviços Os sistemas de administração da produção e das operações em serviços Técnicas contemporâneas de gestão da produção e de operações em serviços Gestão do impacto ambiental Fundação de Estudos Sociais do PR.

PROCESSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas com discussão de conteúdo Estudo de casos Trabalhos Práticos para firmar o conhecimento Eventos e visitas técnicas   RECURSOS Quadro-negro Retroprojetor Canhão multimídia Televisão e vídeo AVALIAÇÕES Provas oficiais bimestrais (60%), Trabalhos bimestrais e relatórios de participação em eventos e de visitas técnicas (40%). Fundação de Estudos Sociais do PR.

Fundação de Estudos Sociais do PR. BIBLIOGRAFIA BÁSICA DAVIS, Mark M. et alli. Fundamentos da Administração da Produção. 3. ed., Porto Alegre: Bookman, 2001. CORRÊA, Henrique; CORRÊA, Carlos. Administração da produção e operações: manufatura e serviços, uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004. MARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2004. MOREIRA, Daniel A. Administração da produção e operações. São Paulo. Pioneira, 1996. Fundação de Estudos Sociais do PR.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda (Coord.). Administração da qualidade e produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001. BALLOU, Ronald H. Administração da logística integrada. Porto Alegre: Bookman, 2000. BLACK, J.T. O projeto da fábrica do futuro. Porto Alegre: Bookman, 2000. BRITO, Rodrigo G. F. A. Planejamento, programação e controle da produção. 2 ed. São Paulo: IMAM, 2000. CORRÊA, Henrique et. al. Planejamento, programação e controle da produção: MRPII, ERP. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1997. FITZSIMMONS, James A. et al. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. PortoAlegre: Bookman, 2000. GAITHER, Norman: FRAIZER, Greg. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, 2001. GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique L. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1996. -----. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico.2 ed. São Paulo: Atlas, 1996. GUASPARI, John. A empresa que parou no tempo. Uma fábula sobre a descoberta da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1992. HARTLEY, John R. Engenharia simultânea: um método para reduzir prazos, melhorar a qualidade e reduzir custos. Porto Alegre: Bookman, 2000. IMAI, Massaaki. Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, 1994. JOHNSTON, Robert; CLARK, Graham. Administração de operações de serviços. São Paulo: Atlas, 2002. MACHLINE, Claude et alli. Manual de administração da produção. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1995, Vol.1 e 2. Fundação de Estudos Sociais do PR.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR NAKAGAWA, Masayuki. Gestão estratégica de custos: JIT/TQC. São Paulo: Atlas, 1996. OHNO, Taiichi. O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 2000. PRADO, Darci. Teoria das filas e da simulação. São Paulo: Desenvolvimento Gerencial, 1999. PLOSSL, George W. Administração da Produção. São Paulo: Makron Books, 1997. RITZMAN, Larry. P.; KRAJEWSKI, Lee. J. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2004. ROCHA, Duílio. Fundamentos técnicos de produção. São Paulo: Makron Books, 1997. SHINGO, Shigeo. O sistema Toyota de produção: do ponto de vista da engenharia da produção. Porto Alegre: Bookman, 2000. -----. Sistema de produção com estoque zero: o sistema Shingo para melhorias contínuas. Porto Alegre: Bookman, 2000. -----. Sistema de troca de ferramentas: uma revolução nos sistemas produtivos. Porto Alegre: Bookman, 2000. SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002. -----. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997. -----. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993. TUBINO, Dálvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000. -----. Sistemas de produção: a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, 2000. -----. Gestão da Produção: simulação empresarial. Cd-rom. São Paulo: Atlas, 2000. VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001. ZACCARELLI, Sérgio Baptista. Programação e controle da produção. São Paulo: Atlas. 1997.  Fundação de Estudos Sociais do PR.