Janeiro/2009 Capacitação Curso de Pedagogia Educação Digital.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Portal do Professor SEED/MEC
Universidade Federal De Santa Catarina

Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Janeiro/2009 Capacitação Docente Educação Digital.
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
Objetos de aprendizagem
Contexto de Educação a Distância
Referências.
Internet: conceitos básicos
Programa Proinfo Integrado
O uso da internet nas escolas
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Aplicação de e-Learning para apoio do ensino de Bases de Dados
O uso pedagógico das tecnologias na Escola
Tecnologia e Educação - Links - José M. da Silva
Objetos de Aprendizagem / Compartilhamento
Projeto Energia Cursistas: Adriana Fagundes dos Santos Peres
Desafios de uma educação humanista inovadora
Cátedra Sistemas de Informações e Comunicação na Educação Coordenação: Rosa Vicari/CINTED/UFRGS.
Aplicando novas ferramentas
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Redes Sociais e Mídias na Educação
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
O uso de Objetos de Aprendizagem no ensino de Matemática
Introdução à Informática
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Conexão Online auxilia na aprendizagem? Marcia Taborda Coordenadora do LaTIC.
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
UNIMINA S Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfolio Aluna: Tathiana Rabello Valentino Profª: Gilca Vilarinho Março/2006.
Internet para professores.
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Implementando um sistema de gerenciamento de questões para professores de ensino fundamental Seminário Aplicado em Tecnologia II Orientadora: Marta Rosecler.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
O PAPEL DO PROFESSOR EM UM MUNDO DIGITAL
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação
METODOLOGIA DA PESQUISA
Videoconferência e suas vantagens para o EAD.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Inovações em Tecnologias na Educação: Processos e Produtos
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
Uniminas-Faciminas Curso:Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina:Informática Aplicada Tema: Webfólio Aluna: Denise Franco e Silva Professora:Gilca.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
USO EDUCACIONAL DA INTERNET NA EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Transcrição da apresentação:

Janeiro/2009 Capacitação Curso de Pedagogia Educação Digital

Janeiro/ Janilse Smit

Janeiro/2009 Quais eram as tecnologias que faziam parte da nossa realidade escolar? Segundo Schlemmer (2006), somos da geração analógica, mais conhecidos como imigrantes digitais. Hoje nossos alunos vivem no mundo digital.

Janeiro/2009 E quais são as tecnologias que fazem parte da atualidade, com as quais eles têm possibilidades de interagir?

Janeiro/2009 E como eles se relacionam com essas tecnologias? Como os alunos experimentam as tecnologias? De acordo com Schlemmer (2006), aí está, a geração do mexe para ver como funciona, a geração digital, a geração net, conhecida como nativos digitais.

Janeiro/2009 Contexto educacional.... Como vamos agir diante deste universo...

Janeiro/2009 Para inserir as tecnologias digitais de comunicação e informação na educação é preciso ter conhecimento de suas especificidades para que possam ser utilizadas adequadamente na educação. Vídeos

Janeiro/2009 Objetos de Aprendizagem É parte de um conteúdo, com um objetivo específico, de forma digital, que pode apresentar, animação, som, vídeo, simulação... A principal característica do objeto de aprendizagem é sua reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos (SANTOS, p.2, 2007).repositórios

Janeiro/2009 Revisão do Word

Janeiro/2009 Google Docs ?prof= _01_archive.html

Janeiro/2009 Sites interessantes rchName=Rubens+Alves&searchmode=2&searchName=Rubens+Alves&searchDes cription=&searchExtention=&sizeCriteria=atleast&sizevalue=10&start=

Janeiro/ tionObject&subject=209&publicationobjectid=98

Janeiro/2009 Avaliação do trabalho, deve ser enviado por Mensagem Final

Janeiro/2009 Bibliografia CASTELLS, Manuel (1999). A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra. KENSKI, Vani Moreira. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez PELISSOLI, Luciano; LOYOLLA, Waldomiro. Aprendizado móvel (m-learning): dispositivos e cenários. ABED, SANTOS, Leila; FLORSE, Maria; TAROUCO, Liane. Novas Tecnologias na Educação. V. 6 Nº 2, Dezembro, 2007 CINTED-UFRGS SCHLEMMER, E. ; O trabalho do professor e as novas tecnologias. Textual. POA, v.1, n. 8, p , 2006.