A construção da escola no pensamento moderno

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Transcrição da apresentação:

Organização do trabalho pedagógico na história da formação docente Parte 2

A construção da escola no pensamento moderno Século – XVI/XVII: Domínio da natureza desenvolvendo técnicas, artes, estudos, matemática, astronomia, ciências físicas, geografia, medicina, biologia. Dois pensadores importantes neste processo de organização do conhecimento: René Descartes e Francis Bacon.

René Descartes (1590-1650) Discurso do método (1637) Racionalismo: o homem é capaz de organizar estruturas metais para alcançar a verdade, a partir do momento em que cultiva a sua independência e conduz um método de aprendizagem; Prioriza a razão, na consciência como ponto de partida do conhecimento.

Francis Bacon (1561-1626) Novum Organum Insiste na necessidade da experiência, criticando o caráter estéril da lógica. Empirismo (empeira, grego): experiência – enfatiza o papel da experiência sensível no processo do conhecimento. Outro autor: John Locke. Enfatiza o papel da experiência na produção de conhecimentos.

John Locke e João Coménius Realismo na pedagogia Influencia das ideias racionalistas e empiristas na pedagogia; Ser ‘realista’: privilegiar a experiência, as coisas do mundo e dar atenção aos problemas da época; A pedagogia realista contrariava a educação antiga excessivamente formal e retórica. A pedagogia moderna exigia um outro tipo de didática, mas voltada para a compreensão das coisas e não das palavras. Nascimento da organização do trabalho educacional oderno John Locke e João Coménius

John Locke (Século XVII) Pensamentos sobre educação; Recusa a retórica e os excessos da lógica, ressaltando o estudo da história, geografia, geometria e ciências naturais. Valoriza a educação física, contabilidade e escrituração comercial como preparação para a vida prática. Os fins da educação concentram-se na formação do caráter muito mais importante que a formação intelectual, que não devesse ser descuidada.

A introduz a ideia do gentleman, ou seja, do homem gentil formado pela educação. O tripé da educação: desenvolvimento físico, moral e intelectual; O trabalho pedagógico com a criança: deve ser de docilidade e de obediência, submetendo à vontade dos adultos, porém com alegria e sem a imposição do educador.

João Amós Comenius (1592-1670) Didática Magna. Considerado o Pai da didática moderna: sistematização da organização do trabalho pedagógico que poderia ser realizado da mesma forma em diversos ambientes e línguas diferentes; Pretendia tornar a aprendizagem eficaz e atraente mediante cuidadosa organização de tarefas. Para ele a educação é permanente.

Ponto de partida da aprendizagem: o conhecido pelo aluno e voltado para a ação. A organização do sistema educacional deveria compreender 24 anos em 4 tipos de escolas: Escola materna: 0 a 6 anos; (família) Escola elementar ou vernácula: 6 a 12 anos; (município) Escola latina ou ginásio: 12 a 18 anos; (cidade) Escola acadêmica ou universidade: 18 a 24 anos; (capital)

O ensino deveria ser unificado, ou seja, todas as escolas deveriam ser articuladas Materna: sentidos e a fala Elementar:leitura e escrita Latina: estudo das ciências Academia: trabalhos práticos -Atenção: A educação da classes populares e a democratização do ensino não se colocam como questão de discussão. - Aceitava-se como natural a divisão entre trabalho intelectual e manual, resultando a divisão social.

Comenius queria atingir o ideal da ‘pansofia’, ou seja, ‘ensinar tudo para todos’. (embora este ‘todos’ não significará a totalidade da população a ser ensinada. A partir do final do século XVII/XVIII: Surgimento da reivindicação da educação para as camadas empobrecidas e o surgimento de ações pontuais, a respeito desta educação, ainda limitada a questões religiosas.

Protestantes e Metodistas: Escolas dominicais: Possibilitavam o acesso de crianças pobres e necessitadas ao saber, embora estivesse ligado a educação da nova doutrina cristã. Criação de bibliotecas públicas e as bibliotecas circulantes; Ordens Católicas: Congregação do Oratório, de Filipe Neri e as Escolas Cristãs, de Baptiste de la Salle: Ensino gratuito e em forma de internato para as populações pobres de caráter assistencialista e filantrópico.

Revisando Aspiração de uma pedagogia realista e universal estendida a todos; Entregue a educação formal a formação do caráter humano, não somente o ensino racional; Reforço do dualismo escolar: uma escola para a elite e outra escola para os populares, marcada a partir da sua organização escolar.

Pedagogia Iluminista-Liberal Séc XVIII: Iluminismo: revolução intelectual que buscou libertar o pensamento da repressão dos monarcas terrenos e do despotismo sobre natural do clero católico e protestante. Alemanha (1717): obrigatoriedade escolar e intervenção do estado na educação criando as escolas normais e os princípios e planos para educação nacional;

Johann Friederich Herbart Revolução pedagógica nacional francesa: Iluminadas pela organização da Alemanha (Prússia): Discussão pública sobre a formação do cidadão através da escola pública; Organização de uma educação cívica e patriótica inspirada na educação democrática, ou seja, laica, gratuita e oferecida pelo estado para todos; Ideia da unificação do ensino público. Porém ainda elitista: o ensino superior ainda era para todos. Principais autores Jean Jacques Rosseau Friedrich Froebel Johann Pestalozzi Johann Friederich Herbart

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) Estabelece a relação entre educação e política e centraliza o tema da infância; A criança: vive um mundo próprio que é preciso compreender; Estado natural do homem: a educação deveria permitir a natureza do homem, respeitando o seu ritmo evitando as restrições impostas por uma educação racionalista ou empirista (modelada e repressora)

Divide a educação em três momentos de acordo com o desenvolvimento do ser humano: A idade da natureza (0 a 12 anos) A idade da força (12 a 20 anos) A idade da sabedoria (20 a 25 anos)

Friederich Froebel (1782-1852) Idealizador dos jardins de infância; Organização do trabalho infantil: O desenvolvimento das crianças dependiam de uma atividade espontânea (jogos), uma atividade construtiva (o trabalho manual) e um estudo da natureza. A autoatividade: representa a base e o método da instrução que valoriza a expressão corporal, o canto, o gesto, o desenho e a linguagem.

Johann Pestalozzi (1746-1827) Reforma da sociedade através da educação das classes populares; Seu método: a educação geral do indivíduo deveria preceder ao profissional, que a força da aprendizagem é oriunda de dentro e deveria vigorar um pensamento harmonioso. Instituto de órfãos: Educação com o ambiente natural, objetiva, progressiva e gradual. Traz a discussão das educação das massas populares.

Johann Friederich Herbart (1776-1841) Um dos precursores da organização do método pedagógico; O processo de ensino devia seguir quatro passos: A clareza na apresentação do conteúdo; A Associação de um conteúdo com o outro assimilado anteriormente;

3. A ordenação e sistematização dos conteúdos; 4 3. A ordenação e sistematização dos conteúdos; 4. A aplicação a situações concretas dos conhecimentos adquiridos. Para ele os objetos deveria ser apresentados mediante os interesses dos alunos e segundo suas diferenças individuais. Desta forma, o método deveria ser múltiplo e variado.

Revisando O iluminismo educacional (Liberal): representa a ascensão burguesa à pedagogia; Insiste na transmissão de conteúdos e na formação social individualista. Necessidade de oferecer instrução mínima para a massa trabalhadora; Objetivo da Organização da pedagogia: formação do cidadão disciplinado. Surgimento de sistemas nacionais de educação e de legitimação de métodos regulares de ensino-aprendizagem.