Gerenciamento da qualidade do projeto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

Pensamento Estatístico e sua Aplicação
Gerenciamento de Projetos
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Professor Roberto Petry
Gerenciamento da Qualidade
Garantia de Qualidade do software
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento de custos do projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Gerenciamento de aquisições do projeto
As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
Gerenciamento de tempo do projeto
Gerenciamento da Integração
CEP – Controle Estatístico de Processo
Gerenciamento do Escopo
IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS Luís Gonzaga Trabasso
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
ALGUMAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Cap 8 – Garantia de Qualidade de Software
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
DFD – Data Flow Diagram Diagrama de Fluxo de Dados
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
PMBOK 5ª Edição Capítulo 8
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
Projeto: Capacitação em GP
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Gerenciamento da Integração
Qualidade.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Alexandre Vasconcelos
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Métodos Quantitativos
11 - Gerenciamento de Riscos
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Métodos Quantitativos
UMC – Universidade Mogi das Cruzes Campus Vila Lobos Disciplina: Tópicos Avançados em Qualidade Prof. Dr. Ricardo Di Bartolomeo
Técnicas e Projeto de Sistemas
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Capítulo 5 Análise de processos 1.
Gerenciamento da Qualidade
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
Interação entre grupos de processos
Gestão de defeitos.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Ferramentas apresentadas
Gerenciamento de Custos
Planejamento da Qualidade
Gerenciamento de Qualidade
Gestão da Qualidade de Projeto
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Gerenciamento da Qualidade

ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Engenharia de Produtos
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento da qualidade do projeto PMBOK 4ª Edição III Gerenciamento da qualidade do projeto O que custa não é a qualidade mas sim a falta dela

Gerenciamento da qualidade do projeto Implementar o sistema de gerenciamento da qualidade através da política da entidade ou empresa, dos procedimentos e processos de planejamento, garantia e controle da qualidade, com atividades de melhoria contínua dos processos, conduzidos do início ao fim do projeto.

Gerenciamento da qualidade do projeto .1 Planejar a qualidade .2 Realizar a garantia da qualidade .3 Realizar o controle da qualidade

Gerenciamento da qualidade do projeto .1 Planejar a qualidade Identificar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como os satisfazer. .2 Realizar a garantia da qualidade Aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos.

Gerenciamento da qualidade do projeto .3 Realizar o controle da qualidade Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificar maneiras de eliminar as causas de um mau desempenho.

Planejar a qualidade Entradas .1 Fatores ambientais da empresa .2 Ativos de processos organizacionais .3 Declaração do escopo do projeto .4 Plano de gerenciamento do projeto

Planejar a qualidade Uma baixa qualidade é sempre um problema; uma baixa funcionalidade pode não ser. Por exemplo, um software pode ser de alta qualidade (sem defeitos aparentes, manual legível) e baixa funcionalidade (uma quantidade limitada de características), ou de baixa qualidade (muitos defeitos, documentação do usuário desorganizada) e alta funcionalidade (muitas características). Determinar e entregar os níveis requeridos de ambas, qualidade e funcionalidade, são responsabilidades do gerente e da equipe de gerenciamento do projeto.

Planejar a qualidade Ferramentas e técnicas .1 Análise de custo-benefício .2 Benchmarking. .3 Projeto de experimentos .4 Custo da qualidade (CDQ) Os custos da qualidade são os custos totais incorridos pelo investimento em prevenção de não conformidade com os requisitos. .5 Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade

Planejar a qualidade Saídas .1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Métricas de qualidade .3 Listas de verificação da qualidade .4 Plano de melhorias no processo .5 Linha de base da qualidade .6 Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)

Realizar a garantia da qualidade A Garantia da Qualidade também fornece uma base para outra importante atividade de qualidade, a melhoria contínua dos processos, um meio iterativo para melhorar a qualidade de todos os processos. A melhoria contínua dos processos reduz os desperdícios e as atividades sem nenhum valor agregado, o que permite que os processos operem em níveis maiores de eficiência e eficácia.

Realizar a garantia da qualidade Entradas .1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Métricas de qualidade .3 Plano de melhorias no processo .4 Informações sobre o desempenho do trabalho .5 Solicitações de mudança aprovadas .6 Medições de controle da qualidade .7 Solicitações de mudança implementadas .8 Ações corretivas implementadas .9 Reparo de defeito implementado .10 Ações preventivas implementadas

Realizar a garantia da qualidade Ferramentas e técnicas .1 Ferramentas e técnicas de planejamento da qualidade .2 Auditorias de qualidade .3 Análise do processo .4 Ferramentas e técnicas de controle da qualidade

Realizar a garantia da qualidade Saídas .1 Mudanças solicitadas .2 Ações corretivas recomendadas .3 Ativos de processos organizacionais (atualizações) .4 Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)

Realizar o controle da qualidade Monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e a identificação de maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios. Ele deve ser realizado durante todo o projeto. Os padrões de qualidade incluem metas de produtos e processos do projeto. Os resultados do projeto incluem entregas e resultados de gerenciamento de projetos, como desempenho de custos e de prazos.

Realizar o controle da qualidade Prevenção (manter os erros fora do processo) e inspeção (manter os erros afastados das mãos do cliente). Amostragem de atributos (o resultado está de acordo ou não) e amostragem de variáveis (o resultado é classificado em uma escala contínua que mede o grau de conformidade). Causas especiais (eventos incomuns) e causas comuns (variação normal do processo). As causas comuns também são chamadas de causas aleatórias. Tolerâncias (o resultado será aceitável se ficar dentro do intervalo especificado pela tolerância) e limites de controle (o processo estará sob controle se o resultado ficar dentro dos limites de controle).

Realizar o controle da qualidade Entradas .1 Plano de gerenciamento da qualidade .2 Métricas de qualidade .3 Listas de verificação da qualidade .4 Ativos de processos organizacionais .5 Informações sobre o desempenho do trabalho .6 Solicitações de mudança aprovadas .7 Entregas

Realizar o controle da qualidade Ferramentas e técnicas .1 Diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe) Procura relacionar as possíveis causas de um efeito, agrupadas em famílias ou categorias (títulos começados por m – há versões com 6 a 8 itens):

Realizar o controle da qualidade .1 Diagrama de causa e efeito MÁQUINA MOMENTO (HORA) MÉTODO MATERIAL MÃO-DE-OBRA (PESSOAL) MEDIDAS MEIOS (ENERGIA) MEIO AMBIENTE, Além de dados e sistemas de informação.

Realizar o controle da qualidade .2 Gráficos de controle O objetivo de um gráfico de controle é determinar se um processo é ou não estável ou tem desempenho previsível. Serve como uma ferramenta de coleta de dados para mostrar quando um processo está sujeito a uma variação de causa especial, que cria uma condição fora de controle. Os gráficos de controle também ilustram como um processo se comporta ao longo do tempo para manter as variáveis do processo dentro dos limites aceitáveis.

Realizar o controle da qualidade .3 Elaboração de fluxogramas

Realizar o controle da qualidade .4 Histograma Um histograma é um gráfico de barras que mostra a distribuição de variáveis. Cada coluna representa um atributo ou uma característica de um problema ou situação. A altura de cada coluna representa a freqüência relativa da característica. Esta ferramenta ajuda a identificar a causa de problemas em um processo pela forma e amplitude da distribuição.

Realizar o controle da qualidade .5 Diagrama de Pareto Um diagrama de Pareto é um tipo específico de histograma, ordenado por frequência de ocorrência, que mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada. Lei de Pareto - um número relativamente pequeno de causas produzirá a grande maioria dos problemas ou defeitos. Chamado de princípio 80/20, em que 80% dos problemas se devem a 20% das causas.

Realizar o controle da qualidade .5 Diagrama de Pareto Vilfredo Pareto era um economista italiano o qual, em 1897, publicou um estudo sobre a distribuição de renda onde mostro que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo grande concentração (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%).  Esta suposição prega que a maioria dos resultados em qualquer situação é determinada por um pequeno número de causas e este princípio é aplicado em estudos relativos à Economia, Política, Desenvolvimento, Produtividade e onde mais este “padrão” for observado.

Realizar o controle da qualidade .6 Gráfico de execução Os gráficos de execução mostram tendências em um processo, variações, degradações ou melhorias ao longo do tempo. Desempenho técnico. Quantos erros ou defeitos foram identificados e quantos permanecem sem correção? Desempenho de custos e de prazos. Quantas atividades por período foram terminadas com variações significativas?

Realizar o controle da qualidade .7 Diagrama de dispersão Um diagrama de dispersão mostra o padrão da relação entre duas variáveis. Esta ferramenta permite que a equipe de qualidade estude e identifique a possível relação entre as mudanças observadas em duas variáveis. São traçadas as variáveis dependentes versus as variáveis independentes. Quanto mais próximos os pontos estiverem da linha diagonal, mais próximo será seu relacionamento.

Realizar o controle da qualidade .8 Amostragem estatística Escolha de uma parte de uma população de interesse para inspeção (por exemplo, selecionar 10 desenhos de engenharia aleatoriamente de uma lista de 75). Existe um conjunto de conhecimentos substancial na amostragem estatística; em algumas áreas de aplicação, é necessário que a equipe de gerenciamento de projetos esteja familiarizada com diversas técnicas de amostragem.

Realizar o controle da qualidade .9 Inspeção Uma inspeção é o exame de um produto do trabalho para determinar se ele está de acordo com as normas (conforme). Em geral, os resultados de uma inspeção incluem medições. As inspeções também são chamadas de revisões, avaliações por pares, auditorias e homologações. Em algumas áreas de aplicação, esses termos possuem significados específicos e restritos. As inspeções também são usadas para validar reparos de defeitos.

Realizar o controle da qualidade .10 Revisão de reparo de defeito Uma revisão de reparo de defeito é uma ação tomada pelo departamento de controle da qualidade ou por uma organização com nome semelhante para garantir que os defeitos do produto foram reparados e estão em conformidade com os requisitos ou especificações.

Realizar o controle da qualidade Saídas .1 Medições de controle da qualidade .2 Reparo de defeito validado .3 Linha de base da qualidade (atualizações) .4 Ações corretivas recomendadas .5 Ações preventivas recomendadas .6 Mudanças solicitadas .7 Reparo de defeito recomendado

Realizar o controle da qualidade Saídas .8 Ativos de processos organizacionais (atualizações) Listas de verificação terminadas. Documentação das lições aprendidas. .9 Entregas validadas .10 Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)