A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS EDUCANDOS DA EJA

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Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS EDUCANDOS DA EJA AUTOR DO TCC:CAROLINA ARDISON COLODETTI[1] ORIENTADOR DO TCC: RITA DE CÁSSIA DALLA TARDIN [2] [1] Aluna de Especialização em PROEJA- IFES. E-mail: carolardison@hotmail.com [2] Profª Drª em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas- UNICAMP. E-mail: rdtardim04@gmail.com 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO A educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica que foi criada para atender um público ao qual foi negado o direito à educação, durante a infância e/ou adolescência por diversos motivos. A educação física faz parte do componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno conforme dispõe a Lei nº. 10.793 (D.O.U. 02/12/2003). A carga horária é considerada no cômputo total da carga horária mínima exigida. Determinou-se que os conteúdos das áreas de conhecimento deverão estar articulados com as experiências de vida do aluno, problematizando temas relacionados à sua saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, tecnologia, cultura e linguagens, ministrados de forma interdisciplinar (SEDU, 2007). O trabalho deve ter uma contribuição mútua entre professor e aluno, de forma que ambos consigam desenvolver atividades prazerosas e valorizar as atividades como sendo fontes de renovação para o corpo, revitalizando-o e criando condições favoráveis ao aprendizado. A conclusão da pesquisa nessa turma mostra que a participação dos alunos no preenchimento do questionário foi de fundamental importância para a pesquisa, visto é perceptível que os alunos têm interesse e consciência de que a Educação Física traz muitos benefícios para a saúde e para o bem estar do indivíduo. Pode-se verificar nessa pesquisa, diante dos objetivos propostos, a atenção do professor quanto às preferências dos alunos, para que se desperte neles o interesse pelas aulas e que o plano de ensino possa ser flexível a essas necessidades.   Faz-se necessária a persistência do professor e o apoio da escola para que os alunos permaneçam motivados com as aulas de Educação Física e que sejam implementadas atividades que visem à melhoria da qualidade dessas aulas realizadas pelo professor e que esse tenha seu papel reconhecido nesse contexto. É importante que haja um trabalho em conjunto para que o resultado seja cada vez mais positivo. Fica, portanto, expressa aqui neste estudo a necessidade de capacitação profissional e de mais pesquisas na área do conhecimento da Educação física. 2. metodologia aGRADECIMENTOS O presente estudo possui uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, baseado em uma pesquisa bibliográfica que serviu de subsídio para o embasamento teórico desta pesquisadora.   A fim de responder ao questionamento dessa pesquisa sobre a importância das aulas de Educação física para os alunos da EJA - optou-se realizar uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, por melhor se adequar aos objetivos propostos. Foi utilizada uma amostra de 31 alunos que estudam no 2º ano noturno, turma 2, de uma escola de Linhares I. A pesquisa tem como finalidade mostrar a opinião dos alunos em relação a importância da Educação Física na vida deles. A coleta de dados e a intervenção ocorreram no primeiro semestre do ano corrente. A Deus, por estar comigo em todos os momentos, a minha mãe, grande incentivadora, ao meu noivo, colegas, professores e tutores pelo apoio que me levou a conclusão desse artigo. REFERÊNCIAS ARROYO, Miguel González. Educação de jovens – adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. São Paulo: Autêntica, 2005.   BRASIL. LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Artigo 26,3º/93-94. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. DECLARAÇÃO de Hamburgo. V Conferência Internacional para Educação de Adultos. (CONFINTEA). Hamburgo, Alemanha, 1987. FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione,1997. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação física progressista. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1992. SEDU. Caderno de Diretrizes da Educação de Jovens e Adultos. Vitória/ES, 2007. SEDU. Currículo Básico Escola Estadual: Ensino médio – área de Linguagens e Códigos. v. 01. Vitória/ES, 2009. SEDU. Projeto Esporte na Escola. Disponível em: <http://www.educacao.es.gov.br/default.asp>. Acesso em: 02 maio 2011. ZAIDAN, Tiago Eloy. Paulo Freire e a busca por uma sociedade igualitária. Pátio, Porto Alegre, p. 60-63, maio/jun. 2009. 3. Resultados e discussão 3.1. Análise dos Resultados Analisando em primeiro momento a opinião da professora de Educação Física da sala em que foi realizado o estágio, baseando-se nas informações obtidas por meio do questionário (APÊNDICE A), foi possível perceber que há uma preocupação da mesma com o interesse da turma no sentido de comodidade, ou seja, eles sabem, tem consciência da importância da atividade física, porém não se sentem tão motivados a fazer a atividade física, o que se torna um desafio oferecer a eles esse estímulo. Mas, destaca também que os alunos da EJA do Ensino Médio são mais interessados que os alunos da EJA do Ensino Fundamental. Analisando em segundo momento a observação realizada durante a aplicação das aulas, ficou constatado um avanço muito significativo com relação ao ritmo, pois com as dinâmicas realizadas pela professora, a turma reagiu de forma positiva, participando ativamente das aulas. No questionário dos alunos destacaram que a Educação Física poderia ser algo que exercitasse o corpo e distraísse a mente, fazendo bem ao corpo e a alma.