Responsabilidade Social e Sustentabilidade Valorização da Diversidade no Setor Bancário São Paulo, 02 de abril de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Diálogo Social na Indústria Química
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PLANO DE GESTÃO.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Programa FEBRABAN de Valorização
Valorização da Diversidade
Apresentação do Projeto
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Fabiano André Vergani
A pertinência do DIÁLOGO,
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
Modelo de Excelência em Gestão
Campanha Compromisso e Atitude Contexto: Altos índices de violência contra as mulheres 6 anos da Lei Maria da Penha: conhecimento e credibilidade na lei;
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
31 de agosto de Articulação Como surgiu Gestores Públicos da Educação Empresas Sociedade Civil.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Teorias Modernas de Gestão
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Promoção da Diversidade Febraban – junho 07. Diversidade A diversidade é uma riqueza brasileira Etnia Nacionalidade Gênero Religião Pessoas com deficiência.
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
GESTÃO DA DIVERSIDADE NA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A indústria transforma a sua vida: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria Florianópolis, 27 de julho de 2012.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Atuação dos agentes de Controle Social
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Diversidade DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO Mapa da Diversidade (Censo) Levantamento e disseminação das melhores práticas Enriquecimento do Mapa.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Social e Sustentabilidade Valorização da Diversidade no Setor Bancário São Paulo, 02 de abril de 2008

Fundada em Entidade civil sem fins lucrativos 114 associados de um total de 159 bancos 98% dos Ativos e 95% do Patrimônio Líquido Conselho de Administração - 18 presidentes Diretoria Executiva - 14 membros 24 Comissões Técnicas Atuação nacional Federação Brasileira de Bancos

Visão Um sistema financeiro saudável, ético e eficiente é condição essencial para o desenvolvimento econômico e social do país Missão Representar os seus associados, objetivando a melhoria contínua da eficiência do sistema financeiro e das suas relações com a sociedade, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do país

Valores Valorizar as pessoas Promover valores éticos, morais e legais Incentivar práticas de cidadania e responsabilidade social Defender o livre mercado e a livre concorrência Atuar com profissionalismo e transparência Valorizar a diversidade

Universo Governança Sociedade Fornecedores Clientes Meio ambiente Funcionários

Mercado de trabalho dos bancos Recorte

Contexto Primeiro Acordo Coletivo Setorial de alcance nacional Negociações permitem avanços continuados Ministério Público do Trabalho promove ações civis públicas alegando práticas discriminatórias (2005) TRT 10ª Região nega provimento às ações (2006) Diálogo com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara (2006/07)

Fatos Os bancos e suas equipes espelham a sociedade brasileira A discriminação e o preconceito emergem das distorções sociais, econômicas e culturais históricas do país Não cabe a um único setor econômico a obrigação de corrigi-las É necessário um esforço coletivo - público e privado - em busca das necessárias transformações O setor bancário engaja-se a partir de uma perspectiva positiva

Jovem Aprendiz Cooperação técnica com o Ministério do Trabalho e Emprego Jovens de 14 a 24 anos Regulamentada pela Lei vagas em em preenchidas

Atendimento Lei Lei de Cotas Participação no Quadro (Bancos Privados) Junho 04 : 0,54% Dezembro 07 : 2,50% Pessoas com deficiência

O Projeto

Foco do projeto A diversidade é uma riqueza brasileira Etnia Nacionalidade Gênero Religião Pessoas com deficiência Estilo Orientação sexual Atitude Idade Cultura

Objetivos Promover a equidade e igualdade de oportunidades Obter maior diversidade humana nos quadros dos bancos Ações efetivas e diferenciadas nos bancos Ter a co-responsabilidade nas soluções com os atores ligados ao tema Sensibilizar os demais setores da sociedade O setor tem apenas 2% da força de trabalho de empresas privadas - mercado formal

Assessoria técnica especializada Agregar referência CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

Ampliar o diálogo Comissão bipartite de igualdade de oportunidades com Contraf/CUT GT Apoio Técnico com a OIT - Ipea - Contraf/CUT - IBGE e MPT Comissão de Direitos Humanos Câmara dos Deputados Consultas a diversos especialistas Processo de construção coletiva e multidisciplinar

Ações Criação de Nova Cultura Casos de Sucesso Práticas de Recursos Humanos Censo da Diversidade

Nova Cultura Workshops 22 bancos - 78 participantes Informar e engajar os profissionais de Recursos Humanos Auxiliar na reflexão sobre desigualdade e diversidade no cotidiano Auxiliar na auto-percepção Construir conjuntamente propostas de implementação Formar multiplicadores Bancos instalam comissões multidisciplinares Diversidade como pauta permanente da agenda

Objetivos Identificar e avaliar as melhores práticas Divulgar para multiplicar a ação dos bancos Possibilitar a disseminação para outros setores da sociedade Banco do Brasil, Bradesco, CEF, Citi, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco Casos de Sucesso 11 bancos - 58 cases

Casos de Sucesso

Práticas de RH Objetivos Identificar processos que possam favorecer ou dificultar a diversidade Recrutamento / Seleção / Treinamento Promoção / Acompanhamento Transferência /Demissão Pré-teste com Banco do Nordeste, Bradesco, Citi e Nossa Caixa

Objetivos Identificar, comparar e analisar o perfil dos funcionários Apoiar planos de ação diferenciados por banco e por área geográfica Estabelecer paralelos com outros setores/segmentos da sociedade Instrumentalizar a Gestão de Recursos Humanos Censo Questionário e Campanha de Comunicação

Características do questionário Exclusivo para funcionários dos bancos Cadastro base - RAIS dez 07 Mais de funcionários – 16 bancos 23 perguntas Internet Possibilidade de papel em agências remotas Censo

Características da base de dados Base de dados residente na Febraban Segurança física e lógica privilegiadas Monitoramento da adesão dos bancários Gestores específicos em cada banco Censo 45 dias corridos é o período de preenchimento Início em 09 de abril e término em 23 de maio

Objetivos Informar / Sensibilizar / Engajar os funcionários Obter máxima adesão ao programa e ao questionário Mensagens diversidade como riqueza nacional diversidade como fator de competitividade é compromisso e valor institucional amplia a cidadania Comunicação

DIVERSIDADE ACARADOBRASIL O Brasil tem a sua cara. Conhecer você melhor vai ajudar a construir uma sociedade mais justa e participativa

Elementos Mapa do Brasil Cores Fotos de brasileiros comuns de várias origens e tipos 04 personagens centrais Vídeo motivacional Comunicação Hot Site exclusivo -

Condição Fundamental Mobilizar Agências e Pabs Ação das lideranças dos bancos Ação das lideranças sindicais Adesão das equipes

É um processo longo Envolve relações humanas possibilitando situações delicadas e imprevistas Expõe conteúdos subjetivos com potencial de conflitos Políticas de promoção da igualdade interferem na cultura das organizações Estudos sinalizam 3 a 5 anos para obtenção de resultados consistentes Desafios

Obrigado ! Mário Sérgio Vasconcelos