Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sivuca e Glorinha Gadelha
Advertisements

A representação do negro e da escravidão no século 19
De arte marcial a actividade Gímnica e Folclórica
Capoeira.
Frevo.
Profº:Emerson Corsine
Cartografia dos Educadores
ESTADO DE MATO GROSSO.
Escola Municipal Antonio José Paniago
O Nordeste do Brasil.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Moda Africana.
Danças Africanas.
Curiosidades e Simpatias das festas juninas!
SÃO JOÃO.
Profe Marceli Imigrantes Italianos
Danças Africanas Dança do Siriá Dança do Congo.
Movimentos da Capoeira
Seminário II História da Capoeira.
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
A roda de capoeira.
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
História do:
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Cultura Afro - Brasileira
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Ritmos Afro-brasileiros
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
Cultura Afro - Brasileira
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Tecnologias - Matemática
Complexo regional do Nordeste
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Danças. Ciranda e Frevo..
Ritmos Afro-brasileiros
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Ciclos festivos no Brasil
Profa. Msc. Ana Lúcia Fontenele
Carnaval no Brasil
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS 522 B  CAMILA BARROS N° 02  GRACE BARBOSA N° 08.
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
Prof. José Roberto Medina
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Cateretê FAIXA 7 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
Escola: COOPEN Aluno: Humberto Série: 5º ano vespertino
Ensino Fundamental, 6º ano
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
Dança da cultura afro-brasileira
Danças africanas 25/11/11.
Região Norte Trabalho de Geografia
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país

TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO Definição de dança e luta no Brasil; Principais danças da região Nordeste, origem, saberes e práticas; Capoeira, principal luta do Nordeste; Principais danças da região Norte, origem, saberes e práticas; Marajoara, principal luta do Norte; Principais danças da região Centro-Oeste: origem, saberes e práticas; Cavalhada, principal luta do Centro-Oeste; Principais características observadas na dança; Considerações sobre as danças e lutas das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste; Extra ( atividade para apresentação); Tabelas de imagens. Imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

DANÇA E LUTA: SABERES E PRÁTICAS EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA E LUTA: SABERES E PRÁTICAS A dança é considerada uma das artes mais antigas, é a única que dispensa qualquer material como ferramenta, pois depende somente do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função. (1) E NO BRASIL?

DANÇA NO BRASIL 1920 1940 SURGIU CURRÍCULO DE LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA NO BRASIL 1920 SURGIU Foram agregados às danças populares, movimentos ginásticos de bases elementares. CURRÍCULO DE LICENCIATURA O RESULTADO FOI ENTRAR NO Foi incluída na formação de professores de educação física, gerou um núcleo à disseminação em diferentes modalidades. (2) A DANÇA FOI LIDERADA EM 1940

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTAS As lutas representam uma das manifestações do movimento humano mais expressivas, trabalhando o corpo e a mente de forma indissociáveis, sempre ligadas a uma filosofia de vida, privilegiando o respeito ao outro e o autoaperfeiçoamento, tendo a autodefesa como meta. (3)

CAPOEIRA FREVO NORDESTE MARACATU QUADRILHA XAXADO EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país CAPOEIRA FREVO NORDESTE MARACATU QUADRILHA XAXADO

LUTA: CAPOEIRA Chegou ao Brasil no sec. XVI Pelos escravos africanos EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTA: CAPOEIRA Chegou ao Brasil no sec. XVI Pelos escravos africanos Imagem: Ferradura / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Objetivo Defesa contra os europeus Foi camuflada para evitar a repressão Sua prática tornou-se popular em todo país Resultado Foto 1: lutasartes marciais.com (Capoeirajpg) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país A capoeira, na época da escravidão, preparava o negro para o combate com os capangas dos fazendeiros que utilizavam mão de obra escrava. CAPOEIRA E SUA PRÁTICA Típica da região nordeste, hoje a capoeira está inserida em outra realidade social, muito diferente da sua origem; está preocupada com sua manifestação como arte em geral: na dança, na música, no teatro e no cinema, nas escolas do ensino fundamental e médio. A capoeira é um processo dinâmico, coreográfico, desenvolvido por dois parceiros, caracterizado pela associação de movimentos rituais, executados em ritmo ijexá, que é um ramo da nação nagô, regido pelo toque do berimbau, simulando intenções de ataque, defesa e esquiva, ao mesmo tempo em que exibe habilidade.(4)

TRÊS ESTILOS DA CAPOEIRA EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país TRÊS ESTILOS DA CAPOEIRA ANGOLA Ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. Mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sem utilizar acrobacias. REGIONAL Une um pouco dos dois primeiros estilos, este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.(5) CONTEMPORÂNEA

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país FREVO ORIGEM Urbana, surgiu nas ruas do Recife no fim do século XIX e começo do século XX. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo Imagem: Prefeitura de Olinda / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

acessórios passos do frevo EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país Esse estilo de dança pernambucana do carnaval é um tipo de marchinha acelerada. Assim, temos: Usam uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto dançam; Não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos. acessórios Essa dança inclui rodopio, gingado, malabarismo, passinhos miúdos e muitos outros.(6) passos do frevo

MARACATU Africana (7) EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país MARACATU ORIGEM Foi símbolo da resistência negra no Brasil. Africana Com base na coroação da cerimônia dos reis do congo. Os chefes tribais vindos do Congo e de Angola tinham de mostrar sua força e poder, mesmo com a escravidão. Imagem: Marcos André / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Seguindo a tradição, atualmente faz parte dos carnavais. (7)

QUADRILHA No Brasil, durante a Regência no século XIX. EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país QUADRILHA No Brasil, durante a Regência no século XIX. Origem francesa, surgiu em Paris no século XVIII. Suas evoluções básicas foram modificadas e novas foram agregadas, modificando inclusive sua música e seus comandos Atualmente é considerada a maior dança popular do São João.(8)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país QUADRILHA A quadrilha, como era no começo do século XIX, é realizada como comemoração do casório da nobreza; Os tecidos finos da nobreza francesa deram lugar à chita, tecido mais barato e acessível, e o casamento nobre foi adaptado a uma encenação; O enredo da união caipira é geralmente o mesmo: a noiva que geralmente está grávida é obrigada a casar pelos pais.(9) Imagem: E-Sergipe / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

Foi o grande divulgador do xaxado.(10) EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país XAXADO Dança popular do sertão nordestino, cujo nome foi dado por causa do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de "Lampião“. Imagem: Patrick-br / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. A melodia era apenas cantada e o tempo forte marcado pela batida de um rifle no chão. Luiz Gonzaga Foi o grande divulgador do xaxado.(10)

LUTA MARAJOARA LUNDU NORTE CARIMBÓ EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTA MARAJOARA LUNDU NORTE CARIMBÓ

LUTA: MARAJOARA Origem do Brasil Combate corpo a corpo Objetivo EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTA: MARAJOARA Origem do Brasil Combate corpo a corpo Objetivo Imagem: Noel Villas Boas / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Manter o oponente de costas no chão É realizado principalmente nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó.(11) Ocorre na argila para reduzir o risco de lesões

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUNDU MARAJOARA Origem africana, é uma dança de homenagem ao vaqueiro de Marajó. As mulheres utilizam saias coloridas e blusas rendadas. Já os homens vestem calças, de preferência na cor branca. O lundu é sempre praticado nas festividades e comemorações. Essa dança também recebe a ajuda de instrumentos como o banjo e o cavaquinho. (12) Imagem: Ambiente do Brasil-Colônia, a dança do lundu, 1835 / Johann Moritz Rugendas / Domínio Público.

Origem dessa dança é o município paraense de Cametá. EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA DO MAÇARICO Origem dessa dança é o município paraense de Cametá. Reflete a relação estreita entre os componentes da floresta e as práticas culturais. Seu nome faz menção a uma ave muito comum no Pará, o maçarico. Tocadas com a ajuda da viola, tambores, rabeca e sanfonas em dias de festa da região.(13) Imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA DO CARIMBÓ O nome da dança é de origem indígena com os nomes Curi, que significa pau oco, e M'bó que significa furado. Os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambás. Começaram a aperfeiçoar a dança iniciando pelo andamento, de monótono passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano. (14) Imagem: Pedro Aguiar / Domínio Público.

CAVALHADA SIRIRI CENTRO-OESTE BOI-À-SERRA EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país CAVALHADA SIRIRI CENTRO-OESTE BOI-À-SERRA

LUTA: CAVALHADA Origem da Europa EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTA: CAVALHADA Origem da Europa É uma encenação que lembra a guerra entre mouros e cristãos Roupas Imagem: Mauro Cruz / Domínio Público. Mouros, representados pelo vermelho Cristãos, representados pela cor azul É uma encenação nas festividades da região Centro-Oeste que dura 3 dias. (15)

DANÇA DO SIRIRI Origem de Portugal do século XVIII EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA DO SIRIRI Origem de Portugal do século XVIII A música fala sobre as coisas simples Faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A coreografia transmite o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem. (16)

É praticada por crianças, homens e mulheres. EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA DO SIRIRI Ela é dançada com vários passos: os homens colocam os braços nas costas e as mulheres mexem a saia. É praticada por crianças, homens e mulheres. Fonte: http://www.cnfcp.com.br/tesauro/00001769.htm

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país Origem XVIII, conta a trajetória de vida e morte de um boi que é capturado por destemidos vaqueiros. DANÇA DO BOI-À-SERRA Hoje é um folguedo do carnaval mato-grossense, e de vários estados do Centro-Oeste ligado à religiosidade do povo. O boi é feito pelos populares com o uso de arames, tecidos, dentre outros. A pessoa que representa o boi, leva-o nas costas e sai pelas ruas brincando e dançando. (17)

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS NA DANÇA EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS NA DANÇA MANIFESTAÇÃO DE COSMOLOGIA Mitos MODOS DE RELAÇÃO COM A NATUREZA FORMAM AS CULTURAS REGIONAIS Respeito e valorização VIVÊNCIAS SOCIAIS Modo de relacionamento entre a população

EXTRA: SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país EXTRA: SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA APRESENTAÇÃO Etapa1 - Organizar a turma em 3 equipes: a) escolher um tipo de dança de cada região; b) debater em sala de aula com os educandos sobre as características e a coreografia de cada dança escolhida; Etapa 2 - Os educandos devem desenvolver os ensaios em horários extrassala de aula: deve ser apresentado para a escola em dia e horário marcados pela coordenação; a apresentação deve ser pontuada com nota avaliativa aplicando os seguintes critérios: organização e presença; caracterização e originalidade.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país CONSIDERAÇÕES DAS DANÇAS E LUTAS DAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL O Brasil é um país cheio de diferenças culturais. Isso se manifesta na dança: forma de expressar a alegria do povo. Em todas as regiões do Brasil, há um estilo diversificado, mas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, verifica-se o uso da dança como manifestação de devoção e tradição com caráter religioso. Com o tempo, a dança passou a adquirir função recreativa e estética. Essas regiões ainda hoje preservam as tradições (lutas, festas, músicas e objetos confeccionados pela população).

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   2 Raphael Lorenzeto de Abreu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazil_Region_Nordeste.svg 28/08/2012 7 Ferradura / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Au_martelo.JPG 10 Prefeitura de Olinda / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Passistas_de_Frevo.jpg 12 Marcos André / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maracatu_performer.jpg 14 E-Sergipe / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Quadrilha_junina_Sergipe.jpg 15 Patrick-br / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Luiz-Gonzaga-busto.jpg 17 Noel Villas Boas / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Huka_huka_fight_Kuarup_ceremony.jpg 29/08/2012 18 Ambiente do Brasil-Colônia, a dança do lundu / Johann Moritz Rugendas / Domínio Público. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rugendas_lundu_1835.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   19 Raphael Lorenzeto de Abreu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Para_Municip_Cameta.svg 29/08/2012 20 Pedro Aguiar / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazil_16thc_tupinamba.gif 22 Mauro Cruz / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:2006_05_15_039.jpg