Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país
TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO Definição de dança e luta no Brasil; Principais danças da região Nordeste, origem, saberes e práticas; Capoeira, principal luta do Nordeste; Principais danças da região Norte, origem, saberes e práticas; Marajoara, principal luta do Norte; Principais danças da região Centro-Oeste: origem, saberes e práticas; Cavalhada, principal luta do Centro-Oeste; Principais características observadas na dança; Considerações sobre as danças e lutas das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste; Extra ( atividade para apresentação); Tabelas de imagens. Imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.
DANÇA E LUTA: SABERES E PRÁTICAS EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA E LUTA: SABERES E PRÁTICAS A dança é considerada uma das artes mais antigas, é a única que dispensa qualquer material como ferramenta, pois depende somente do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função. (1) E NO BRASIL?
DANÇA NO BRASIL 1920 1940 SURGIU CURRÍCULO DE LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA NO BRASIL 1920 SURGIU Foram agregados às danças populares, movimentos ginásticos de bases elementares. CURRÍCULO DE LICENCIATURA O RESULTADO FOI ENTRAR NO Foi incluída na formação de professores de educação física, gerou um núcleo à disseminação em diferentes modalidades. (2) A DANÇA FOI LIDERADA EM 1940
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTAS As lutas representam uma das manifestações do movimento humano mais expressivas, trabalhando o corpo e a mente de forma indissociáveis, sempre ligadas a uma filosofia de vida, privilegiando o respeito ao outro e o autoaperfeiçoamento, tendo a autodefesa como meta. (3)
CAPOEIRA FREVO NORDESTE MARACATU QUADRILHA XAXADO EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país CAPOEIRA FREVO NORDESTE MARACATU QUADRILHA XAXADO
LUTA: CAPOEIRA Chegou ao Brasil no sec. XVI Pelos escravos africanos EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTA: CAPOEIRA Chegou ao Brasil no sec. XVI Pelos escravos africanos Imagem: Ferradura / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Objetivo Defesa contra os europeus Foi camuflada para evitar a repressão Sua prática tornou-se popular em todo país Resultado Foto 1: lutasartes marciais.com (Capoeirajpg) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país A capoeira, na época da escravidão, preparava o negro para o combate com os capangas dos fazendeiros que utilizavam mão de obra escrava. CAPOEIRA E SUA PRÁTICA Típica da região nordeste, hoje a capoeira está inserida em outra realidade social, muito diferente da sua origem; está preocupada com sua manifestação como arte em geral: na dança, na música, no teatro e no cinema, nas escolas do ensino fundamental e médio. A capoeira é um processo dinâmico, coreográfico, desenvolvido por dois parceiros, caracterizado pela associação de movimentos rituais, executados em ritmo ijexá, que é um ramo da nação nagô, regido pelo toque do berimbau, simulando intenções de ataque, defesa e esquiva, ao mesmo tempo em que exibe habilidade.(4)
TRÊS ESTILOS DA CAPOEIRA EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país TRÊS ESTILOS DA CAPOEIRA ANGOLA Ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. Mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sem utilizar acrobacias. REGIONAL Une um pouco dos dois primeiros estilos, este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.(5) CONTEMPORÂNEA
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país FREVO ORIGEM Urbana, surgiu nas ruas do Recife no fim do século XIX e começo do século XX. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo Imagem: Prefeitura de Olinda / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.
acessórios passos do frevo EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país Esse estilo de dança pernambucana do carnaval é um tipo de marchinha acelerada. Assim, temos: Usam uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto dançam; Não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos. acessórios Essa dança inclui rodopio, gingado, malabarismo, passinhos miúdos e muitos outros.(6) passos do frevo
MARACATU Africana (7) EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país MARACATU ORIGEM Foi símbolo da resistência negra no Brasil. Africana Com base na coroação da cerimônia dos reis do congo. Os chefes tribais vindos do Congo e de Angola tinham de mostrar sua força e poder, mesmo com a escravidão. Imagem: Marcos André / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Seguindo a tradição, atualmente faz parte dos carnavais. (7)
QUADRILHA No Brasil, durante a Regência no século XIX. EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país QUADRILHA No Brasil, durante a Regência no século XIX. Origem francesa, surgiu em Paris no século XVIII. Suas evoluções básicas foram modificadas e novas foram agregadas, modificando inclusive sua música e seus comandos Atualmente é considerada a maior dança popular do São João.(8)
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país QUADRILHA A quadrilha, como era no começo do século XIX, é realizada como comemoração do casório da nobreza; Os tecidos finos da nobreza francesa deram lugar à chita, tecido mais barato e acessível, e o casamento nobre foi adaptado a uma encenação; O enredo da união caipira é geralmente o mesmo: a noiva que geralmente está grávida é obrigada a casar pelos pais.(9) Imagem: E-Sergipe / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.
Foi o grande divulgador do xaxado.(10) EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país XAXADO Dança popular do sertão nordestino, cujo nome foi dado por causa do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de "Lampião“. Imagem: Patrick-br / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. A melodia era apenas cantada e o tempo forte marcado pela batida de um rifle no chão. Luiz Gonzaga Foi o grande divulgador do xaxado.(10)
LUTA MARAJOARA LUNDU NORTE CARIMBÓ EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTA MARAJOARA LUNDU NORTE CARIMBÓ
LUTA: MARAJOARA Origem do Brasil Combate corpo a corpo Objetivo EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTA: MARAJOARA Origem do Brasil Combate corpo a corpo Objetivo Imagem: Noel Villas Boas / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Manter o oponente de costas no chão É realizado principalmente nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó.(11) Ocorre na argila para reduzir o risco de lesões
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUNDU MARAJOARA Origem africana, é uma dança de homenagem ao vaqueiro de Marajó. As mulheres utilizam saias coloridas e blusas rendadas. Já os homens vestem calças, de preferência na cor branca. O lundu é sempre praticado nas festividades e comemorações. Essa dança também recebe a ajuda de instrumentos como o banjo e o cavaquinho. (12) Imagem: Ambiente do Brasil-Colônia, a dança do lundu, 1835 / Johann Moritz Rugendas / Domínio Público.
Origem dessa dança é o município paraense de Cametá. EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA DO MAÇARICO Origem dessa dança é o município paraense de Cametá. Reflete a relação estreita entre os componentes da floresta e as práticas culturais. Seu nome faz menção a uma ave muito comum no Pará, o maçarico. Tocadas com a ajuda da viola, tambores, rabeca e sanfonas em dias de festa da região.(13) Imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA DO CARIMBÓ O nome da dança é de origem indígena com os nomes Curi, que significa pau oco, e M'bó que significa furado. Os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambás. Começaram a aperfeiçoar a dança iniciando pelo andamento, de monótono passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano. (14) Imagem: Pedro Aguiar / Domínio Público.
CAVALHADA SIRIRI CENTRO-OESTE BOI-À-SERRA EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país CAVALHADA SIRIRI CENTRO-OESTE BOI-À-SERRA
LUTA: CAVALHADA Origem da Europa EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país LUTA: CAVALHADA Origem da Europa É uma encenação que lembra a guerra entre mouros e cristãos Roupas Imagem: Mauro Cruz / Domínio Público. Mouros, representados pelo vermelho Cristãos, representados pela cor azul É uma encenação nas festividades da região Centro-Oeste que dura 3 dias. (15)
DANÇA DO SIRIRI Origem de Portugal do século XVIII EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA DO SIRIRI Origem de Portugal do século XVIII A música fala sobre as coisas simples Faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A coreografia transmite o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem. (16)
É praticada por crianças, homens e mulheres. EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país DANÇA DO SIRIRI Ela é dançada com vários passos: os homens colocam os braços nas costas e as mulheres mexem a saia. É praticada por crianças, homens e mulheres. Fonte: http://www.cnfcp.com.br/tesauro/00001769.htm
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país Origem XVIII, conta a trajetória de vida e morte de um boi que é capturado por destemidos vaqueiros. DANÇA DO BOI-À-SERRA Hoje é um folguedo do carnaval mato-grossense, e de vários estados do Centro-Oeste ligado à religiosidade do povo. O boi é feito pelos populares com o uso de arames, tecidos, dentre outros. A pessoa que representa o boi, leva-o nas costas e sai pelas ruas brincando e dançando. (17)
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS NA DANÇA EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS NA DANÇA MANIFESTAÇÃO DE COSMOLOGIA Mitos MODOS DE RELAÇÃO COM A NATUREZA FORMAM AS CULTURAS REGIONAIS Respeito e valorização VIVÊNCIAS SOCIAIS Modo de relacionamento entre a população
EXTRA: SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país EXTRA: SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA APRESENTAÇÃO Etapa1 - Organizar a turma em 3 equipes: a) escolher um tipo de dança de cada região; b) debater em sala de aula com os educandos sobre as características e a coreografia de cada dança escolhida; Etapa 2 - Os educandos devem desenvolver os ensaios em horários extrassala de aula: deve ser apresentado para a escola em dia e horário marcados pela coordenação; a apresentação deve ser pontuada com nota avaliativa aplicando os seguintes critérios: organização e presença; caracterização e originalidade.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país CONSIDERAÇÕES DAS DANÇAS E LUTAS DAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL O Brasil é um país cheio de diferenças culturais. Isso se manifesta na dança: forma de expressar a alegria do povo. Em todas as regiões do Brasil, há um estilo diversificado, mas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, verifica-se o uso da dança como manifestação de devoção e tradição com caráter religioso. Com o tempo, a dança passou a adquirir função recreativa e estética. Essas regiões ainda hoje preservam as tradições (lutas, festas, músicas e objetos confeccionados pela população).
Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2 Raphael Lorenzeto de Abreu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazil_Region_Nordeste.svg 28/08/2012 7 Ferradura / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Au_martelo.JPG 10 Prefeitura de Olinda / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Passistas_de_Frevo.jpg 12 Marcos André / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maracatu_performer.jpg 14 E-Sergipe / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Quadrilha_junina_Sergipe.jpg 15 Patrick-br / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Luiz-Gonzaga-busto.jpg 17 Noel Villas Boas / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Huka_huka_fight_Kuarup_ceremony.jpg 29/08/2012 18 Ambiente do Brasil-Colônia, a dança do lundu / Johann Moritz Rugendas / Domínio Público. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rugendas_lundu_1835.jpg
Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 19 Raphael Lorenzeto de Abreu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Para_Municip_Cameta.svg 29/08/2012 20 Pedro Aguiar / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazil_16thc_tupinamba.gif 22 Mauro Cruz / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:2006_05_15_039.jpg