Modelo Burocrático de Organização TGA I Elizangela Amorin Bitencourt
Origens da Teoria [cerca de 1947] Fragilidade e parcialidade das teorias mecanicista (Taylor e Fayol) e humanística; Necessidade de um modelo de organização racional; Crescente tamanho e complexidade das empresas; Ressurgimento da Sociologia da Burocracia (Weber)
Origens da “Burocracia” Mudanças Religiosas
Tipologia Weberiana 3 Tipos de Sociedade e de Autoridade Tradicional 2 3 Tipos de Sociedade e de Autoridade Tradicional Carismática Racional -legal ou burocrática
Tipologia Weberiana Tipos de Sociedade Características Exemplos 2 Tradicional Patriarcal e patrimonial. Conservadorismo. Clã, tribo, família. Carismática Centrada numa pessoa, mística e arbitrária. Revolucionária. Partidos políticos, nações em revolução. Racional Racionalidade de meios e de objectivos Estados modernos, grandes empresas.
Tipologia Weberiana 2 Tipos de Autoridade Características Legitimação Tradicional Não é racional. Poder herdado ou delegado. Baseado no “senhor” Tradição, hábitos, usos e costumes. Carismática Não é racional, nem herdada, nem delegável. Baseada no carisma. Características pessoais e carismáticas do líder. Racional Racional, legal, impessoal, formal. Baseada no mérito. Justiça da lei. Promulgação e regulamentação de normas legais previamente definidas.
Tipologia Weberiana Autoridade Aparato Administrativo Formas Patrimonial e Feudal Tradicional Carismática Inconstante e Instável Racional Burocracia
Desenvolvimento da Burocracia Desenvolvimento da economia monetária; Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno; Superioridade técnica – em termos de eficiência – do tipo burocrático de administração.
Características da Burocracia 3 Características da Burocracia Organização fundada em normas e procedimentos escritos (racionais, legais e exaustivos); Caráter formal das comunicações; Caráter racional e divisão do trabalho; Impessoalidade das relações; Hierarquia da autoridade; Continua...
Características da Burocracia 3 Características da Burocracia Rotinas e procedimentos estandardizados; Escolha de pessoal baseada no mérito; Separação entre propriedade e administração; Profissionalização dos seus colaboradores; Completa previsibilidade de funcionamento.
Vantagens da Burocracia 4 Constância Univocidade de Interpretação Benefícios para as pessoas Uniformidade de Rotinas e Procedimentos Continua...
Vantagens da Burocracia 4 Precisão Confiabilidade Redução de fricção entre pessoas Não existência de hiato pela substituição de pessoal Racionalidade Rapidez nas decisões
Racionalidade Burocrática 5 Racionalidade Burocrática Dilemas da Burocracia
Disfunções da Burocracia 6 Interiorização das normas; Excesso de formalismo e de “papelada”; Resistência a mudanças; Despersonalização do relacionamento; Categorização do relacionamento; Conformismo; Exibição de sinais de autoridade; Dificuldades com os clientes.
Modelo Burocrático de Weber 7 Maior Eficiência
Modelo Burocrático de Merton 7 Exigência de Controle por parte da Organização Ênfase na previsibilidade do comportamento Rigidez de comportamento e defesa mútua na organização Grau de dificuldade com os clientes Justificativa da Ação individual Sentimento de defesa da 1 2 3 4 6 5 Consequência Prevista Consequência Imprevista
Interação da Burocracia com o Ambiente 8 É uma estrutura social adaptativa; Dentro da organização formal desenvolve-se uma estrutura informal; Essa estrutura informal torna-se indispensável; Deve ser estudada sob o ponto de vista estrutural e funcional; Essa análise deve refletir os aspectos do comportamento organizacional interno; As tensões e dilemas da organização devem ser esclarecidas.
Modelo Burocrático de Selznick 8 Exigência de Controle Delegação de Autoridade 1 2 Grau de formação em assuntos específicos 8 Estabelecimento de Subobjetivos das Subunidades 3 Internalização de Subobjetivos pelos participantes 4 Teor das decisões 5 Internalização dos objetivos da organização pelos participantes 6 Operacionalização dos objetivos da organização 7 Consequência Prevista Consequência Imprevista
Modelo Burocrático de Gouldner 9 Adaptação de diretivas gerais e impessoais Visibilidade das relações de poder Conhecimento dos padrões mínimos aceitáveis Nível de tensão interpessoal Exigência de Controle 1 2 5 3 4 Rigor de supervisão 7 Direção entre os objetivos da organização e a sua realização 6 Resultados Previstos Resultados Imprevistos
Graus de Burocratização 9 Excessivamente burocratizado Excesso de normas e regulamentos Muito pouco Escassez de normas e regulamentos Modelo Ideal de Burocratização (Weber)
Dimensões da Burocratização 10 Escassez de Burocratização Excesso de Burocratização Divisão do Trabalho Hierarquia Regras e Regulamentos Formalização das Comunicações Impessoalidade Selecção e Promoção do Pessoal Falta de especialização, confusão. Falta de autoridade Liberdade excessiva Ausência de documentos. Informalidade. Ênfase nas pessoas Apadrinhamento Responsabilidade e especialização Autoridade, autocracia e imposição Ordem e disciplina Papelada e Formalismo Ênfase nos cargos Excesso de exigências
Apreciação Crítica da Teoria Burocrática 11 “A burocracia é uma forma de organização superior a todas as demais que conhecemos ou que esperamos alcançar em futuro próximo” (Perrow); Proporciona uma forma racional de organizar pessoas e atividades no sentido de alcançar objetivos determinados; Proporciona uma abordagem descritiva e explicativa (teorias mecanicista, humanística e substantivista); Defensores
Apreciação Crítica da Teoria Burocrática Excessivo racionalismo (Katz e Kahn); Mecanicismo excessivo e abordagem das organizações como sistemas fechados (Katz e Kahn); Conservadorismo (Michels e Von Mises); O burocrata comporta-se como um indivíduo ritualista, apegado a regras, e voltado para a concretização de objetivos (Merton) Opositores
Síntese da Teoria Burocrática Ênfase Estrutura Organizacional Abordagem da Organização Organização Formal Conceito de Organização Sistema Social como conjunto de funções oficializadas Principais Representantes Weber, Merton, Selznick, Gouldner, Michels. Características básicas da Gestão Sociologia da Burocracia Concepção do Homem Homem Organizacional
TRABALHO EM EQUIPE 18/03/09: Definição de equipes e estudo. 23/03/09: Apresentação das 6 primeiras equipes. 25/03/09: Apresentação das 5 equipes restantes. Tempo de apresentação: Entre 10 e 15 min. Por equipe. No mínimo 3 alunos para apresentar (a equipe define quais serão). Valor: 10 pontos.