VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS CIDADANIA E MEIO AMBIENTE PALESTRA A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Prof. Dr. João Batista de Jesus Felix /

 ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA PLURALIDADE CULTURAL  Oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros como participantes de grupos culturais específicos.  Ensinar pluralidade cultural ou viver pluralidade cultural

 PLURALIDADE CULTURAL NA FORAÇÃO DO BRASIL  Conhecimento das origens continentais das diferentes populações que vieram e são do Brasil.  Análise das influências históricas do mercado de trabalho na mobilidade dos diferentes grupos humanos que formam o Brasil.  Levantamento, análise e valorização das contribuições das diversas heranças etnoculturais, como mecanismos de resistência ante as políticas explícitas de homogeneização da população havidas no passado,  Valorização dos pontos de vista dos grupos sociais para a compreensão dos processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.

 O SER HUMANO COMO AGENTE SOCIAL E PRODUTOR DE CULTURA  Conhecimento, respeito e valorização das diferentes linguagens pelas quais se expressa a pluralidade cultural  Levantamento e valorização das formas de produção cultural mediadas pela tradição.  Conhecimento de usos e costumes de diferentes grupos sociais em suas trajetórias históricas.  Conhecimento e compreensão da produção artística como expressão da identidade etnocultural  Conhecimento e compreensão da língua como fator de identidade na interação sociopolítica e cultural.  Conhecimento, análise e valorização de visões de mundo, relações com a natureza e com o corpo, em diferentes culturas