Introdução à Estatística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Separatrizes As separatrizes são medidas de posição que permitem calcularmos valores da variável que dividem ou separam a distribuição em partes iguais.
Advertisements

A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA
Prof.: Antonio Edson Martins de Oliveira
Estatística Descritiva Aula 02
Estatística Básica Utilizando o Excel
Capítulo 5 Medidas Descritivas.
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
Estatística Marco Antônio.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
Estatística Descritiva
Probabilidade e estatística-Mat013
Aula 0. Doces Lembranças de MAE0219
Estatística Descritiva (I)
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Estatística Descritiva
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade:
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
Estatística – Unidade 2.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
O que é Estatística, afinal de contas?
Modelos de distribuição de erros
SÉRIES ESTATÍSTICAS TABELA: É um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. De acordo com a Resolução.
Técnicas de descrição Gráfica
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
Medidas de Dispersão Aula 8.
Matemática Financeira
Medidas de localização
CURSO DE ARQUIVOLOGIA CCBSA - UEPB – Campus V
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
Estatística Descritiva
Tratamento de Infomações
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Medidas Estatísticas.
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Estatística Descritiva
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
Noções de Estatística - I
Medidas de posição e de dispersão
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Estatística Descritiva
Introdução à Estatística
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE DISPERSÃO
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Freqüências simples ou absoluta:
ESTATÍSTICA.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Prof. Josenildo dos Santos MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE ESTRATÉGICA 2º MÓDULO.
Módulo 1 Estatística Básica.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
MEDIDAS DESCRITIVAS Professor: Moisés Alberto Calle Aguirre.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Estatística Prof. Marco Fisbhen

População e Amostra População (ou universo): conjunto de elementos com pelo menos uma característica comum. Ex: estudantes univesitários, moradores de uma mesma rua, pais de filhos únicos Amostra: subconjunto finito de uma população Ex: 10% dos estudantes de uma turma, 20% dos moradores de uma rua

Estatística Descritiva x Indutiva Estatística descritiva: métodos que buscam somente descrever e analisar certo grupo de dados, independentemente de serem extraídos de uma amostra ou de toda a população Estatística indutiva: parte da estatística que tira conclusões sobre a população partindo do conhecimento da amostra. Se uma amostra é representativa de uma população, e tiramos conclusões a respeito desta população com os dados extraídos da amostra, temos uma aplicação da estatística indutiva.

Amostragem Técnicas de seleção da amostra A amostragem pode ser probabilística ou não-probabilística Probabilística: Aleatória simples, Sistemática, Estratificada

Amostragem não-probabilística Inacessibilidade de toda a população Amostragem a esmo Amostragem intencional Amostragem por voluntários

Variáveis Qualitativas – quando expressas por tipos ou atributos: sexo (masculino ou feminino), cor dos olhos (azuis, castanhos, etc.). Quantitativas – quando expressas por números. Discretas: Enumeráveis. Obtidas por contagens Contínuas: Não Enumeráveis. Obtidas por medições

Técnicas de descrição Gráfica Tabelas: quadro resumindo o nosso conjunto de observações. Toda tabela deve conter: Título, Cabeçalho, Células e Fonte Altura média dos estudantes do Ensino Médio de Japaraíbe Título Escola Altura (m) A 1,65 B 1,71 C 1,63 D 1,67 E 1,70 F 1,69 Média Geral 1,675 Cabeçalho Células Fonte Fonte: Censo Escolar do Município de Japaraíbe, 2006

Técnicas de descrição Gráfica Gráficos

Técnicas de descrição Gráfica Cartogramas

Técnicas de descrição Gráfica Pictogramas

Distribuição de Frequência Tabela - Número de irmãos de alunos do curso de Estatística Número de irmãos Frequência Frequência Relativa Frequência Acumulada 1 0.067 4 0.267 5 2 6 0.4 11 3 0.2 14 15 Total Frequência simples: número de vezes que um valor foi observado. Frequência relativa: razão entre frequência simples e frequência total Frequência acumulada: total das frequências de todos os valores inferiores ao limite superior de uma dada classe

Representações Gráficas Histogramas e Polígonos de frequência

Medidas de Tendência Central Média Aritmética: soma de todos os valores observados da variável dividida pelo número total de observações. A média aritmética é a medida de tendência central mais utilizada para representar a massa de dados.

Propriedades e observações sobre a média aritmética Depende de todos os dados coletados, sendo portanto afetada por valores extremos É única em um conjunto de dados e nem sempre tem existência real. A média não necessariamente é um dado da série de valores observados. Por depender de todos os valores observados, qualquer modificação nos dados fará com que a média fique alterada. Somando-se, subtraindo-se, multiplicando-se ou dividindo-se uma constante a cada valor observado, a média ficará acrescida, diminuída, multiplicada ou dividida deste mesmo valor.

Medidas de Tendência Central Moda: o valor que mais se repete em uma sequência de dados. Considere a série: 1, 3, 4, 4, 4, 6, 8, 32 Como o valor que aparece com maior frequência é o “4”, ele é o valor modal, ou simplesmente a moda. Uma série numérica pode ser: Amodal: quando nenhum valor se repete; Modal: quando um valor se repete; Bimodal: quando dois valores se repetem; Trimodal: quando três valores se repetem; Polimodal: quando mais do que três valores se repetem.

Medidas de Tendência Central Mediana: valor que ocupa a posição central da série de observações de uma variável, dividindo o conjunto em duas partes iguais. 50% dos valores são maiores ou iguais ao valor da mediana e 50% dos valores são menores ou iguais ao valor da mediana. Se a quantidade de dados for ímpar, a mediana é simplesmente o valor central, e se a quantidade de dados for par a mediana será a média aritmética dos dois valores centrais. Empregamos a mediana sempre que há valores extremos que afetam muito a média.

Medidas Separatrizes - Quartis Os quartis dividem o conjunto de valores em quatro subconjuntos de mesmo número de elementos Estatística Notação Interpretação Posição 1o Quartil Q1 25% dos dados são menores ou iguais ao do 1o Quartil p = 0,25 (n + 1) 2o Quartil Q2 = Md 50% dos dados são menores ou iguais ao do 2o Quartil p = 0,50 (n + 1) 3o Quartil Q3 75% dos dados são menores ou iguais ao do 3o Quartil p = 0,75 (n + 1)

Medidas Separatrizes - Percentis São os noventa e nove valores que dividem uma série de dados em 100 partes com o mesmo número de elementos. Indicamos o 1º percentil como P1, o 2º como P2 e assim por diante. É importante notar que P25 = Q1, P50 = Md e P75 = Q3 Estatística Notação Interpretação Posição 5o Percentil P5 5% dos dados são menores ou iguais ao do 5o Percentil p = 0,05 (n + 1) 50o Percentil P50 = Q2 = Md 50% dos dados são menores ou iguais ao do 50o Percentil p = 0,50 (n + 1) 95o Percentil P95 95% dos dados são menores ou iguais ao do 95o Percentil p = 0,95 (n + 1)

Medidas de Dispersão Amplitude Total (AT): diferença entre o maior e o menor valor coletado AT = xmax − xmin

Medidas de Dispersão Variância média aritmética dos quadrados dos desvios

Medidas de Dispersão Desvio Padrão Raiz quadrada da variância Propriedades: Se somarmos ou subtrairmos uma constante de todos os valores da série, o desvio padrão não se altera. Se multiplicarmos ou dividirmos uma constante por todos os valores da série, o desvio padrão será multiplicado ou divido por esta mesma constante.

Medidas de Dispersão Coeficiente de Variação Grandeza admensional (sem unidades) e ponderada pelo seu valor médio

Noções de Assimetria Se x = Md = Mo, a curva é simétrica Se Mo < Md < x, a curva é assimétrica positiva. Se x < Md < Mo, a curva é assimétrica negativa.

Distribuição Normal A variável X pode assumir qualquer valor real Graficamente, a distribuição tem a forma de um sino, simétrico em torno da média. A curva recebe o nome de Curva de Gauss o Curva Normal A área total sob a curva tem valor 1 e é a probabilidade da variável X assumir qualquer valor real. Dada a simetria da vurva, a probabilidade vale 0,5 para cada lado da média

Noções de probabilidade probabilidade de um evento A é o número real P(A), de modo que: Eventos complementares p + q = 1 Eventos independentes probabilidade de que eles se realizem simultâneamente é: p = p1 . p2 Eventos mutuamente exclusivos probabilidade de que um OU outro evento se realize é: p = p1 + p2

Correlação Mede a força, ou grau de relacionamento entre duas variáveis. Quanto maior a correlação, maior a intensidade de relacionamento

Correlação Aluno Nota em Matemática Nota em Estatística 1 5 6 4 7.5 8 7 6.5 13 9 15 9.5 10 22 3 26 5.5 31 33 40 2 2.5 Exemplo:

Coeficiente de Correlação O valor de r varia de –1,00 a +1,00; Um relacionamento positivo (r é +) indica uma correlação positiva entre duas variáveis. Os valores altos (baixos) de uma das variáveis, correspondem valores altos (baixos) da outra; Um relacionamento negativo (r é -) indica uma correlação negativa entre duas variáveis. Os valores altos (baixos) de uma das variáveis, correspondem valores baixos (altos) da outra.

Regressão Problema - descrever a relação entre duas variáveis de acordo com o modelo matemático: Y = aX + b b = y – ax

Números Índices Usados para indicar variações relativas em quantidades, preços, ou valores de um artigo, durante um período de tempo ou em diferentes espaços Relativo de preço: Relativo de quantidade: Relativo de valor:

Índice Agregativo - Laspeyres caracteriza a variação de preços de um conjunto de bens (agregado)

Testes de Hipótese Hipótese nula x hipótese alternativa Erros tipo I e tipo II Nível de significância (α) Tipos de testes Média Proporção Diferença entre médias Diferença entre proporções