Objetivos Apresentar as fases e as vantagens da utilização da metodologia científica; Apresentar as noções de revisão sistemática da literatura e as.

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Revisão Sistemática da Literatura e orientação para a elaboração de um artigo científico

Objetivos Apresentar as fases e as vantagens da utilização da metodologia científica; Apresentar as noções de revisão sistemática da literatura e as etapas para a construção de um artigo de investigação; Possibilitar a actualização de conhecimentos e a reflexão na prática de cuidados perioperatórios.

Todos nós temos um investigador dentro de nós… … porque todos os dias existem situações em que necessitamos de procurar a melhor solução. Em casa No trabalho Noutras actividades diárias

Investigamos para conhecer melhor um determinado fenómeno (assunto). A disciplina de investigação tem como principal objectivo fornecer ao investigador as ferramentas adequadas para conseguir desenvolver o seu processo investigativo e consequentemente, produzir conhecimento.

Investigação científica O nosso processo de socialização permite-nos obter conhecimentos de diferentes formas: Intuição Experiência Pessoal Tradição (Crenças) Tentativa e erro Raciocínio lógico Investigação científica

A investigação científica é o único método: Sistemático Rigoroso Aquisição de Conhecimentos

A investigação científica e a Enfermagem … Artigo 88º do Código Deontológico do Enfermeiro Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais Artigo 88 - Da excelência do exercício O enfermeiro procura, em todo o acto profissional, a excelência do exercício, assumindo o dever de: a) Analisar regularmente o trabalho efectuado e reconhecer eventuais falhas que mereçam mudança de atitude; b) Procurar adequar as normas de qualidade dos cuidados às necessidades concretas da pessoa; c) Manter a actualização contínua dos seus conhecimentos e utilizar de forma competente as tecnologias, sem esquecer a formação permanente e aprofundada nas ciências humanas; (Ordem dos Enfermeiros, 2009) B. 1 – Princípios chave da prestação e gestão de cuidados 20 – Aplica os conhecimentos e as técnicas mais adequadas, na prática de enfermagem. 21 – Incorpora, na prática, os resultados da investigação válidos e relevantes, assim como outras evidências. C – Desenvolvimento profissional C. 1 – Valorização profissional 84 – Defende o direito de participar no desenvolvimento das políticas de saúde e no planeamento dos programas. 85 – Contribui para o desenvolvimento da prática de enfermagem. 86 – Valoriza a investigação como contributo para o desenvolvimento da enfermagem e como meio para o aperfeiçoamento dos padrões de cuidados. 91 – Leva a efeito uma revisão regular das suas práticas. 92 – Assume responsabilidade pela aprendizagem ao longo da vida e pela manutenção das competências. 93 – Actua no sentido de ir ao encontro das suas necessidades de formação contínua.

A investigação científica e a Enfermagem A investigação permite que se estabeleça uma base científica para orientar a prática dos cuidados de enfermagem. Permite o desenvolvimento contínuo da profissão e a tomada de decisões fundamentadas para prestar os melhores cuidados aos doentes. Investigação Teoria Prática

Processo de Investigação O processo de investigação desenvolve-se por etapas: Processo de Investigação Fase Conceptual Fase Metodológica Fase Empírica Estas fases não são estanques, são interdependentes.

Fase conceptual Fase metodológica Fase empírica Escolher e formular um problema de investigação Rever literatura pertinente Elaborar o quadro de referência Definir os objectivos, questão de investigação ou hipóteses. Fase metodológica Escolher o desenho de investigação: amostra, população, variáveis, métodos de colheita e análise de dados. Fase empírica Colher os dados Analisar os dados Interpretar os resultados Comunicar/Divulgar os resultados.

Abordagem Qualitativa Abordagem Quantitativa A escolha do percurso metodológico é uma etapa fundamental para o sucesso da investigação Abordagem Qualitativa A investigação quantitativa  os dados recolhidos são objectivos, são apresentados numericamente e analisados de forma estatística; permite o teste de hipóteses; o investigador apenas assume o papel de observador, mantendo-se à distância do cenário de colheita de dados. A investigação qualitativa  valorização da subjectividade, é descritiva; o ambiente natural é a fonte directa dos dados e o investigador é instrumento de recolha de dados está envolvido no processo; há mais interesse pelo processo que pelos resultados; o significado e a compreensão do fenómeno em estudo assume particular relevância neste tipo de estudos. Abordagem Quantitativa

Observação participante Revisão sistemática da literatura Que dados vou colher e como? Observação participante Entrevista Questionário Revisão sistemática da literatura

A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) É um instrumento de análise em que é avaliada e integrada toda a pesquisa existente (disponível) sobre um determinado tópico ou fenómeno (assunto). instrumento de análise integrativo da informação científica disponível, permitindo a obtenção de respostas baseadas na evidência a questões clinicamente relevantes. Pode ser utilizada para delimitar o problema de investigação e encontrar novas linhas de investigação e identificar recomendações/sugestões para pesquisas futuras; Encontrar fundamentação teórica, sintetizando as evidências existentes. Utiliza uma metodologia confiável, rigorosa e auditável  maior contribuição científica

A Revisão sistemática da Literatura é um estudo do tipo secundário. Existem estudos: Primários – que se desenvolvem a partir de uma questão de investigação específica. Secundários – estudo que faz uma revisão de todos os estudos primários relacionados com uma questão de investigação específica, com o objectivo de integrar e sintetizar as evidências relacionadas com determinado assunto.

Processo de Elaboração A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) Processo de Elaboração Formulação de uma questão de pesquisa relevante e prática; Pesquisa de informação – seleção explícita de estudos (primários ou secundários) a incluir na revisão; Avaliação crítica dos estudos potencialmente relevantes; Síntese da informação presente nos estudos selecionados e; Análise estatística dos resultados. Obedece a uma metodologia rigorosa e padronizada, respeitando a seguinte estrutura:

1. Questão de Partida A questão de pesquisa deve identificar o tema; identificar o problema que pode ser uma dificuldade sem solução ou uma lacuna o problema deve reflectir o objectivo central da investigação científica Ser pertinente As questões clínicas devem incluir quatro componentes : O tipo de população envolvida; O tipo de exposição que a população experimenta (factor de risco, intervenção de enfermagem, por exemplo); O tipo de controlo que a população está a ser comparada; Os resultados a serem abordados. A questão de investigação determinará os critérios de inclusão/exclusão dos estudos primários a pesquisar

Resultados objectivos, generalizáveis e precisos 2. Pesquisa de Informação Para a realização da RSL é desejável a obtenção de toda a informação disponível no que concerne à questão de investigação a responder, de forma a minimizar o risco de enviesamento e da ocorrência de erros Resultados objectivos, generalizáveis e precisos

Como e onde pesquisar? 2. Pesquisa de Informação Inicia-se com a definição de termos ou palavras-chave, seguida das estratégias de busca, definição das bases de dados e de outras fontes de informação a serem pesquisadas. A pesquisa em língua estrangeira (Inglês, Francês, …) é mais abrangente que exclusivamente a Língua Portuguesa. Bases de dados electrónicas Medline Cochrane Database of Systematic Reviews CINAHL SciELO B On Google Scholar Ebsco Host PubMed Uma pesquisa eficiente maximiza a possibilidade de encontrar artigos relevantes num tempo mais reduzido

3. Avaliação e Selecção Crítica dos Estudos A avaliação e selecção dos estudos deve ser feita pelo menos por duas pessoas de forma autónoma, obedecendo rigorosamente aos critérios de inclusão e exclusão definidos. Os critérios de inclusão e exclusão são definidos com base na pergunta de investigação: intervalo de tempo apropriado (e.g. 5 anos), população-alvo (e.g. adulto, criança, atleta), intervenções, mensuração dos resultados relevante para a compreensão do fenómeno, critério metodológico, idioma, tipo de estudo, entre outros. Quando o título e o resumo (abstract) não são esclarecedores, deve-se consultar o artigo na íntegra, para não correr o risco de deixar estudos importantes fora da revisão sistemática.

3. Avaliação e Selecção Crítica dos Estudos Existem escalas próprias para avaliar a qualidade metodológica dos estudos através da atribuição de pontos (score) A realização de uma revisão sistemática envolve o trabalho de pelo menos dois pesquisadores, que avaliarão, de forma independente, a qualidade metodológica de cada artigo selecionado. Para os pesquisadores desempenharem com sucesso a sua tarefas têm de deter um conhecimento aprofundado sobre os métodos de investigação e de análise estatística, bem como das medidas ou dos instrumentos de recolha de dados utilizados.

4. Síntese da Informação Presente nos Estudos Seleccionados Os artigos incluídos na revisão sistemática podem ser apresentados numa tabela destacando as características principais, tais como: autores, ano de publicação, desenho metodológico, número de sujeitos, caracterização do protocolo de colheita de dados /intervenção (local, período, número de sessões, etc.), variáveis, principais resultados, limitações.

Aquisição de Conhecimentos 5. Análise Estatística dos Resultados Identificação da amostra inicial (resultante da 1ª pesquisa) Identificação da amostra final (após a aplicação dos critérios de inclusão/exclusão e análise da qualidade do artigo científico) Leitura e re-leitura dos artigos escolhidos no sentido de encontrar e seleccionar as evidências para o fenómeno em estudo Definição das unidades temáticas, categorias resultantes da análise dos vários artigos no sentido de integrar os novos conhecimentos (compartimentar) Apresentação dos resultados obtidos e divulgação Aquisição de Conhecimentos

Resumindo