ENGO AGR. MATHEUS MAZON FRAGA Fiscal Estadual Agropecuário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Legalização da agroindústria alimentar
PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO DE USO E COMÉRCIO DE AGROTÓXICOS DA ADERR
Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO
Inscrição de Viveiros de Mudas de Seringueira
Introdução ao processamento de dados e à estatística - parte 02
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Armazenamento de Agrotóxicos
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
Vamos contar D U De 70 até 99 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
AQUISIÇÃO LEITURA RÓTULO E BULA PREPARO DA CALDA PRIMEIROS SOCORROS
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Situação Atual Lei 7.802/89: todas as atividades com agrotóxicos Decreto 4.074/02 – regulamenta a Lei 7.802/89 Necessidade de: Instrução.
PERGUNTAS PARA DISTRIBUIDORES
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
V CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADA AO GOVERNO ELETRÔNICO - CONEGOV Política Pública de Inclusão Digital: Ampliando os Horizontes.
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
COROL ALIMENTO, TECNOLOGIA
Agência de Defesa Agropecuária do Paraná
Diagnóstico dos Abatedouros Públicos inspecionados pelo CEREST Estadual em Relação à Saúde do Trabalhador.
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
V ENAQ - Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
TÁBUA BIDIMENSIONAL STEA
NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES Publicação Portaria GM n. º 3
Renda até 2 SM.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Banco do Brasil e o Agronegócio
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de abril de 2006 Fortaleza - CE Cláudia Parma Machado Secretaria de Saúde do Estado.
FINALIDAD E Apresentar um relato da atuação do CBMSC nas atividades de fiscalização do comércio de GLP no Estado, em cumprimento às cláusulas do convênio.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nivel de Serviço ANO III – Nº 01.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nivel de Serviço ANO III – Nº 2.
Fechamento da Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa Etapa Nov/2010 Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar Instituto de Defesa.
GOIÁS, 30 DE SETEMBRO DE DIAGNÓSTICO DA PREVIDÊNCIA DE MINAS GERAIS Falta de harmonia de regras e ausência de amparo pleno Desequilíbrio histórico.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
Fonte: CONAB. Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de t). Custos.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
A vida em primeiro lugar.
DADOS ESTATÍSTICOS DE MULHERES NO PODER - BRASIL.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
AGROTÓXICOS EM PERNAMBUCO
6º Seminário Estadual de Agricultura de Santa Catarina SISTEMA ÚNICO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA- SUASA Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Fiscal.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
WORKSHOP Sementes De Forrageiras Tropicais: Parte 1 Do beneficiamento à comercialização – aspectos normativos Engº Agrº Sérgio Paulo Coelho Engª Agrª.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Receituário Agronômico
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
AVALIAÇÕES FÍSICAS EVOLUÇÃO PILAR FÍSICO. QUADRO FERJ 85% 79%78% 82% 91% EM MAIO DE 2007 ERAM 56% DE APROVADOS 93% 92% 95%
Responsabilidade Estadual pela Fiscalização de Resíduos Agrotóxicos
USO DE AGROTÓXICOS DE ACORDO COM A LEI
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
AGROTÓXICOS - USO, ARMAZENAMENTO E MEDIDAS DE SEGURANÇA
Transcrição da apresentação:

ENGO AGR. MATHEUS MAZON FRAGA Fiscal Estadual Agropecuário A SITUAÇÃO ATUAL DO USO DE AGROTÓXICOS NA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS ENGO AGR. MATHEUS MAZON FRAGA Fiscal Estadual Agropecuário

ATUALIDADES SINDAG 2010 BRASIL – 790.000 ton. de agrotóxicos; SC – 15.031 ton. de agrotóxicos (2,07 %) 9o maior consumidor de agrotóxicos. 20o estado em área – 95.346.181 Km2 SC é maior produtor de maçã, suíno, cebola, ostra e mel do Brasil SC é o único estado livre de Febre Aftosa sem vacinação

HISTÓRICO 1998 2005 2008 Lei Estadual – 11069/ 98 Decreto Estadual - 3657/05 2008 Caso de Intoxicação em Santo Amaro da Imperatriz Atenção maior do MPSC - CCO 2010 Termo de Cooperação Técnica entre órgãos competentes TAC do CEASA Lei Estadual - 15120/10 2011 Desenvolvimento do Trabalho de Diagnóstico

DESENVOLVIMENTO - ESTRUTURA CIDASC PARTE DE UM TRABALHO ESTADUAL 1695 QUESTIONÁRIOS NO ESTADO 93 QUESTIONÁRIOS NA GRANDE FPOLIS QUESTINÁRIO ESTRUTURADO COM 43 PERGUNTAS PARTE ESTATÍSTICA – CEPA/EPAGRI ÉPOCA – JULHO A DEZEMBRO DE 2011 ENTREVISTADOS: PESSOAS QUE MANUSEAVAM AGROTÓXICOS.

RESULTADOS E DISCUSSÃO DADOS SOCIOECONÔMICOS 82% MORAM NO ESTABELECIMENTO 94,6% SÃO DO SEXO MASCULINO

RESULTADOS E DISCUSSÃO DADOS SOBRE AS PRÁTICAS DE USO DE AGROTÓXICOS

Para adquirir agrotóxicos você busca informação com quem?

Há vistoria in loco antes da emissão do receituário agronômico ?

RESULTADOS E DISCUSSÃO Tabela – Resultados sobre o costume do agricultor em observar as tarjas e os pictogramas contidos nos rótulos dos produtos agrotóxicos.

Tabela – Entendimento do agricultor quanto ao significado das tarjas e pictogramas contidos nos rótulos dos produtos agrotóxicos.

APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS Tabela – Uso de EPI´s no preparo da calda e na aplicação de agrotóxicos. RESPOSTA PREPARO DA CALDA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS SIM 91,4% 94,6% NÃO 8,6% 5,4%

APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS Tabela – Freqüência de EPI´s utilizados no preparo da calda e na aplicação de agrotóxicos. PREPARO DA CALDA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS SIM NÃO CALÇA E JALECO 34,1% 65,9% 44,3% 55,7% BOTA 96,5% 3,5% 98,9% 1,1% AVENTAL 15,3% 84,7% 20,5% 79,5% VISEIRA 9,4% 90,6% 15,9% 84,1% BONÉ ÁRABE 18,8% 81,2% 27,3% 72,7% LUVAS 60,0% 40,0% 61,4% 38,6%

Tabela 8 – Armazenamento de agrotóxicos na propriedade rural.

CONCLUSÃO Ainda existem muitos produtores na região da Grande Florianópolis com uma ou mais práticas que levam ao uso incorreto de agrotóxicos e conseqüentemente a produção de alimentos de baixa qualidade. 2) É sensível à ausência dos setores públicos e privados como promotores das boas práticas agrícolas para o uso de agrotóxicos e seus benefícios. 3) A estrutura de fiscalização na repressão aos abusos e irregularidades, tanto no uso quanto na comercialização é insuficiente para inibir as praticas contrárias a legislação. 4) O receituário agronômico do modo como é aplicado não atende aos objetivos para os quais foi criado.

CONCLUSÃO 5) O armazenamento de agrotóxicos e o uso de EPI´s por nossos agricultores não estão sendo feito de forma adequada. 6) O agricultor, face a ausência de assistência técnica, seja do poder publico e privado, muitas vezes se utiliza da sua própria experiência anterior ou do balconista do estabelecimento no momento de adquirir o produto 7) Os agricultores não sabem diferenciar um agrotóxico contrabandeado de um agrotóxico legal e não sabem qual órgão procurar no momento de realizarem denuncias ou buscarem seus direitos.

MATHEUS MAZON FRAGA 48 3239 6628 WWW.CIDASC.SC.GOV.BR OBRIGADO MATHEUS MAZON FRAGA 48 3239 6628 WWW.CIDASC.SC.GOV.BR