FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Encontro com professores
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Planejamento geral de um curso
Conceitos de Educação a Distância
Programa aluno pesquisador
SÉCULO XX.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
Flexibilização Curricular
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
O papel do conteudista.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Linguagem, Formação e Aprendizagem
Introdução à Educação à distância
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Laboratório de Ensino a Distância
Política Educacional Brasileira
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
O Poder na Escola 2007.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
O educador na pós-modernidade. Aluna: Adriane Gallo Alcantara da Silva Telessala de Rio Negro/PR.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Fundamentos de Vigilância Sanitária
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
O papel do Estagio na Formação de Professores
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba Curso de Especialização em Tutoria para EAD Artigo Científico: Tutoria em EAD Francisléia Giacobbo dos Santos Juciléia Giacobbo dos Santos CETEC – Quedas do Iguaçu (PR)

Apresentação A EAD – Educação a Distância, tem crescido de forma vigorosa nos últimos anos, sobretudo nas regiões mais interioranas do país. Com o avanço da tecnologia, muitas são as ferramentas empregadas para a operacionalização da Educação a Distância pelas Instituições que optam por ofertar esta modalidade. Percebe-se, porém que, para o sucesso desta modalidade de ensino, embora os crescentes avanços tecnológicos contribuam para a diminuição da distância, a presença de um profissional conhecido como Tutor, é fundamental para a garantia do processo acadêmico do estudante em EAD. Neste sentido, o artigo desenvolvido buscou apresentar conceitos de Tutoria e, relatar a importância da atuação deste profissional da educação nesta modalidade de ensino.

Novas culturas: docente e discente Segundo Martins (2002, p. 21) antes de pensarmos em conceitos e definições para o que chamamos Tutoria, devemos compreender a nova cultura docente e discente, presente na Educação a Distância - EAD. A aplicação das mais novas tecnologias de informação e comunicação, sobretudo nos últimos 20 anos, trouxe consigo o aumento das expectativas no cenário da Educação, exigindo o domínio de ferramentas e, principalmente, a adequação destas aos projetos pedagógicos desenvolvidos pelas Instituições.

Novas culturas: docente e discente De acordo com Levy apud Martins (2002, p. 21), é visível o impacto das novas tecnologias, uma vez que aprender, ensinar, informar-se, conceber, ler, escrever, comunicar-se enfim, exige de todos nós o que o autor chama de “linguagem híbrida” ou seja, situações formadas por aspectos naturais, com sua sintaxe rígida, porém com uma flexibilidade superior aos códigos pertencentes ao mundo da Informática.

Novas culturas: docente e discente Quanto ao discente, o ato de aprender pressupõe a descoberta de novos significados, a construção ou elaboração de novas sínteses e a integração de tais conceitos com a realidade vivenciada, levando então à elaboração de novos questionamentos acerca da realidade (FAGUNDES, 1999 apud MARTINS, 2002, p. 27).

Tutoria e Tutor: Conceitos Segundo o dicionário Ruth Rocha (2003):   Tutor (ô) sm. 1 indivíduo legalmente incumbido de tutelar alguém. 2 protetor, defensor.

Tutoria e Tutor: E na Educação?   Transportando este conceito para os sistemas educacionais à distância, é o profissional que atua, basicamente, como um orientador da aprendizagem do aluno.

Tutoria e Tutor: E na Educação?   Níveis de atuação do Tutor A formação do Tutor

Considerações Finais O termo "à distância", que indica a separação física do professor e do aluno, não exclui o contato direto dos alunos entre si ou do aluno com alguém que possa apoiá-lo no processo de aprendizagem, na maioria dos casos, o Tutor.

Considerações Finais O trabalho de Tutoria realizado constitui-se em ponto de fundamental importância para o desenvolvimento da EAD. Para isso, é necessário que internamente, o setor/serviço de Tutoria esteja continuamente realizando uma auto-avaliação, auto-reflexão, no sentido de verificar se os objetivos propostos para o trabalho dos Tutores estão sendo cumpridos ou se necessitam de revisões.