EDUCAÇÃO RELIGIOSA Sérgio Mascarenhas
EDUCAÇÃO RELIGIOSA OBJETIVOS: 1. Mostrar os princípios da educação religiosa.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA OBJETIVOS: 2. Ressaltar a importância da educação religiosa na vida cristã.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA OBJETIVOS: 3. Centralizar a educação religiosa nos objetivos bíblicos.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA OBJETIVOS: 4. Conscientizar a igreja sobre a missão educacional.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA OBJETIVOS: 5. Estudar os objetivos, métodos, estruturas e organizações das escolas de treinamento.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA OBJETIVOS: 6. Ensinar o aluno a montar um programa de educação religiosa na igreja local.
BIBLIOGRAFIA Richards, Lawrence. Teologia da Educação Cristã, V. Nova Prive, J. M. A Pedagogia de Jesus, Juerp Armstrong, Hayward. Bases da Educação Cristã, Juerp Sung, Wirth, Míguez, Missão e Educação Teológica, Aste Olivetti, Odayr. Aprimorando a Escola Dominical. Presbiteriana. Geoge, Sherron K. A Igreja Ensinadora, LPC Publicações Gregory, John M. As Sete Leis do Ensino, Juerp Sinsemore, John T. Os Fundamentos da E. Religiosa, Juerp. Smith, Cathryn. Manual da EBD, Juerp. Stedman, Roy G. O igreja Corpo Vivo de Cristo, M. Cristão
AVALIAÇÃO prova final (4) projeto educacional (4) resenha da leitura obrigatória (2)
PROJETO Estabelecer o propósito Identificar a área defasada Visão (ser) Missão (fazer) Valores (discipular) Identificar a área defasada Ambiente externo (oportunidades e ameaças) Ambiente interno (pontos fortes e fracos)
PROJETO Estratégia Plano de ação como quando quanto aonde quem detalhar as ações, definindo-as para cada pessoa
RESENHA MODELO referência bibliográfica proposição da obra síntese da obra apreciação do aluno
ETIMOLOGIA Educação Latim “ducare”: conduzir, guiar Prefixo “e”: para fora = atividade de conduzir para fora A EDUCAÇÃO DEVE DESENVOLVER TODAS AS DIMENSÕES FISICA ESPIRITUAL SOCIAL INTELECTUAL MORAL O SER HUMANO SE PERFAZ NA RELAÇÃO COM O MUNDO COM OS DEMAIS SERES HUMANOS CONSIGO MESMO COM DEUS ELA DEVE SER PERSONALIZADORA COMUNITÁRIA ABERTA PARA O TRANSCENDENTE
DEFINIÇÃO Educação aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação de desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. Antônio Houaiss A EDUCAÇÃO PRECISA TER UM COMPROMISSO COM A VIDA LOGO PRECISA MOLDAR O CARATER A PARTIR DOS VALORES FAMILIARES E PRINCÍPIOS ÉTICOS ELA AJUSTA O HOMEM AO SEU MEIO AMBIENTE EVITANDO NOÇÕES SUPERADAS DE MERA ERUDIÇÃO QUE SÓ ENTULHAM A MEMÓRIA VISA DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA OU SEJA, ....AQUELA QUE EXAMINA OS FATOS DA REALIDADE COM PROFUNDIDADE
DEFINIÇÃO Educação é um processo contínuo de ensino e aprendizado que busca o desenvolvimento da personalidade e o cultivo das capacidades e habilidades naturais e morais do indivíduo. Visa preparar o indivíduo para um melhor ajuntamento ao seu meio, através de um conjunto de instruções, disciplinas, exemplos e práticas. Sandoval Oliveira ENSINAR NÃO É APENAS TRANSMITIR CONHECIMENTO MAS PRINCIPALMENTE PROMOVER APRENDIZAGEM ENSINAR É DESPERTAR MOTIVAR INTERESSAR A MENTE DO ALUNO E DIRIGI-LA NO PROCESSO DE APRENDIZADO NÃO PODE HAVER ENSINO SEM APRENDISAGEM ENSINAR É SINALIZAR IMPRIMIR ENTALHAR MARCAR DENTRO A TAREFA DO EDUCADOR É PERMITIR QUE ESTA HERANÇA CULTURAL SEJA ACESSÍVEL À ATUAL GERAÇÃO VISANDO ASSIMILAR AS LIÇÕES DO PASSADO E TRANSMITI-LAS AS GERAÇÕES FUTURAS
DEFINIÇÃO Educação ...tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho artigo 2º da lei 9394/96 A MANEIRA COMO O ALUNO APRENDE DEVER DETERMINAR A FORMA COMO ENSINAMOS A VERDADEIRA FUNÇÃO DO PROFESSOR É CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO APRENDA DEFINIÇÃO DOS TERMOS DIDÁTICA = TÉCNICA DE DIRIGIR OU ORIENTAR A APRENDIZAGEM DIDÁTICO = RELATIVO AO ENSINO / PRÓPRIO PARA INSTRUIR PEDAGOGIA = TEORIA DA EDUCAÇÃO PEDAGOGO = O QUE APLICA A PEDAGOGIA / CONDUTOR SUA IMPORTÂNCIA NÃO HÁ SETOR DE NOSSA VIDA QUE NÃO ESTEJA LIGADO A APRENDIZAGEM E AO ENSINO A APRENDIZAGEM ABRANGE TODAS AS ESFERAS DA VIDA
DEFINIÇÃO Educação Religiosa / Cristã é um processo de espiritualização pelo qual o ser humano transcende a sua base vital irracional e, no exercício de ser com os outros e para os outros, trilha o caminho apontando por Jesus Cristo em direção ao Reino de Deus, nossa esperança. Margarida Oliva DEUS INVESTIU PESADO PARA QUE FOSSEMOS BEM EDUCADOS MANDOU O SEU MELHOR PROFESSOR (JESUS) ELE É O PROTÓTIPO PARADIGMA ÍCONE MOR RM 8.29 E HOJE A IGREJA ESTÁ MAIS PREOCUPADA EM GANHAR E NÃO MUITO EM CONSOLIDAR DISCIPULAR ENSINAR ENVIAR
DEFINIÇÃO Educação Religiosa / Cristã Quer ajudar no processo de crescimento; no crescimento gradual do crente em direção a Cristo e a uma exteriorização cada vez mais adequada do Seu caráter. Lawrence Richards ESTA POSTURA CRISTÃ....CULMINA NO MODELO DO MESTRE GL.1.16; 2.20; 3.27; 4.19 / EF.4.13.
CONTEXTO Crescimento da igreja em detrimento dos princípios bíblicos Método que dá certo em detrimento da verdade Centralidade da mensagem no homem em detrimento da centralidade em Deus Automatismo eclesiástico em detrimento de uma espiritualidade profunda Entretenimento e mecanismo litúrgico em detrimento a exposição bíblica Fidelidade à ortodoxia morta em detrimento à produtividade criativa dinâmica viva
CONTEXTO Teologia da prosperidade Confissão positiva Movimento de batalha espiritual Experiências estapafúrdias Descrédito às igrejas
CONTEXTO As pessoas não escolhem a igreja por causa de uma necessidade espiritual, mas para satisfazer outras necessidades. (Hernandes Dias Lopes, p.13)