Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

PROJETO GRÁFICO VISUAL
Computação Gráfica Interativa - Gattass
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
USO DAS CORES EM PUBLICIDADE
DIM102 1 Representações de Cores 35M34 – Sala 3E1 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227.
Considerações sobre Cores na WEB
Monitor de Vídeo.

Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
Cor Rodrigo de Toledo. Como ordenar cores? Dado um conjunto de esferas: Ordenar por tamanho! OK Ordenar por peso! OK Ordenar por cor ????
TA072 – SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Tricromia e aditividade
COR.
Composição e Projeto Gráfico
Provas de Concursos Anteriores
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Regras na sua Utilização
Cor.
Teoria da Cor.
Camadas/ modos.
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: Criação 1 / Noite – 2º Período Tema: “A cor na publicidade” Prof: Nilcéa Pinheiro.
7. Color Image Processing
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
Significado das cores no Feng Shui
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
O olho humano e a sua relação com as cores
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Introdução à Tecnologia Apresentação 5 Componentes Aditiva e Subtractiva da Imagem.
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
Cores: estímulo visual no PDV
Guilherme Defreitas Juraszek
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR.
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A Imagem (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
COR.
Universidade Católica de Pelotas Centro de Educação e Comunicação Curso de Graduação em Letras Universidade Católica de Pelotas Centro de Educação e Comunicação.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
COR E LUZ.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
A Cor 28/04/2017.
Cores.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Cores Parte 2 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Dez/2001

Efeitos Psicológicos das Cores a sensação é o efeito psico-fisiológico sentido pelo ser humano cada cor tem uma sensação associada e o uso inadequado da cor pode prejudicar a comunicação visual numa tela a sensação também pode variar em função do contraste, isto é, a cor de um texto ou objeto pode ter sensação diferente conforme a cor do fundo da tela algumas cores podem ser usadas apenas em alertas ou pequenos espaços; é o caso do vermelho, do preto e do roxo/violeta As cores exercem uma potente ação sobre os sentimentos e esta força real pode ser aproveitada com fins de melhorar as funcionalidades e produtividade. 20

Sensação de cores Cores quentes e frias cores quentes ou luminosas: amarelo, laranja, vermelho e violeta cores frias ou sombrias: azul, turquesa, verde-mar e verde-alface 21

Sensação das cores Vermelho: é estimulante mental, aumenta a tensão muscular, a pressão sangüínea e o ritmo respiratório é uma cor quente e que cansa rapidamente está associada ao fogo 22

Sensação das cores Amarelo: estimulante mental, indicado para situações de calma e reflexão diminui a fadiga visual, tendo ação calmante sobre o sistema nervoso é a cor de maior intensidade letreiro preto sobre fundo amarelo âmbar é a combinação que dá melhor contraste visual (é uma das poucas cores que tem a mesma visibilidade na inversão do fundo: letreiro amarelo e fundo preto) 23

Sensação das cores Azul é calmante do sistema nervosos para pessoas emotivas diminui o ritmo respiratório, por baixar a tensão muscular e a pressão sangüínea o excesso de exposição ao azul causa fadiga ou depressão inspira paz e a introspecção dá a sensação de amplitude, como ocorre com as outras cores frias 24

Sensação das cores Verde tem destacado efeito calmante, dilatando os capilares, abaixando a pressão sangüínea é eficaz contra a irritabilidade nervosa, a fadiga e a insônia é uma cor fria é a mais repousante das cores simboliza a segurança, a continuidade e a natureza 25

Sensação das cores Laranja: aumenta a emotividade e acelera as pulsações, ligeiramente dá a sensação de bem estar e alegria combina a intensidade e vitalidade do vermelho, com a alta visibilidade do amarelo é uma cor quente, muito luminosa e pouco fatigante é a representação direta do sol 26

Sensação das cores violeta: é uma cor fria, porém em tons avermelhados ou púrpura é quente apesar de ser deprimente quando empregada só, torna-se calmante quando em conjunto com outras cores 27

Sensação das cores Branco: Preto: é símbolo de pureza e de paz em monitores é a cor que mais produz luz na tela Preto: é deprimente quando usada só serve para marcar contrastes, especialmente com o amarelo e o branco 28

Texto Texto Texto Texto Texto Texto Usando cores Lembrar sempre que cores mal utilizadas são piores que não usar nenhuma! Alguns exemplos: Texto Texto Texto Texto Texto Texto 15

Padrões de cores usados em computadores: sistemas de representação de cores: dependem do tipo de dispositivo a ser utilizado aditivos (dispositivos que emitem luz) subtrativos (dispositivos de impressão) os mais utilizados são: RGB, HSV e HLS (aditivos) e CYMK (subtrativo)

Sistemas Aditivo e Subtrativo

Sistema RGB (Red Green Blue)

Sistema RGB (Red Green Blue)

Sistema CYMK (Cyan Yellow Magenta blacK)

Sistema subtrativo de cores Modelo CMYK composto pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (Cyan, Magenta, Yellow e blacK) modelo subtrativo porque suas cores subtraem da luz branca sua cor o subconjunto do sistema de coordenadas cartesianas é o mesmo que o RGB, exceto pelo branco (luz total) que está na origem do sistema

Sistema subtrativo de cores Utilizado em dispositivos de impressão, depositando pigmentos coloridos sobre o papel a cor ciano subtrai vermelho da luz branca refletida (ciano é branco menos o vermelho) o magenta absorve o verde (ele é vermelho mais azul) o amarelo absorve o azul (ele é vermelho mais verde) uma superfície coberta com ciano e amarelo absorve vermelho e azul refletindo apenas verde

Sistema CMYK (Cyan Magenta Yellow blacK)

Sistema HTML (#RRGGBB)

Sistema HSV (Hue Saturation Value)

Sistema Crayon

Harmonia das Cores Cores complementares A cor complementar de uma cor quente é uma cor fria e vice-versa colocar uma cor junto com a sua complementar ocasionará a harmonia. Exemplo: uma rosa em um roseiral destaca-se mais entre as folhas verdes do que isolada Amarelo AM Azul AZ Vermelho VM

Harmonia das Cores Cores Complementares: Vermelho - Ciano (azul piscina) Verde - Magenta (lilás) Azul - Amarelo Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV Verde VD Azul-Verde Azul AZ Azul-Violeta Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja-Vermelho LV 32

Harmonia das Cores Harmonia das cores análogas ou vizinhas: quando emprega-se uma cor e suas vizinhas ou apenas uma delas. Ex.: laranja com o vermelho e amarelo ou só com o vermelho ou só com o amarelo. É recomendável colorir a superfície maior com a cor mais clara Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV

Harmonia das Cores Amarelo AM Harmonia monocromática ou de cor dominante: consiste em usar somente uma cor e aplicá-la pura e em vários tons, claros e escuros ou empregados em conjunto Em qualquer harmonia pode-se usar pura, uma cor neutra, obtendo-se realce no emprego do preto e branco O preto e o branco puros permitem a realização de harmonia de contraste