PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Encontro Anual de Autoridades Locais
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
HISTÓRICO DA AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Secretário Nacional de Juventude
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
II Conferência Estadual de Saúde Mental
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Educação Permanente em Saúde :
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Futuro do CFES Proposta para debate.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Uma nova metodologia para uma nova escola
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
PROJETO: “DE VOLTA PRA CASA”
Quem somos A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres é um organismo do governo municipal que visa propor, elaborar, articular, acompanhar e desenvolver.
MERCOSUL E PAÍSES ASSOCIADOS INICIATIVA
Cidadania Indicadores da.
UMA PARCERIA.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Orçamento Participativo, vem sendo importante instrumento de participação popular na gestão dos recursos públicos em nossa cidade. Através dele, tem sido.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Contexto de atuação do CME
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sabará Recife, abril de 2007.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Projeto de formação: Relações de gênero e violência
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Atuação dos agentes de Controle Social
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
26ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO 12 de novembro de 2015 Belo Horizonte - MG.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Enfretamento a Violência Sexual Infanto-juvenil nos vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte EM JEQUITINHONHA TEM PAIR.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Oficinas do PAIR- Minas Teófilo Otoni – MG. O convite: Teófilo Otoni, 10 de Agosto de Oficio Nº. 327/2009 Prezados(as) Senhores(ras) Comunicamos.
Transcrição da apresentação:

PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES CONSTRUINDO NOVA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES – CONSTRUINDO NOVA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÃO DE GÊNERO

- CIDADES IRMÃS – Pergaminho (Argentina), Milão (Itália), Contagem (Brasil). - Cidades Envolvidas na Temática de Enfretamento a Violência Contra Mulheres: * BRASIL: Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Teófilo Otoni(MG), Araraquara (SP), Santos (SP),Recife (PE). * ARGENTINA: Pergaminho, Rosário. * URUGUAI: Canelones. - Período de execução: de agosto 2010 a novembro 2011.

Objetivo geral: - Constituir grupos regionalizados para o debate acerca das questões de gênero, na perspectiva de construir e consolidar estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Desenvolvimento: Realização do Seminário de Sensibilização e Mobilização Julho/2010 Público: participantes do Programa Escola Aberta, dirigentes escolares e gestores(as) municipais. Reunião com dirigentes escolares sobre da seleção das escolas “pólo”. Processo para adesão das escolas “pólo”: Ofício Assinatura do Compromisso de Adesão

- Oito escolas selecionadas que assinaram o compromisso de adesão: Regional Eldorado: E.M. Avelino Camargos Regional Industrial: E.M. Lígia Magalhães Regional Riacho: E.M. Cândida Rosa Regional Sede: E.M. José Lucas Filho Regional Petrolândia: E.M. Prof. Hilton Rocha Regional Ressaca: E.M. Cel. Joaquim Antonio da Rocha Regional Nacional: E.M. Wancleber Pacheco Regional Vargem das Flores: E.M. Hilda Nunes dos Santos - Serão constituídos grupos de 40 participantes, garantindo a isonomia de gênero, em cada uma das oito regionais administrativas do município, com base territorial e de trabalho nas escolas “pólo” que desenvolvem o Programa Escola Aberta.

Às escolas “pólo” caberá: Os grupos serão formados por jovens, mulheres e homens, na faixa etária a partir dos 15 anos de idade, totalizando 320 participantes . A realização das oficinas será articulada com as outras atividades desenvolvidas pelo Programa Escola Aberta, durante os finais de semana, nas escolas. Às escolas “pólo” caberá: Organizar local apropriado para os encontros de formação; Acolher os(as) participantes e a equipe de formadores(as); Disponibilizar os recursos áudio-visuais (data-show, equipamento de som, dentre outros) que a escola possui e que sejam requisitados com antecedência pela equipe de formadores(as); Se manter co-responsável pelo desenvolvimento do Projeto por meio do diálogo constante com a Coordenação Municipal do Programa Escola Aberta (SEDUC), Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres (SMDC) e Coordenadoria de Educação Continuada, Alfabetização de Adultos e Diversidade (SEDUC).

Listamos, a seguir, os temas a serem desenvolvidos ao longo da formação: Os módulos das oficinas serão formatados pela empresa/instituição que executará as atividades, sob a coordenação da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres e da Coordenadoria de Educação Continuada, Alfabetização de Adultos e Diversidade, especialmente através da assessoria de gênero, sexualidade, etnia e raça. * Identidades * Direitos Humanos – história dos movimentos sociais * Construção social do gênero – movimento feminista * Masculinidades e feminilidades * Diversidade sexual * Gênero e Violências * Relações Étnico Raciais * Redes Sociais e Construção das Estratégias de Enfrentamento – 3 encontros * Ações Afirmativas e Lei Maria da Penha * Mobilização

Outros encaminhamentos: Ao final da formação, pretende-se que os grupos tenham criado estratégias locais de enfrentamento à violência contra a mulher. Outros encaminhamentos: Criação da logomarca do projeto com a participação de integrantes do Programa Escola Aberta; Readequação da alocação dos recursos do projeto para atender às demandas que surgiram a partir de seu desenvolvimento; Licitação da instituição/empresa que executará a formação; Aprovação, pela coordenação do projeto, da proposta encaminhada pela empresa executora no que diz respeito à metodologia e conteúdo.

Contatos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Coordenação do Programa Escola Aberta: 3352-5339 (Vaneide e Nelson) Email: escolaabertaparatodos@contagem.mg.gov.br CECAD: 3392-2951 (Coordenador – Anderson Cunha) Assessoria de gênero, sexualidade, etnia e raça: 3352-5405 e email: diversidade.contagem@yahoo.com.br (Juliana ou Júnior) Secretaria Municipal de Direitos e Cidadania: Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres: Gláucia Helena – 3398.9929/ ramal 8359 Email: cepom@contagem.mg.gov.br Obrigada!