Fernanda Schuchter Gatti Trabalho da disciplina de SDP – 2010/2 Prof: Lin Chih Cheng Portfolio Management in New Product Development: Lessons from the Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons from the Leaders II Ana Maria Amato Camila Coury Ribeiro Eliza Santos Abreu Fernanda Schuchter Gatti Júlia Larissa Barros Lessa Pedro Cançado Ricardo
Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações
Fundador do StageGate Product Development Process. Introdução Sobre os autores Sobre os autores Sobre os autores Sobre os autores 3 Dr. Robert G. Cooper: Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Fundador do StageGate Product Development Process. Possui mais de 90 publicações de artigos e 7 livros acadêmicos. Entre eles o best-seller Winning at New Products, 3ª Edição. É um dos mais mais influentes pensadores sobre a inovação em empresas no mundo de hoje. Fonte: http://www.stage-gate.com/aboutus_ourfounders.php
Diretor do Product Development Institute. Introdução Sobre os autores Sobre os autores Sobre os autores Sobre os autores 4 Scott J Edgett : Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Diretor do Product Development Institute. Publicou mais de 60 artigos. Conduziu seminários e projetos de consultorias na Europa e América do Norte. É pioneiro em gerenciamento de portfólio para inovação de produtos. É diretor executivo e co-fundador junto ao dr. Cooper do Product Development Institute e também da Stage-Gate International. Fonte: http://www.stage-gate.com/aboutus_ourfounders.php
Introdução Sobre os autores Sobre os autores Sobre os autores 5 Elko J. Kleinschmidt Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Especialista no processo de desenvolvimento de novos produtos, no gerenciamento de portfólio de novos produtos e os fatores de sucesso dos programas de desenvolvimento de novos produtos. Possui mais de 50 publicações. A mais recente é o livro Portfolio Management for New Products ( com R.G. Cooper e S.J. Edjet) Fonte: http://www.degroote.mcmaster.ca/faculty/profiles/KElko.html
Gestão de Portfólio das empresas Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores Sobre os autores 6 Gestão de Portfólio das empresas Marketing
Gerenciamento do Porfólio Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores Sobre os autores Gerenciamento do Porfólio 7 Objetivo do artigo é responder a pergunta: Como uma empresa deve investir seu recursos para a produção de novos produtos em relação às várias oportunidades que possuem para alcançar os objetivos da empresa em relação aos seus novos produtos? Projeto A Projeto B Projeto C Projeto D Fonte: http://www.investopedia.com/terms/p/portfoliomanagement.asp
Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores 8 What Does Portfolio Management Mean? The art and science of making decisions about investment mix and policy, matching investments to objectives, asset allocation for individuals and institutions, and balancing risk against. performance. Portfolio management is all about strengths, weaknesses, opportunities and threats in the choice of debt vs. equity, domestic vs. international, growth vs. safety, and many other tradeoffs encountered in the attempt to maximize return at a given appetite for risk. Fonte: http://www.investopedia.com/terms/p/portfoliomanagement.asp
Metodologia de Pesquisa Introdução Sobre os autores Sobre os autores Metodologia de Pesquisa Sobre os autores 9 O artigo reporta os resultados de uma investigação exploratória de práticas de gestão de portfólio Natureza da pesquisa: Básica ou Aplicada? Abordagem: Quantitativa ou Qualitativa? Objetivos: Exploratória, descritiva ou explanatória? Métodos: Pesquisa experimental, Survey, Estudo de caso, Pesquisa Ação ou Pesquisa Bibliográfica? Fonte: http://www.marco.eng.br/metodologia/aulas/aula-03-metodospesquisa.pdf
Introdução Sobre os autores Sobre os autores Sobre os autores Metodologia de Pesquisa Sobre os autores 10 Como o estudo foi feito: Foram realizadas entrevistas em 35 empresas líderes em várias segmentos. Destas, 5 foram alvo de uma pesquisa mais aprofundada e detalhada. As empresas foram escolhidas de acordo com a experiência, competência e capacidade de fornecer informações relativas ao estudo. Durante as entrevistas foram investigados os detalhes das abordagens do desenvolvimento de produtos e problemas enfrentadas pelas empresas. São elas: Chemical Company (Hoechst) Industrial material supplier (English China Clay) High-technology materials producer Royal Bank of Canada Consummer goods company (Reckitt & Colman, U.K)
Metodologia de Pesquisa Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Metodologia de Pesquisa Embasamento teórico 11 Fonte: http://www.marco.eng.br/metodologia/aulas/aula-03-metodospesquisa.pdf
12 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 13 Gestão de Portfólio Maximização do Valor do Portfólio Balanceamento do Portfólio Alinhamento Estratégico
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 14 Gestão de Portfólio Maximização do Valor do Portfólio Balanceamento do Portfólio Alinhamento Estratégico
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 15 1. Não Reflete a Estratégia da Empresa
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 16 Não Reflete a Estratégia da Empresa Qualidade Pobre Fraco Baixa Fatia do Mercado Impróprio para comercialização
X PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 17 Não Reflete a Estratégia da Empresa Qualidade Pobre Túnel, Não funil. X
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 18 Não Reflete a Estratégia da Empresa Qualidade Pobre Túnel, Não funil. Go/ Kill Decisions
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 19 Não Reflete a Estratégia da Empresa Qualidade Pobre Túnel, Não funil. Go/ Kill Decisions Recursos Escassos
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 20 Não Reflete a Estratégia da Empresa Qualidade Pobre Túnel, Não funil. Go/ Kill Decisions Recursos Escassos Trivialiazação do desenvolvimento de produtos.
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 21
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 22
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 23
PM in NPD – Lessons from the Leaders I E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. Maximizando o valor do portfólio E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. 24
PM in NPD – Lessons from the Leaders I E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. Maximizando o valor do portfólio E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. 25
PM in NPD – Lessons from the Leaders I E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. Maximizando o valor do portfólio E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. 26
PM in NPD – Lessons from the Leaders I E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. Maximizando o valor do portfólio E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. 27
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 28 Grande Fraqueza:
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 29
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 30
PM in NPD – Lessons from the Leaders I E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. Balanceando o Portfólio E.C.V. P.I. D.R.O.L. S.M. 31
PM in NPD – Lessons from the Leaders I Continuação 32
33 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações
PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Considerações Finais O processo de gerenciamento de portfólio 34
35 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações
Sobre os autores Sobre os autores Sobre os autores Sobre os autores 36