Seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, 24 outubro 2013 Entidades Organizadoras:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
Advertisements

O Projeto.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
PROJECTO CONVERGÊNCIAS – COMUNICAR PARA VALORIZAR Data início – 14/09/2002 Data fim – 31/12/2004.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Workshop Deão, Viana do Castelo, 9 e 10 de Dezembro 2011
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
A Responsabilidade Corporativa Natura
ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
ENERGIA COM VIDA.
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Desenvolvimento Comunitário
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
TERRAS ALTAS DE PORTUGAL Estratégia Conjunta para a Internacionalização das Empresas 09| Abril| 2014 | 14H30 NERBA-Associação Empresarial.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
Lisboa, a 19 de Outubro.
Contributo para a Democracia IMSI16 Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Num contexto particular...
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Aprender e Inovar Com TIC: Propostas e Desafios 1º Seminário 14 Março 2011 Lisboa.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Diagnóstico do Órgão Gestor da Educação Municipal (OGEM) Oneide Ferraz Alves.
Workshop de encerramento 19 de setembro de 2013, 15h00 Sede da Open Space Viana do Castelo.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR MAIS IGUALDADE (S) II: Plano Municipal para a Igualdade Dimensão Externa Vieira, C. 1; Sousa Santos, F1; Loureiro, H 1 1 –
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
DESAFIOS EMERGENTES DAS ENTIDADES DE CLASSE DA ENGENHARIA.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
O PROJECTO GALILEO AS TIC E O DESENVOLVIMENTO No período pós-2005, a Comissão Europeia promoveu a iniciativa i2010 (destaca a importância.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
PARCERIAS PELA IGUALDADE DE GÉNERO: Resultados Alcançados e Próximos Passos Conferência Internacional do PT07 PARTNERING UP FOR GENDER EQUALITY: Achievements.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
1 IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO! Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género.
As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são aglomerações urbanas de grande dinamismo e polarizadoras do desenvolvimento regional e nacional.
Divisões territoriais de Portugal
Transcrição da apresentação:

Seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, 24 outubro 2013 Entidades Organizadoras:

Como chegamos aqui?

(3 projetos regionais) Parceiro Convidado: Financiado por: POPH – Programa Operacional de Potencial Humano Eixo 7 – Igualdade de Género 7.3. Apoio Técnico às Organizações não Governamentais Finalidade: Enraizar princípios de Cidadania e IG na cultura organizacional da Rede Animar e nas comunidades com quem estas trabalham, promovendo estratégias de mudança Diagnóstico Organizacional na perspetiva da IG + Workshops “Embriões de” Planos para a Igualdade Dia Municipal para a Igualdade Rede de Conselheiros/as (42 pessoas)

Page  4 Dia Municipal para a Igualdade – Alguns Resultados… ( 24 OUTUBRO – 2010 a 2012  Comemoração do domínio do Desenvolvimento e da Inovação, como sejam celebrações: Dia da Organização das Nações Unidas | Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento | Dia Europeu da Justiça Civil | Dia Nacional da Cultura Cientifica  Foi institucionalizada a comemoração neste dia como medida do PNI – Plano Nacional para a Igualdade lançado em ações22 ações12 ações 6337 pessoas 47 entidades 31 municípios 25 entidades 14 municípios 17 entidades 6 municípios

Page  5 Reforçar o dia 24 de outubro com iniciativas da Sociedade Civil Acreditando nesta iniciativa, a Animar sentiu que em 2013 se deveria dar um salto qualitativo do ponto de vista da organização, tornando este processo mais coletivo, sendo que para tal desafiou um conjunto de organizações nacionais a associarem-se a esta comemoração. Assim, todo o processo ganhou uma outra dimensão, quer em termos de parceria nacional, quer potenciando um inter-relacionamento das organizações à escala local em torno deste objetivo comum, tornando-a uma verdadeira iniciativa cidadã.

Page  – Com um país em plena atividade para promoção da igualdade Número Total de Iniciativas 31 Número de Concelhos Envolvidos 25 Número de Entidades Envolvidas Diretamente na Organização Local de uma Iniciativa 102

Page  7 REGIÃO NORTE – 4 INICIATIVAS (Montalegre, Viana do Castelo, Braga e Porto)

Page  8 REGIÃO CENTRO – 11 INICIATIVAS (Viseu, Guarda, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Poiares, Lousã, Coimbra, Alcanena, Constância, Óbidos)

Page  9 REGIÃO Lisboa e Vale do Tejo – 9 INICIATIVAS (Lisboa, Vila Franca de Xira, Cascais, Barreiro)

Page  10 REGIÃO ALENTEJO/ALGARVE – 7 INICIATIVAS (Arraiolos, Serpa, Odemira, Grândola, Almodôvar, Tavira

VALORES QUE DEVEMOS DEFENDER PELA IGUALDADE E PELO DESENVOLVIMENTO NOS TEMPOS DE CRISE ATUAL. Cidadania Igualdade de Oportunidades Democracia paritária / organizacional Participação Transparência de Gestão Conciliação da Vida Profissional / Familiar Equidade Justiça social Respeito pela Dignidade