Metodologia para quem quer aprender

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A Difícil Arte de Ensinar
Mostra de Arte Como acessar o conteúdo do Mostra de arte 2009:
O livro didático de ciências
Líder x Liderado Silvio Dobelin.
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Estudos Orientados TI Aula 1 – 2014/1
IDENTIDADE VIRTUAL.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Integração :
AULA 03. Em toda investigação jurídica três fatores concorrem diretamente para a elaboração do trabalho científico: O estudante investigador Os meios.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Aprender a aprender na Universidade
Empreendedorismo pode ser aprendido
A relação Professor/ Aluno
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Prof. jose PLANEJAMENTO.
ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
GED – NTE REGIONAL CAMPO GRANDE /MS
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Pedro Demo.
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
ARTE DE ESTUDAR Segundo Pedro Demo
Gm consultoria treinando você para o futuro
NTE REGIONAL E SCOLA J OSÉ S ERAFIM R IBEIRO JARAGUARI MS PROGETEC RONAN IVO DE SOUZA.
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Outubro/2006. Professores das Escolas Estaduais e Multiplicadores do NTE do Município de Dourados-MS Outubro/2006.
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Terenos/MS Progetec: Nayane Mertens Prof. Multiplicadora: Mercedes Goulart Sampaio.
PESQUISA EM BIBLIOTECONOMIA O QUE É UMA PESQUISA
ESTUDO VIRTUAL ALLAN CARVALHO ROCHA E.E ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Metodologia para quem quer aprender
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
EDUARDO BATISTA AMORIM
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
ESCOLA ESTADUAL DELFINA NOGUEIRA DE SOUZA NOVA ALVORADA DO SUL - MS PROGETEC: ADILSON SANCHES GED – TEMA 25 Multiplicadora : Marília Nacfur.
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
E. E. PROFESSORA CATARINA DE ABREU PROGETEC: Charlaine Pereira Volpato Sidrolândia - MS.
NOVA ALVORADA DO SUL – MSNOVA ALVORADA DO SUL – MS E. E. DELFINA N. DE SOUZA – EXTENSÃO PANA PROGETEC: APARECIDO RODRIGUES SANTANA MULTIPLICADORA: MARÍLIA.
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
SIDROLÂNDIA - MS E E KOPENOIT PROFESSSOR LUCIO DIAS Progetec: Eliziel Gabriel Campos Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED – NTE REGIONAL Tema 25.
Ideologia Karl Marx. Acadêmicos: Cleverson Boschetti José Eduardo Ferla Juliano Giachini Richard Henkel.
Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Tema 22: Metodologia para quem quer aprender Cap. 1. Autor: Pedro Demo PROGETEC Raul Nunes Grupo 1 E.E. Ernesto Solon Borges Bandeirantes MS.
A Arte de Estudar e Aprender PROGETEC: Eliane Neves Bandeirantes - MS
Transcrição da apresentação:

Metodologia para quem quer aprender ARTE DE ESTUDAR – Pedro Demo

GED – NTE REGIONAL E. E. PROFESSORA CATARINA DE ABREU SIDROLÂNDIA – MS PROGETEC: Charlaine Volpato MULTIPLICADORA: Mercedes Goulart

ESTUDAR É MEMORIZAR? O ato de estudar ultrapassa a expectativa de memorização, pois implica criatividade – algo indisciplinado, disruptivo, não rotineiro. Arte é liberdade.

MOTIVAÇÃO IMPLICA PRAZER? O prazer imediato contenta-se com recompensas materiais passageiras e superficiais. O prazer profundo busca satisfação de teor imaterial, de longo prazo que fique para toda a vida.

É FUNDAMENTAL SABER MOTIVAR O ALUNO. RAZÕES PARA MOTIVAÇÃO: 1º O professor ser estudioso. 2º Informações mais concretas. 3º Convencer o aluno a apreciação do assunto, gostar do que se faz ainda é a melhor idéia.

Pesquisar x elaborar = reconstruir A pesquisa requer qualidade acadêmica. Questionamento reconstrutivo – desconstruir para construir. Elaborar requer qualidade de autor, autonomia de ideias, propostas próprias.