FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE
SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE CURSOS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
I. Necessidade do Estudo ESDE/ESME
Dinamização da Campanha Permanente
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Essa é minha escola.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Gestão Competente da Escola Pública
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Documento de Aparecida
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
Visão “ Promover, apoiar e fortalecer o Movimento Espírita do Rio Grande do Sul na busca da eficácia e da melhoria da qualidade na tarefa de difusão do.
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pastoral da Educação e da Cultura
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
União Das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo
“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.
Apresentação da Síntese do Trabalho
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Atuação dos agentes de Controle Social
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO
O CENTRO ESPÍRITA O que é Centro Espírita
Sexualidade na Escola.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO Coordenação da Infância e Juventude

MISSÃO DA CIJ / FEEMT "Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celestial" ( Mateus 5, 48). A CIJ/FEEMT tem por meta estabelecer linhas mestras relativas à educação, especialmente à Evangelização Espírita infanto-juvenil, capazes de orientar Evangelizandos e Evangelizadores, no rumo do seu aperfeiçoamento moral, ético, afetivo, intelectual e social, tendo por base o Evangelho de Jesus e a codificação Kardequiana. Procurando estimular o potencial criador e criativo, indicando caminhos para que ampliem seus pontos de vista, de tal forma que possam perceber os problemas que surjam, analisá-los e descobrir soluções. Contribuindo para a construção de uma nova era para a Humanidade propiciada pela ação transformadora que caracteriza a mensagem cristã-espírita.

OBJETIVOS GERAIS Promover a união e a unificação do Movimento Espírita na área da evangelização espírita infanto-juvenil; Incentivar e orientar a criação e o funcionamento de escolas de evangelização espírita infanto-juvenil nas Instituições Espíritas do Estado de Mato Grosso; Esclarecer as Instituições Espíritas quanto a importância da evangelização, da sua divulgação e do envolvimento da família nesse processo; Incentivar a adoção do Currículo da FEB nas Instituições Espíritas do Estado de Mato Grosso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver programas de estudo e cursos para o aperfeiçoamento contínuo dos trabalhadores dessa área nos aspectos doutrinários e técnico-pedagógicos; Intensificar orientações junto às diretorias dos Centros Espíritas quanto a importância da integração dos jovens nas atividades da Casa; Proporcionar aos evangelizadores e jovens oportunidades de participação efetiva nos trabalhos da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, despertando o seu interesse pela causa da unificação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Representar o Estado de Mato Grosso junto ao Movimento Espírita Nacional, na área da evangelização espírita infanto-juvenil e participar efetivamente dos esforços de unificação do Movimento espírita do Brasil Estabelecer e aprimorar canais de comunicação entre a CIJ e as demais instâncias da FEEMT, permitindo a criação de espaço relacional, onde devem ser construídos laços de amizade, solidariedade e de cooperação.

METAS 1- Dinamização da Campanha Permanente de Evangelização Infanto-Juvenil: Reuniões públicas Palestras Cartazes Mensagens Biblioteca c/ livros infantis

METAS 2- Capacitação de Evangelizadores Programa de Formação Continuada: “O EVANGELIZADOR E SEU COMPROMISSO COM A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA”

Conteúdo Programático Evangelização Espírita Infanto-Juvenil Fundamentos filosóficos, psicológicos e doutrinários Por que e para que evangelizar. Importância da evangelização espírita. Fidelidade doutrinária. Importância do conhecimento espírita. Relacionamento Evangelizador/ Evangelizando. O Evangelizador e suas funções pedagógicas. Condições necessárias para o exercício da tarefa. Importância da relação empática entre o Evangelizador e o Evangelizando na prática pedagógica. O papel do Evangelizador na direção de Classe. (Manejo de Classe)

Conteúdo Programático Doutrina Espírita e Evangelho: importância. O conhecimento da existência de Deus e da criação Divina. O processo evolutivo: matéria; espírito. O pensamento, a consciência e a liberdade. A consciência e a idéia de felicidade. A prece como força vitalizadora. Mecanismos de transmissão do pensamento. Prece: energia e poder. Equilíbrio e prece. Prece e renovação A importância do Decálogo como farol da humanidade e como base da Revelação Cristã. O Decálogo, sendo um repositório precioso de orientação da conduta equilibrada. Atualidade do Decálogo. Caráter divino dos dez mandamentos, como base para a Revelação Cristã.

Conteúdo Programático O Evangelizador e a vivência da moral cristã, como recurso capaz de renovar o mundo. A pedagogia de Jesus Jesus, o mestre e modelo “O Sermão da Montanha” e o cultivo das virtudes que proporcionam o progresso espiritual. Os 500 da Galiléia (missão e propagação da mensagem cristã). O Evangelizador e a descoberta da sua realidade espiritual por meio do conhecimento e da prática dos princípios básicos do Espiritismo. Caráter da Revelação Espírita. Origem e natureza dos Espíritos. O homem encarnado: reencarnação e a lei de causa e efeito. Pluralidade das existências.

Conteúdo Programático A ação didática na Evangelização. O planejamento didático: vantagens e características Componentes do planejamento. Análise e aplicação de planos de aula. Características de um bom plano de ensino. O Currículo de Evangelização Espírita O currículo para E.E.E.I.J – DIJ-FEB. Fundamentação Os objetivos Os conteúdos Metodologia Avaliação

Conteúdo Programático Procedimentos de Ensino Técnicas de ensino-aprendizagem: adequação, escolha e vivência de algumas técnicas de ensino. O uso psicopedagógico dos jogos (competitivos e cooperativos) no processo de aprendizagem (recreação). Recursos de ensino: importância, adequação e utilização de alguns tipos de recursos. Material didático. Recurso áudio-visual. A biblioteca como recurso para a aprendizagem. Literatura Infanto-Juvenil Importância e características da história e sua adequação à clientela. Critérios para a escolha de obras literárias. Como contar histórias Como explorar didaticamente as histórias. Poesias

Conteúdo Programático Aulas práticas para a infância e juventude. Aula simulada Análise crítica da aula apresentada, relacionando técnicas e recursos utilizados. Análise da relação existente entre objetivos e avaliação. Análise do resultado dos trabalhos: Avaliação. Conceitos, características e tipos de avaliação. Utilização dos resultados da avaliação. Organização e Funcionamento da CIJ. Organização: setores e atribuições Funcionamento: planejamento, horários, programas, atividades, etc. Dinamização das atividades

Conteúdo Programático Atividades artísticas na Evangelização. Arte, espiritismo e educação Teatro: objetivos, escolha do gênero e conteúdos. A criança e o teatro de fantoches A função do teatro na Evangelização O teatro e suas diversidades Jogos dramáticos Música: Metodologia para o ensino da música. Coral infantil Coral juvenil Artes Plásticas: exercício da energia criadora. Técnicas. Pintura Modelagem Dobraduras Recorte e colagem Montagens

Conteúdo Programático Etapas do desenvolvimento Infanto-Juvenil. Fases do desenvolvimento psicológico. Interesses e necessidades de cada fase. Atividades de acordo com as fases.

METAS 3- Currículo para escolas de Evangelização

METAS 4- Evangelização e Família

METAS 5- Avaliação

Projetos Projeto Jovem que Faz – jovem trabalhador espírita Torta com Arte Encontro da Arte Conjemat FECES

Setor de Apoio Pedagógico Objetivos Auxiliar o evangelizador, bem como os demais colaboradores da evangelização, em suas tarefas de planejamento, desenvolvimento e avaliação. Prestar assessoria técnica aos trabalhadores da Evangelização, procurando suprir as dificuldades psicopedagógicas que ocorram no decorrer da tarefa e promover ações eficazes que garantam a qualidade da Evangelização da Criança e do Jovem na Casa Espírita.