Tipos de Comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem Corporal.
Advertisements

Dicas da Comunicação Eficaz
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Técnicas de Apresentação
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
HUMANIZA CEPAC.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Cortesia ao Telefone.
O Poder da Comunicação.
Uso e normas da língua Linguagem
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Como atender bem o público
Educação Visual e Tecnológica
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
O que é Comunicação?.
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
FALAR EM PÚBLICO.
A Teologia da Comunicação
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Interpretando as Escrituras Sagradas
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
Linguagem Corporal – Significado dos Gestos
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Educação Visual e Tecnológica
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
1.3 Comunicação e indivíduo
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ATITUDES DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL NO AMBIENTE DE TRABALHO – 21 HORAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
Como Falar Bem em Público
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Lojas de Informática & eletrônicos
Gestão de Liderança TALENTOS HUMANOS Comunicação
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Técnicas de Apresentação
Conceitos Introdutórios
Como se comunicar em seminários
Aprendizagem: Um olhar em movimento
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Elementos básicos da linguagem
Emoções e afectos Psicologia, 12º ano.
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
A COMUNICAÇÃO.
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 1. Comunicação O ser humano é um ser eminentemente social. A palavra COMUNICAR deriva do latim communicare, que significa “"partilhar,
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL FEED-BACK
Transcrição da apresentação:

Tipos de Comunicação

Tipos de Comunicação A Comunicação não se realiza apenas entre os homens, mas é típica da espécie humana. No entanto, há muitos outros meios de que o homem se serve para comunicar ideias. Todos os sinais, além das palavras, que se empregam para indicar sentimentos e atitudes – expressões faciais, gestos corporais, sons diversos – são excelentes meios de comunicação. O seu emprego associado à palavra, é normalmente, muito eficaz para transmitir a intenção do comunicado.

Comunicação Verbal “Aquilo que se diz”: expressão de ideias, desejos, opiniões, crenças, valores, etc.

Comunicação Verbal Verbal escrita Livros. Cartazes. Jornais. Cartas. Telegramas, etc… Verbal oral Diálogo entre duas pessoas. Rádio. TV. Telefone, etc…

Comunicação Não Verbal A comunicação não verbal processa-se através dos gestos, das posturas, das expressões faciais , das utilizações da voz e do silêncio , do vestuário, dos objectos de que nos fazemos cercar, da relação que estabelecemos, quer com esses objectos, quer entre nós . Todas estas formas de linguagens não verbais exprimem e comunicam ideias, sentimentos e emoções, acompanham, reforçam e chegam a substituir a linguagem verbal, delineando significações e conferindo uma vivência mais profunda e autentica à comunicação.

Comunicação Não Verbal Podemos cessar a comunicação verbal, simplesmente, não a utilizando .Ao contrário da comunicação verbal que se faz por intermédio de signos discretos, a comunicação não verbal é contínua e ininterrupta. O que significa que não podemos nunca impedir a comunicação não verbal, mesmo que não seja deliberada e intencional.

Comunicação Não Verbal Postura Espaço Interpessoal Gesticulação Expressão Facial / Sorriso Contacto Visual

Gestos Acompanham a linguagem falada e reforçam a mensagem verbal. Os gestos são aprendidos e estão limitados pela sociedade e cultura onde estamos inseridos. Aprendemos a utilizar um código gestual e interpretamo-lo. Ajudam a interpretar o conteúdo das comunicações, definir os papeis e os desempenhos sociais.

Postura A forma como nos posicionamos transmite aos outros se estamos interessados em estabelecer contacto ou se estamos interessados no que eles têm para dizer Ex: braços ou pernas cruzadas para longe do outro indicam desinteresse Uma postura corporal aberta indica relaxamento e interesse num contacto mais próximo

Expressões Faciais Quando comunicamos o nosso corpo também fala. As nossas expressões faciais comunicam os nossos sentimentos, emoções e reacções, intencionalmente ou não. Através da nossa expressão facial podemos postar respeito ou desrespeito para com os outros.

Contacto Visual É algo muito potente. A sua ausência é entendida como desonestidade, ansiedade ou desinteresse. É também uma oportunidade perdida da nossa parte, pois não conseguimos aperceber-nos das reacções do outro. Em contrapartida, quando fazemos contacto visual transmitimos interesse. Olhar os outros nos olhos também nos permite, saber do seu interesse em nós ou em algo que estão a observar.

Silêncios Fazem parte integrante da comunicação Bastante frequentes nas relações interpessoais Embaraçosos Criam um vazio nas relações afectando-as Momento de profunda troca de emoções e sentimentos Fundamentais, porque para escutar o outro é preciso estar em silencio

Toque Abraço – muitas vezes intimida pelo medo de não ser correspondido Garner (1997) aconselha a resolver este problema através de um aperto de mão, onde colocamos a nossa mão esquerda no ombro direito da pessoa a quem apertamos a mão. Na grande maioria das vezes a outra pessoa irá estender o seu braço esquerdo para nós e abraçar-nos.

Acenar com a cabeça Permite-nos transmitir aos outros que estamos a compreender aquilo que estão a dizer e incentiva-os a continuar. Existem algumas pessoas que não usam esta linguagem gestual, transmitindo uma mensagem de discordância, desinteresse ou confusão relativamente ao assunto.

Sorrir Os três principais tipos de sorriso , segundo Lambert, são: Sorriso Simples - com os lábios fechados e para cima nos cantos – quando sorri para si mesma Sorriso para Cima – com os lábios para cima nos cantos e aberto – quando sorrimos para outra pessoa Sorriso Largo - com os lábios para cima e com os dentes claramente à mostra – quando nos estamos a divertir

Roupa e Adornos A maneira como nos vestimos comunica algo aos outros, não só através das cores (alegres, garridas ou escuras), mas através dos tecidos e do corte utilizado. Ex: uniformes - através deles sabemos o papel desempenhado pelo sujeito

Tempo É necessário conhecer em relação a cada sociedade ou cultura, a sua percepção do tempo, porque o modo como este é vivido afecta a comunicação interpessoal.