Sistema Financeiro Cidadão Marcel Barros Secretário Geral da Contraf-CUT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Custo de Crédito 25 de Agosto/ 2011 Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos.
Advertisements

Reforma Tributária Vagner Freitas 50/04/2011 Rio Grande do Norte.
Transparência e auditoria das dívidas: condição para a Nova Arquitetura Financeira Internacional Simposio Internacional: "Construyendo una Nueva Arquitectura.
Brasília, março de 2009 A crise internacional e repercussões: situação brasileira em março de 2009 Jorge Abrahão de Castro IPEA.
Aquisição do BEG Dezembro 2001.
1 Banco do Brasil 2004 Relações com Investidores BANCO DO BRASIL Divulgação do Resultado 2004 Teleconferência com Analistas.
Werson Rêgo Blue Tree Park – DF Junho de 2008
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
ESTUDO SOBRE A APURAÇÃO DO SPREAD E VALOR ADICIONADO Instituições Financeiras Bancárias Brasileiras SP, 15/02/06 FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS FUNDAÇÃO.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
Departamento de Supervisão Indireta
ELSON
Projeto Regulamentação do Artigo 192 da Constituição Federal
Novos Desafios da venda de Seguros Massificados no Brasil
Fundap – Grupo de Conjuntura Crédito no 1º semestre de 2009: a força dos bancos públicos.
Avaliando Títulos de Dívida
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS:
TÉCNICA DE BALANÇOS SUCESSIVOS Operações do mês de março da Comercial Zás Trás: 1) Constituição do Capital Social, no valor de $ , em dinheiro.
POLÍTICA DE CRÉDITO E REGULAÇÃO DO SETOR BANCÁRIO
Indicadores do Mercado
Banco do Povo Paulista Maio, 2010.
Correspondentes no País Desafios para aprimorar a inclusão financeira.
Renda até 2 SM.
Política de Desenvolvimento Produtivo Estímulos ao investimento, inovação, exportações e MPEs 29/06/2009.
Pesquisa: “O Papel do CRO no Brasil”
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
3. 5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES CONTÁBEIS
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
Caso 3 – política fiscal e monetária
Indicadores do Mercado
CONSÓRCIOS COM 01 MENSALIDADE GRÁTIS: A Clamer & Mendonça Seguros, buscando atender todas as necessidades dos seus clientes, acaba de firmar parceira com.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
BRASIL 2010 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DA RENDA.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
A economia levada a sério
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Mercado Financeiro e de Capitais
CONCLUSÕES COOPERATIVAS CORRESPON- DENTES NO PAÍS CORRESPON- DENTES NO PAÍS MICROCRÉDITO MICROFINANÇAS INTRODUÇÃO 1 Realidade atual e tendências das microfinanças.
F ó rum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Comitê Temático Investimento e Financiamento Abril/08.
Paulo Bernardo Dezembro
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
Receita Federal Ministério da Fazenda Brasília – Fevereiro, 2008 Carga Tributária no Brasil 2009 Brasília DF – Agosto 2010 Análise por Tributo e Bases.
Matemática Financeira
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Fundamentos de Economia
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Sistema Financeiro Nacional
Brasília, 10 e 11 de julho de Conjuntura econômica e negociações coletivas 5º Congresso dos Bancários de Brasília/DF.
Mercado Financeiro: noções
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
A CAIXA e o Sistema Financeiro Nacional Audiência Pública na Câmara do Deputados
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 5.
POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social 02 de setembro de 2004 Jorge Gerdau Johannpeter.
Transcrição da apresentação:

Sistema Financeiro Cidadão Marcel Barros Secretário Geral da Contraf-CUT

O Sistema Financeiro que temos Características: Altamente concentrado, nos últimos 6 anos os 5 maiores bancos ampliaram sua participação nos ativos de 59% para 82%, no total de crédito de 59% para 80% e no patrimônio do setor de 52% para 70%. Possui altas taxas de juros aos clientes, devido a alta taxa básica (selic) e grande spread.

O Sistema Financeiro que temos Características: Problema com destinação do crédito: No Brasil parte considerável do crédito é utilizada em atividades especulativas ao invés de ser direcionado prioritariamente ao crescimento econômico, geração de emprego e renda. A participação do crédito na economia está em 46% do PIB um patamar ainda baixo em comparação com outros paises e da necessidade do país. Grande parte dos ativos está aplicado em títulos do tesouro (bolsa banqueiro)

O Sistema Financeiro que temos Características: A maioria dos ativos do banco não são destinados ao crédito OPERAÇÕES DE CRÉDITO / ATIVO TOTAL Dezembro Banco do Brasil37,61%39,64% Caixa Econômica Federal33,84%41,10% Bradesco31,10%31,04% Itaú Unibanco36,48%36,39% Santander27,87%29,67% HSBC33,03%32,55% Total33,86%35,57%

O Sistema Financeiro que temos Características: Recursos captados em regiões mais pobres são transferidas para regiões mais ricas do país, intensificando as desigualdades regionais. Relação depósitos/operações de crédito

O Sistema Financeiro que temos Estudo divulgado pelo IPEA em meados de 2009 mostra a diferença de juros praticados no Brasil e em outro países

O Sistema Financeiro que temos Características: Grande aumento da receita de prestação de serviços nos últimos anos ao mesmo tempo em que aumenta o auto-atendimento. em R$ bilhões

O Sistema Financeiro que temos Características: Bancos pagam toda folha de pagamento apenas com a receita de prestação de serviços.

O Sistema Financeiro que queremos Regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal Artigo 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram.

Sistema Financeiro Nacional Principais Propostas da CONTRAF-CUT para regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal: Discutir papel do BC Destinação do crédito por áreas determinadas segundo as necessidades de desenvolvimento econômico nacional ou regional Ampliação do Conselho Monetário Nacional Exigência com relação a manutenção dos empregos a partir de qualquer incentivo ou socorro financeiro por parte do governo Formulação de mecanismos de incentivo para o desenvolvimento das microfinanças – aprofundar o debate da importância do cooperativismo e a atuação dos correspondentes bancários no país Realização da Conferência Nacional do Sistema Financeiro

Muito Obrigado!!! Marcel Barros Secretário Geral da CONTRAF-CUT