Programa Nacional de Alimentação Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO ESTADUAL DA POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PNAN 10 ANOS
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Seminário Metropolitano sobre aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar – Porto Alegre/RS.
Educação Alimentar e Nutricional no contexto das Políticas Públicas
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Direito humano a alimentação adequada
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
da Agricultura Familiar
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Região Sul Florianópolis, Outubro-2009
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional 13 de Julho de 2010 Florianópolis - Santa Catarina CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA.
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
COMPRA INSTITUCIONAL BRASÍLIA - Maio de 2013.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Educação básica de qualidade para todos
CAE.
“De tudo o que os seres humanos tem em comum, o mais comum é que precisam comer e beber” Georg Simmel.
Gerenciamento da Merenda Escolar na Esfera Municipal
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
ENCONTRO DE ASSESSORES 2011 Profª Maria Helena da Silva
 Cuiabá, 07/08/14 Agricultura Familiar na Alimentação Escolar: Diagnóstico e Desafios.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
1.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MS.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
SAÚDE PÚBLICA E NUTRIÇÃO Prof.ª: Ana Leiro Atividade de Observação sistemática (Alimentação Escolar) EQUIPE: Roquelina Cerqueira Rosa Mattos Roseli Rocha.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Débora Barroso Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Alimentação Escolar Audiência Pública Comissão de Educação e Cultura Câmara dos Deputados Renato Maluf Presidente do Consea Nacional

O Pnae sob a ótica do DHAA Avanços 1. Objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar em perspectiva histórica: 1976 1997 2010 Oferecer uma refeição que complementasse as necessidades calóricas diárias de escolares do 1º. grau e préescola da rede pública Propiciar aumento dos níveis de alimentação e nutrição da criança, garantindo um aporte alimentar que forneça 15% das necessidades nutricionais diárias, visando melhorar o aproveitamento escolar e garantir permanência do aluno na escola Atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis 2. Progressiva inclusão de sujeitos de direito: creche, à pré-escola, ao ensino fundamental, ao ensino médio, à educação de jovens e adultos e às escolas que oferecem ensino integral. Além de escolas indígenas e, mais recentemente, quilombolas.

O Pnae sob a ótica do DHAA Avanços: 3. Mudanças no Marco Legal 3.1. Somente após a redemocratização; 3.2. Destaque para a descentralização/municipalização; 3.3. Controle Social: instituição dos CAE. 3.4. Mudanças recentes (entre outras): - Normas relativas à qualidade nutricional e sanitária dos alimentos; - Papel do/a nutricionista; - Aquisição direta da agricultura familiar; - Mudanças no cardápio (consumo de frutas e hortaliças) 4. Adoção de novos valores para o repasse per capita (R$ 0,30 – R$ 0,60 – 0,90); 5. Ações de formação dos sujeitos do programa. (* Cecanes) 6. Aumento no número de pesquisas e ações de monitoramento e avaliação

PNAE no SISAN: Respeitar, promover, proteger, facilitar e prover o DHAA para os escolares, de todas as idades, nas áreas urbanas e rurais Grandes Desafios: Compra direta da Agricultura Familiar (30% é o mínimo); Aprofundamento das ações de educação alimentar e nutricional; implementação de instrumentos de exigibilidade do DHAA Enfrentamento das dificuldades logísticas na operacionalização do Programa

Fortalecimento e aprimoramento do PNAE sob a ótica do DHAA Propostas do Consea Nacional: Ajuste do valor do repasse per capita combinado com a criação de um mecanismo de reajuste automático; Adoção de instrumentos de exigibilidade do DHAA; Aprimoramento e/ou adequação da infra-estrutura escolar (especialmente no Ensino Médio); Consolidar e disseminar um sistema de monitoramento e de avaliação específico do programa; Controle Social: fortalecimento e qualificação dos CAE; Formação dos sujeitos envolvidos com o PNAE; Educação alimentar e nutricional; Ampliação dos recursos destinados a estudos intersetoriais relacionados ao PNAE; Adequar o Pnae às pessoas com necessidades alimentares especiais e culturas alimentares dos povos e comunidades tradicionais.

da Agricultura Familiar Aquisições diretas da Agricultura Familiar Propostas do Consea Nacional: Revisar o papel da DAP (dificuldade de acesso); Desenvolver uma metodologia de preços que garanta justa remuneração para os agricultores/as; Reforçar a aquisição dos alimentos de base agroecológica; Fortalecer e reformular o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Aprimoramento da Gestão do PNAE Recomendações do Consea Nacional: Valorizar o Pnae no âmbito do Ministério da Educação conferindo-lhe status condizente com o seu papel estruturante na Política Nacional de SAN. Destinar recursos orçamentários para atividades complementares ao programa; Promover a descentralização da estrutura administrativa do FNDE; Valorizar o grupo gestor do programa criado pela Portaria FNDE nº 450, de 27 de outubro de 2010, como espaço de diálogo entre governo e sociedade civil, para a tomada de decisões relativas à condução da política pública; Ampliar a equipe técnica responsável pela gestão do programa nas esferas federal, estadual e municipal; Modernizar a gestão por meio do aperfeiçoamento dos sistemas informatizados de controle técnico-administrativo.

www.presidencia.gov.br/consea Secretaria-Executiva do CONSEA Palácio do Planalto, Anexo I, Sala C2 CEP 70.150-900 – Brasília - DF Tel (61) 3411.2747 – Fax (61) 3411-2301 secret.consea@planalto.gov.br