PROPOSTA DE CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS

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Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DE CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS Wellington Della Mura Departamento de Informática da Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Bandeirantes Rodovia BR 369 Km 54 – Caixa Postal 261 – CEP 86360-000 - Bandeirantes – PR – Brasil della_mura@hotmail.com

Roteiro Site Avaliado Checklist aplicado Pontos Positivos Iguinho: http://iguinho.com.br Checklist aplicado Pontos Positivos Pontos Negativos Possíveis Soluções

Tela inicial do site

Checklist aplicado 1 - Qual a proposta pedagógica que permeia o site? Contexto de aprendizado divertido Sessões de jogos Conteúdo interativo

Checklist aplicado 2 - Proporciona um ambiente interativo entre aluno e o site? Como? Seqüência interativa Ensinar comportamentos corretos Metodologia lúdica

Checklist aplicado 3 - Permite uma fácil exploração? (seqüencial, não linear) Tudo na página inicial Com sessões Não segue seqüências para o acesso Organizado em partes lógicas Facilita o uso do mesmo

Checklist aplicado 4 - Apresenta conceitos de forma clara e correta? Informações e conceitos sobre muitas disciplinas Conjunto de jogos para cada área de conhecimento Misturador de Cores

Checklist aplicado 5 - Desperta o interesse do aluno, sem perder de vista os objetivos do site e do usuário? Despertar interesse e ser divertido Não impõe amontoados de informação Não obriga o aluno a estudar Os jogos ou similares estimulam o aluno a aprender Relógio

Checklist aplicado 6 - Oferece alternativas diversificadas para a construção das ações do aluno? Processo é focado simplesmente em jogos Faz com que o aluno realize sua ações baseado nisso

Checklist aplicado 7 - Permite que o aluno construa seu conhecimento a partir da ação-reflexão-ação? Tamagotchi

Checklist aplicado 7.1 - Tem recursos de animações? Praticamente todo o conteúdo é multimídia. Animações em flash e sons.

Checklist aplicado 7.2 - Permite o registro e a consulta das ações desenvolvidas? A única forma de registro é o envio de mensagens para o “mural”. O usuário manda um e-mail que posteriormente é mostrado no mural.

Checklist aplicado 8 - Os recursos de multimídia usados têm relevância para os objetivos do site? Sem dúvida A forma de se ensinar deve ser divertida (lúdica)

Checklist aplicado 9 - Proporciona condições de abordagem sócio-cultural que contemple aspectos regionais? Na sessão de arte e música Assuntos culturais regionais Nada específico de alguma região

Checklist aplicado 10 - É de fácil acesso? Todas as informações estão dispostas visivelmente Peca em alguns itens da usabilidade Interface simples e intuitiva

Checklist aplicado 11 - Apresenta uma visão interdisciplinar? São abordados problemas comuns doenças causadas pela má alimentação poluição e aquecimento global Combate às doenças

Checklist aplicado 12 - Apresenta parte do site com explicações sobre objetivos, conteúdos, equipe de desenvolvimento do site e sugestões metodológicas para a sua utilização? A equipe se mostra presente nas colunas e em um link “Créditos”, mas nada muito interativo.

Checklist aplicado 13 - Em relação aos demais recursos didáticos, qual o diferencial que o site apresenta? Aprendizado de coisas cotidianas e simples Artes, cultura, primeiros socorros Muita informação importante ao dia-a-dia Forma mais divertida por meio de jogos e interações mas sem ter aquele peso de estar estudando

Checklist aplicado 14 - Proporciona um ambiente de aprendizagem por descoberta? Por se tratar de jogos e outras formas de interatividade do mesmo nível O usuário deve estar atento às noções do jogo e ir aprendendo para prosseguir

Checklist aplicado 15 - Permite a integração com outros sites ou softwares? O site possui links para os outros trabalhos do autor Links para páginas com conteúdo parecido

Checklist aplicado 16 - Apresenta um ambiente lúdico e criativo? Existem jogos, por exemplo, com animais virtuais, onde a criança deve cuidar do mesmo. Dependendo do tratamento que o animal recebe ele pode ficar doente, feliz, etc. Com isso a criança pode aprender como se comportar e tem certa responsabilidade, por exemplo. Jogo Matemática

Checklist aplicado 17 - Qual o tipo de estratégia do site (jogo, tutorial, exercício- prática, autoria, outros)? Jogo. O site é todo focado em Jogos e exemplos interativos.

Checklist aplicado 18 - Liste as mídias que são utilizadas e indique em quais situações. O site é todo multimídia, abusando das animações em flash e sons até nos botões de acesso.

Checklist aplicado 19 - Tem indicação clara do público alvo a que é destinado? Não foi encontrado qual é a indicação do site Inicialmente, pensa-se em crianças de 1ª a 4ª séries Algumas sessões, como a página do Pedro, porém, mais com o intuito de diversão do que educação

Pontos Positivos O ambiente lúdico propicia um aprendizado mais rápido e divertido; A linguagem é simples e as brincadeiras não exigem muita experiência com computadores e internet; Os assuntos são abordados em forma de jogos e o aprendizado é implícito; São abordados temas do cotidiano, como aquecimento global, combate a doenças, etc.

Pontos Negativos A navegação é organizada, porém a cada link clicado uma nova janela é aberta; Não indica a faixa etária; Uma forma mais efetiva de comunicação e interação com outros usuários.

SOLUÇÕES PARA OS ELEMENTOS NEGATIVOS Problema Solução A navegação é organizada, porém a cada link clicado uma nova janela é aberta; Aplicar alguns conceitos de usabilidade; Não indica a faixa etária. Exibir a faixa etária para casa sessão. Uma forma mais efetiva de comunicação e interação com outros usuários. A inserção de um fórum, ou um painel de recados em tempo real.

CONCLUSÕES Site indicado para trabalhar com introdução à informática junto de crianças de 1ª a 4ª série. Forma interessante de proporcionar um aprendizado lúdico.