Elaboração da pesquisa científica: 4 fases

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Transcrição da apresentação:

Elaboração da pesquisa científica: 4 fases Primeira: planejamento da pesquisa. Segunda: desenvolvimento/execução da pesquisa. Terceira: redação do texto final. Quarta: exposição do trabalho.

Primeira: planejamento da pesquisa. Aqui acontecerá: 1. Escolha do tema: pré-requisitos (experiências e vivências profissionais, conhecimentos anteriores, relevância e merecimento da pesquisa. Outros fatores: recursos materiais, econômicos e pessoais). O pesquisador deve escolher um tema adequado as suas possibilidades, com material bibliográfico suficiente, disponível e atual. ELABORAÇÃO EM GRUPO

2. Delimitação do assunto: selecionar um tópico ou parte dele que desperte maior interesse para o pesquisador como para a comunidade acadêmica (tratar um aspecto com profundidade em vez de tratar todos com superficialidade). (CERVO E BERVIAN , 2002).

3. Formulação do problema: para qual se procura uma solução, isto é, a qual você busca responder!! EX: Quais são as contribuições das brincadeiras no desenvolvimento afetivo-social em crianças de 0 a 3 anos de idade? ELABORAÇÃO EM GRUPO

4. Definição dos objetos de estudo: o problema será desdobrado em outras questões a serem respondidas, que definirão os itens da revisão de literatura. EX: O que são brincadeiras? Quais as funções das brincadeiras para as crianças? Quais são as brincadeiras praticadas paras as crianças de 0 a 3 anos? Quais as características de crianças de 0 a 3 anos de idade? Como se define o aspecto afetivo-social do desenvolvimento humano? Quais são as relações entre brincadeiras e o desenvolvimento afetivo-social de crianças de 0 a 3 anos de idade? ELABORAÇÃO EM GRUPO

EX: O objetivo deste trabalho será verificar... 5. Estipulação do objetivo: atente-se ao concluir o trabalho se conseguiu atingir o objetivo. OBS: utilizar verbos no infinitivo como: diagnosticar, verificar, analisar, identificar, comprovar, comparar (...). EX: O objetivo deste trabalho será verificar... O objetivo deste trabalho será identificar e analisar... ELABORAÇÃO EM GRUPO

6. Levantamento do material bibliográfico: revistas científicas, TCC’s, dissertações e teses, livros, documentos, arquivos públicos e particulares, revistas, jornais etc. OBS: aconselha-se que o prazo da publicação não seja superior a 10 anos. ELABORAÇÃO EM GRUPO (desenvolvimento próxima aula utilizando recursos todos os recursos metodológicos).

7. Seleção da amostra (pesquisa de campo ou laboratorial): é um dos momentos mais importantes pois o pesquisador explica como e por que os sujeitos forma selecionados.

8. Técnicas para coleta de dados: Entrevista: estruturada (perguntas fixas), semi-estruturada (fixa os temas abordados no momento da entrevista), não-estruturada (comenta o assunto e deixa o entrevista falar).

Questionário: questões devem ser claras Questionário: questões devem ser claras!! Abertas (mais liberdade, porém na tabulação e análise maior dificuldade), fechada (fácil analisar, porém ocorre limitação para o entrevistado).

1. Qual é sua avaliação com relação ao tratamento? Formulário: permite ter uma amostra mais ampla, com mais informações. EX: 1. Qual é sua avaliação com relação ao tratamento? ( ) excelente ( ) ótimo ( ) bma ( )regular ( ) ruim ( )péssimo

Testes: utilizados para obter dados que permitam medir o rendimento, a frequência, a capacidade e a conduta dos grupos. Se forem padronizados o pesquisador cita o nome de quem criou o teste. Observação: utilizada quando se pretende avaliar as interações (professores/alunos, médicos/pacientes, ciente/profissional).

Segunda: desenvolvimento/execução da pesquisa. Revisão de literatura (desenvolvimento): analisar e contrapor as principais idéias dos autores consultados, salientando contradições ou semelhanças. Coleta propriamente dita: lembre-se do tempo disponível que você deve ter e cuidados com os registros.

Análise e interpretação dos dados: o pesquisador dá significado as respostas obtidas, descrevendo-as e explicando-as com base nos documentos. Tratamento dos dados: tabelas, quadros, gráficos, fornecendo melhor visualização do material. Referências.

Terceira: redação do texto final. Quarta: exposição do trabalho. Considerações finais. Introdução. Resumo/ Abstract. Quarta: exposição do trabalho.