O CADIn nasce como um projecto de cidadania de várias empresas e instituições, conscientes da sua responsabilidade social. À Logoplaste juntaram-se BCP,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

Programação - 30/05 (sábado)
Laboratório de Neurociências
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Universidade Federal de Pelotas
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
O CPVI: História e Objetivos
Ciberdependência é uma doença
Projecto Profissões Colégio Amor de Deus Inf. A 10 de Fevereiro 2011.
Qual o papel do Estado, da sociedade e, em particular, de cada um de nós na reinserção social dos indivíduos dependentes de drogas?
Transtornos da Aprendizagem
Unidade de Neuropsicologia Clínica
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Maryline Rébillon COMMENT DIRE, Paris (França).
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO
INSCRIÇÕES DATA LIMITE 18 de Fevereiro de 2008 CUSTO Empresas Associadas ANTRAMAPEF ANTRAM ou APEF : 1º - participante 35 2º e seg 15 Outros Participantes:
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Reabilitacao Geriatrica
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
LOCAL: AUDITÓRIO DA FERNAVE – AGRUPAMENTO ALFHA EB 2,3 DR. RUY D’ ANDRADE Data: 20/05/2009 (09h00-17h30) INTERVENÇÃO COM SENTIDO(S) 1º ENCONTRO DE INTERVENÇÃO.
POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
Metodologias de Intervenção Psicológica
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
Ler é Saber.
Perturbação obsessivo-compulsiva AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/ES de São Sebastião de Mértola Curso Profissional de Técnico de Apoio.
Antonio Garcia Reis Junior
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Psicopedagogo clínico
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
A Fisioterapia no NASF de Santa Luzia
Instituições mais conhecidas
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Proponho orientar o estágio de 3 orientandos na seguinte área: avaliação de desempenho (em qualquer tipo de organizações). Os orientandos deverão formular,
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
AVALIAÇÃO CINETICO-FUNCIONAL
Prefeitura Municipal de Feliz Secretaria Municipal da Saúde
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Informações Gerais: Pré-requisito: Graduação em Fonoaudiologia Inscrições: de a Documentos para inscrição: ficha de inscrição preenchida.
Localização Rua São Salvador, 1293 Abrange 5 micro-áreas.
Depressão.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA.
ESQUIZOFRENIA.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
Rastreio de Medicina Física e Reabilitação em Idade pré-escolar
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
ESQUIZOFRENIA Infantil
CRIAÇÃO DO NASF.
Centro de Estudos Dr. Itamar Alves Vianna Categoria: Cidadania na Educação Responsável: Gerência Recursos Humanos.
ESPAÇO T – Aquisição de Sede para o Espaço t. O Espaço t está neste momento a reconstruir um edifício na baixa da cidade do Porto que acolherá a futura.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Pediatria e Comunidade: um projeto de parceria na área do Neurodesenvolvimento Joana Monteiro 1, Rosário Pinho 2, Ana Barbosa 1, Virgínia Monteiro 1 1.
Transcrição da apresentação:

O CADIn nasce como um projecto de cidadania de várias empresas e instituições, conscientes da sua responsabilidade social. À Logoplaste juntaram-se BCP, BPI, CGD, Capgemini Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Huguette e Marcel de Botton, Fundação Oriente, Fundação Stanley Ho e Galp Energia, entre outras participações. O CADIn é uma instituição privada, sem fins lucrativos e à qual foi atribuído o estatuto de IPSS. Serviços No CADIn encontram-se especialistas no diagnóstico e tratamento das perturbações do desenvolvimento, comportamento e sociabilização, bem como das disfunções neurológicas de qualquer tipo. Os serviços prestados pelo CADIn poderão ser definidos da seguinte forma: · Avaliação Médica Ao médico compete a realização do diagnóstico e plano terapêutico. Na elaboração do diagnóstico definitivo poderá ser necessário recorrer a testes ou exames complementares. · Processo Avaliativo Conjunto de testes e avaliações necessários à formulação do diagnóstico definitivo e que permitem conhecer o modo de funcionamento, expectativas e recursos das crianças, adultos, famílias e sua comunidade. · Programa de intervenção Plano de tratamento que poderá ser executado nas instalações do CADIn, na escola ou em casa. As famílias com menores recursos económicos podem requerer apoio financeiro da Bolsa Social. Especialidades Neuropediatria Pediatria do Desenvolvimento Pediatria Geral Psiquiatria Pedopsiquiatria Medicina do Sono Psicologia Clínica Psicologia Educacional Terapia da Fala Fisioterapia Terapia Ocupacional Educação Especial e de Reabilitação Terapia Familiar Intervenção Socioprofissional Direção Clínica: Nuno Lobo Antunes Direção Científica: Carlos Nunes Filipe Gestão Administrativa e Financeira: Filipa Gomes Teixeira Bolsa Social: Helena Lopo de Carvalho Provedoria da Família: Piedade Líbano Monteiro Horário de Funcionamento: 2ª a 6 a das 8h30 às 21h00 e Sábados das 09h00 às 17h00 Edifício CADIn Estrada da Malveira – Cascais Tel: Fax: Telm.: ST SÍNDROME DE TOURETTE E PO PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA Workshop para profissionais de saúde Auditório CADIn 19 de Novembro de h30-16h30

A Síndrome de Tourette é uma perturbação crónica e neuropsiquiatrica caraterizada por tiques motores e vocais involuntários, que têm um impacto clinicamente significativo na qualidade da vida diária. Os primeiros sintomas surgem na infância e requerem um tratamento a longo prazo. Estima-se que existe uma prevalência de 1/2000 pessoas com Síndrome de Tourette. A abordagem psicoterapêutica cognitivo- comportamental está descrita como sendo a mais eficaz no tratamento desta síndrome. A Síndrome de Tourette está associada frequentemente à Perturbação Obsessivo-Compulsiva, motivo pelo qual abordamos as duas perturbações neste workshop. A Perturbação Obsessivo-Compulsiva é das perturbações da ansiedade mais incapacitantes. Pode ser uma condição muito debilitante levando o indivíduo a executar rituais durante horas e interferindo com o funcionamento em todas as suas atividades (sociais, académicas, profissionais). Nos casos extremos, pode mesmo levar o individuo a restringir-se a sua casa, incapaz de trabalhar, estudar ou relacionar-se. Um estudo epidemiológico nos EUA aponta para uma prevalência de 2,5%, fazendo desta perturbação a quarta perturbação psiquiátrica mais frequente naquele país. Na primeira linha do tratamento desta perturbação, está a terapia comportamental cognitiva, através da metodologia de exposição com prevenção de resposta. Neste workshop, abordaremos a etiologia e caracterização das perturbações. Apresentaremos ainda instrumentos de avaliação diagnóstica e as intervenções terapêuticas mais ajustadas para o tratamento destas perturbações. Finalizaremos com a apresentação e discussão de casos clínicos. ESTRUTURA DO WORKSHOP 9h30: 1. Síndrome de Tourette: 1.1. Caraterização 1.2. Avaliação Diagnóstica 1.3. Intervenção 11h00: Intervalo 11h30: Estudo de Caso 12h30: Pausa para almoço 14h00: 2. Perturbação Obsessivo-Compulsiva: 2.1. Caraterização 2.2. Avaliação Diagnóstica 2.3. Intervenção 15h00: Estudo de Caso 16h30: Encerramento DESTINATÁRIOS Profissionais de Saúde INSCRIÇÃO - Valor da inscrição: 50,00 € - Inscrições limitadas a 20 participantes Workshop dinamizado por: Magda Alves e Soraia Nobre (Psicólogas Clínicas – Consulta de Síndrome de Tourette e Perturbação Obsessivo-Compulsiva) FICHA DE INSCRIÇÃO Nome Profissão Telefone Morada (para recibo) Nº de Contribuinte (para recibo) MODO DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO Envie um para anexando a ficha de inscrição, juntamente com o comprovativo de transferência A transferência deverá ser efetuada para o NIB: (Banco BPI - Agência Cascais/Guia). Esta documentação também poderá ser enviada por fax/correio (dados necessários no verso deste folheto).