SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Oficina para apresentação do SISRCA
SISTEMA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO - SISRCA
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
Sistema de Informação notificação e rotinas
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação Avaliação e Controle Coordenação Geral dos Sistemas de Informação - CGSI TABELA.
POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO
Sistema de Informações
Processamento SIA/SUS
Maria Salete Lermen Sulzbach
Política Estadual de Cirurgias Eletivas
Contribuição da Tecnologia da Informação
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
TABELA UNIFICADA – SISTEMAS, FLUXO DE INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÃO.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL
7°AUDHOSP NOVOS RUMOS NAS RELAÇÕES DOS GESTORES E PRESTADORES:
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
A Tabela Unificada do SUS Cruzamento de dados com o CNES
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SUS
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Ministério da Saúde CIHA Julho 2011
SIGES Gestão da Saúde Pública.
ESTRUTURA DO CNES.
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Tabela Unificada TABELA DE PROCEDIMENTOS, MEDICAMENTOS, ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS DO SUS.
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
SISTEMA SIGA SAÚDE ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO ACESSO DOS USUÁRIOS ÀS ESPECIALIDADES, EXAMES E PROCEDIMENTOS NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE/SUS.
1. Drogas Mais Presentes 2. Análise de Leitos Públicos 3. Análise por Faixa Etária 4. Análise de Reincidência 5. Auxílio a Entidades Comunitárias 6. Auxílio.
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
Oficina de Apoio Técnico aos Municípios
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DRAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS.
Valmi Pessanha Pacheco Coordenador de Apoio à Gestão de Serviços
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS PARTE III
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
TREINAMENTO: TABELA UNIFICADA IMPLANTAÇÃO: JANEIRO/2008
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
CAPACITAÇÃO APAC/SUS.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE COPRO.
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SISRCA Módulo Captação e Processamentodo Atendimento R egulação: Arcabouço legal Controle: Meios de cumprir Avaliação: Processos e Resultados.
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
SISRCA MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO NOVEMBRO/2012 BRASÍLIA/DF Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação.
Repositório de Tabelas Corporativas do Ministério da Saúde
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE REGIÕES DE SA Ú DE – OUTUBRO/2007.
ORIENTAÇÕES PARA O FATURAMENTO COM A TABELA DIFERENCIADA DA CIRURGIA ELETIVA 2012 SALVADOR-BA DEZEMBRO/2013.
NOAS.
CURSO: FATURAMENTO SUS PARA AUDITORES EM SAÚDE
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
AVALIAÇÃO SERVIÇO ONCOLOGIA PERÍODO: ABRIL/2014 A MARÇO/2015.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS MEDICAMENTOS E INSUMOS TERAP. DO SUS DAHA-SES/RS - SIASIH DEZ/2007

OBJETIVO Integrar as bases de informações dos Sistemas SIA e SIH/SUS, tendo em vista a construção de um Sistema unificado de Informações de Atenção à Saúde; Transformar a Tabela de Procedimentos em um instrumento de gestão para as ações de planejamento, programação, regulação e avaliação em saúde.

CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO/UNIFICADO DE ATENÇÃO À SAÚDE SISTEMA INTEGRADO DE ATENÇÃO À SAÚDE

TABELA DE PROCEDIMENTOS UNIFICADA ATUAL ESTRUTURA * SIH SIA GRUPOS 459 33 SUBGRUPOS - 224 FORMA DE ORGANIZAÇÃO 445 PROCEDIMENTOS 5.385 2.718 SIA/SIH 492 224 445 8103 SIA/SIH 8 57 288 4164

ESTRUTURA DA TABELA NOME 01 AÇÕES DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE 02 PROCEDIMENTOS COM FINALIDADE DIAGNÓSTICA 03 PROCEDIMENTOS CLÍNICOS 04 PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS 05 TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS E TECIDOS 06 MEDICAMENTOS 07 ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS 08 AÇÕES COMPLEMENTARES DA ATENÇÃO À SAÚDE GRUPOS

TABELA UNIFICADA DE CNES CNS SISTEMAS QUE TEM ALTERAÇÕES COM A IMPLANTAÇÃO DA TABELADE DE PROCEDIMENTOS, MEDICAMENTOS E OPM DO SUS TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS CNES CNS Aplicativos de Captação De Atendimento (Estabelecimentos) Sistemas Gestores SMS/SES Bancos de Dados Gestão federal Bancos de Dados Gestão federal BPA/APAC/GIL/ SISAIH01/HOSPUB/ SIST. LOCAIS SIA/SIHD/SIAB/ FPO/SISREG/ SISPPI SIST. LOCAIS BANCO SIA e SIH BANCO SIAB SIST.GERENC. TABELA UNIFICADA ARQUIVOS PARA TABULAÇÃO: TABWIN/ TABNET

COM A IMPLANTAÇÃO DA O QUE MUDA NOS SISTEMAS

ALTERAÇÃO DOS CÓDIGOS DE PROCEDIMENTOS: 08 Dígitos 10 Dígitos ALTERAÇÃO ALTERAÇÃO 03. 01 1.01-1 03.01.01.001-1 Grupo Subgrupo Forma de Organização Procedimento Dígito Verificador

SIA/SIHD ATRIBUTOS INCLUÍDOS: Modalidade de Atendimento - O SIA (BPA e APAC) verifica os procedimentos com modalidade ambulatorial; O SIHD (SISAIH01) modalidade hospitalar, hospital dia e Internação Domiciliar. Incremento - É um percentual acrescido ao valor do procedimento, vinculado a um incentivo decorrente de uma determinada habilitação. Ex. Audiometria CBO 2002 - Substitui atividade profissional. O CBO será verificado pelo SCNES

Atributos que serão atualizados ou alterados: SIA/SUS Atributos que serão atualizados ou alterados: Faixa etária – Será substituída pela informação IDADE, a ser informada em anos. Quando for menor de 1 ano, informar 00. O campo idade deve dispor de 03 dígitos. Os procedimentos em grupo não precisam informar idade. Serviço/classificação – tabela do SCNES atualizada; Tabela de habilitação – Atualização no SCNES;

MÓDULOS DE CAPTAÇÃO DE ATENDIMENTO O SIA/SUS permanece recebendo a produção ambulatorial por meio dos aplicativos: BPA MAGNÉTICO – Consolidado e Individualizado (permanece um único aplicativo com estas 02 funcionalidades); APAC – Somente permanecerão em APAC os procedimentos de alta complexidade, de tratamento contínuo (Procedimentos de Oncologia, Nefrologia, Medicamentos de dispensação excepcional/estratégicos, Transplante, Atenção Auditiva).

Campos do BPA que terão alterações: BPA MAGNÉTICO BPA CONSOLIDADO: Campos do BPA que terão alterações: Código procedimento 10 dígitos; CBO 2002 - Substitui a Atividade Profissional Idade - Substitui a Faixa Etária

BPA MAGNÉTICO BPA INDIVIDUALIZADO: CNS do profissional CNS do usuário CBO 2002 Data de Nascimento: (MÊS/ANO); Município de Residência Código procedimento 10 dígitos Quantidade CID; Nº Autorização (Campo facultativo para o gestor)

APAC MAGNÉTICO Encerrar todas as APACs em Dez/07 Campos com alterações: Procedimento CBO 2002 - Substitui a Atividade Profissional Utilização do Novo laudo

Atualizações constantes: SCNES Atualizações constantes: Profissionais (CBO, Carga Horária, Vínculo) Serviço/Classificação Leitos Habilitação Consultas Internet

PRAZO PARA APRESENTAÇÃO AIH E APAC A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DA TABELA UNIFICADA SOMENTE SERÁ PERMITIDA A APRESENTAÇÃO DE PRODUÇÃO ATÉ 3(TRÊS) COMPETÊNCIAS, TANTO PARA O SIA QUANTO PARA O SIH. AIH: 3 (três) competências, a contar da data de alta do paciente. APAC: 03 (três) competências, a contar da data de validade inicial da APAC.

SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE - SES DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL - DAHA EQUIPE DAHA/SES/RS - Mariazinha Zuchelli - Maria Salete Lermen Sulzbach - Leandro Panitz - Sodenir Bonfada Fone: 3288-5943 3288-5940 3288-5926 3288-5894