Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Advertisements

Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
Panorama das Ações de Inovação na CNEN
Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT
GRUPO 1 - ICT Artigos: 1°, 2°, 3°, 4°, 6°, 7°, 8° e 26° Coordenador: Sergio Pontes - ON Participantes: Iman Vieira - MPAG, Ludmila Brito - IBICT, Sandra.
GRUPO 6 – PROVIDÊNCIAS DO MCT LEI Nº de 02/12/2004 DECRETO N , de 11/10/05 Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e TecnologiaWorkshop.
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Confronto Legislacional: dificuldades operacionais Visão das ICTs FIESP - São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Angela.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
Seminário Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica
Marco legal e Inovação Fernando N. Ribeiro
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
SESSÃO 7 CONTRATOS DE LICENÇA. CONTRATO DE LICENÇA CONHECIMENTOS CAPACIDADES DIREITOS IMAGEM PAGAMENTO Explícito ou Não Fixo ou Variável Troca de.
CAPÍTULO 6 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS, CONTRATOS DE LICENÇA E OUTROS ACORDOS CONTRATUAIS.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Gerenciamento de aquisições do projeto
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Workshop MCT para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Projeto ”Aperfeiçoamento das atividades.
Workshop: A Lei de Inovação e as Unidades de Pesquisa do MCT Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e Tecnologia.
Financiadora de Estudos e Projetos
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Contrato de Compra e Venda de GLP entre Petrobras e Distribuidoras Cláusulas Divergentes – Nota Técnica 009/CDC/ de abril de 2007 Coordenadoria.
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Cristina M.A. Azevedo Teresa Moreira
Propriedade Intelectual
Definição Legal de Franquia
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
Comercialização Tecnológica. Equipe Christian Lima Leonardo Santos Paulo Roberto Rafael Galluzzi Thomás Aragutti.
PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DE
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
02/04/2017.
CONTRATOS INTERNACIONAIS
Contratos de Transferência de Tecnologia
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico (STL) Princípios Básicos Para o Licenciamento de Tecnologia Rio de Janeiro, 28 de Março de 2006.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
REGULAMENTO COM FONTE DE DIREITO DO TRABALHO
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Assessoria Jurídica do SNT EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA CONTRATAR COM A Embrapa João Pinheiro Lobo Junior AJU/SNT.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Divulgação Fiotec Diretoria Tópicos O que é, o que faz, com o que faz e como faz o gerenciamento de projetos; O que é, o que faz, com o que faz e como.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
CONTRATOS MERCANTIS.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
Licença e Know-how 1- Transferência de tecnologia a) Espécies - licença - know-how b) Transferência consiste em uma cessão – uma parte cede a outra a possibilidade.
TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
. Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio.
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
Rio de Janeiro, 1º de outubro de 2015.
Licença de Uso de Marca (UM)
Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
Contrato de cessão de direitos de uso de sistemas (Software) Ana Lúcia Domingues Cotrim Adriana de Souza Carine Batista Pinheiro Deise Rose Mariano Edilene.
Lei nº /2014 Novembro de Informações Gerais 1173 operadoras com beneficiários cadastrados 72 milhões de beneficiários - planos de assistência.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
APRESENTANDO O NIT DA UNIFEI E DISPOSIÇÕES LEGAIS SOBRE PI II Seminário “Bolsa de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento” UNIFEI.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT CBPF Marcio Portes de Albuquerque 12 e 13 de abril de 2006

Modelos Propostos Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Memorando de Entendimentos - Cooperação para a Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Convênio de Cooperação para a Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Proposta de Projeto Transferência Tecnológica Memorando de Entendimentos - Contrato de Transferência de Tecnologia Contrato de Transferência de Tecnologia Minutas para fins de discussão

MOU – Memorando de Entendimento Dá a base para um acordo preliminar entre as partes Não é um pré-requisito para as fases posteriores Não cria obrigações entre as partes Protege as informações com cláusulas de confidencialidade É Importante durante o amadurecimento da transformação da negociação em algo concreto Estabelece um prazo de vigência (negociável) 2 Modelos de MOU adaptados aos casos de Cooperação para a Pesquisa e Desenv. Científico e Tecnológico Contrato de Transferência de Tecnologia Modelos propostos com 14 cláusulas

Modelo de Convênio de Cooperação para a Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Estabelece as regras para a P&D de interesse mútuo, mediante o compartilhamento de recursos Garantias de Publicações: resultados poderão ser publicados Propriedade Intelectual Confidencialidade Cessão de licenças Custos e Pagamentos Prazos e rescisão Independência entre as partes Necessidade da definição de um Projeto 21 cláusulas DE UM LADO ICT (PESQUISADORA) DE OUTRO LADO empresa privada ou instituição pública (CONVENIADA)

Modelo de Contrato de Transferência de Tecnologia A ICT é titular de invenções, know-how etc (Propriedade Intelectual). A Empresa deseja adquirir licenças de uso, produção e comercialização sobre a Propriedade Intelectual da ICT. Acordos Concessão de licença de uso A ICT deve prestar assistência técnica Esquemas, especificações, procedimento de montagem, manuais, treinamento, etc. Pagamentos e Despesas Relatório de Royalties Confidencialidade Prazos e rescisão 21 cláusulas DE UM LADO ICT (PESQUISADORA) DE OUTRO LADO empresa privada ou instituição pública (EMPRESA)

Modelos Propostos Estão em acordo com a Lei de Inovação o Decreto nº 5.563/2005 que regulamenta a Lei de Inovação Baseados nas seguintes fontes: Portal de Inovação - MCT UNICAMP – Agência de Inovação UFMG - Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica Michigan State University - Office of Intellectual Property, UNIDO - United Nations Industrial Development Organization - Manual on Technology Transfer Negotiation Government of the Republic of Korea - Model Technology Transfer Agreement Apoio Jurídico: Adv. F. Hanszmann – especialista em Direito Societário/Contratual - Internacional

Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT CBPF Marcio Portes de Albuquerque