Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

MATEMÁTICA 7.º ANO Razões E  Proporções
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
Escola Superior de Educação
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
CINEMÁTICA Velocidade.
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Mecânica Cinemática escalar.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Movimento Retilíneo e Uniforme
Leitura de Textos Científicos
AULA 1 CINEMÁTICA.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Mudando a unidade da velocidade
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar Professor:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Política Educacional Brasileira
Aula 1 Prof.ª: Lidiane Resende Caro aluno, O objetivo da Net Aula Unicanto é reforçar os conteúdos das disciplinas estudadas por você. Ao abrir o botão.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Laboratório de Física.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
MECÂNICA Prof. MSc Luiz Rogério Mantelli Setembro de 2010 INCLUSÃO PEDAGÓGICA OFICINAS DE FÍSICA.
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
AULA 1 CINEMÁTICA.
Revisão de Física (cinemática).
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Representação Gráfica do movimento
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Transcrição da apresentação:

Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Tecle Enter para continuar Caro aluno, O objetivo da Net Aula Unicanto é reforçar os conteúdos das disciplinas estudadas por você. Ao abrir o botão da disciplina você encontrará resumos de conteúdos, webaulas, exercícios resolvidos e gabaritados para ajudar a fixar o conteúdo. Com isso, pretendemos auxiliar principalmente os alunos que têm dificuldades em encontrar tempo para estudar e concluir os estudos. Esperamos que a Net Aula Unicanto o auxilie como mais um instrumento de aprendizagem e que sirva de estímulo para que você continue estudando não só para conclusão do Ensino Fundamental e Médio como também para formação profissional e acadêmica. Atenciosamente, Coordenação de Educação a Distância do Unicanto Supletivo

Net Aula Unicanto Disciplina: Física Partindo do pressuposto de que o conhecimento é o resultado da interação do homem com seu meio, o estudo da Física deve proporcionar ao aluno condições e atividades que lhe permitam realizar as ações descritas a seguir:. Identificar relações entre conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e sua evolução histórica, relacionado-a com a história do pensamento do homem; · Formular questões a partir de elementos da Física, identificando seus conceitos no cotidiano; · Dar ênfase às leis gerais, reduzindo substancialmente as informações de caráter específico, utilizando uma linguagem simples, de maneira a torná-la acessível; · Saber relacionar os conceitos físicos associados à concepção de energia, espaço e tempo; · Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades básicas do ser humano, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da Natureza e do homem. Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) 3º - Encontre uma fórmula onde você possa encaixar todos os dados que você tem e mais o dado que você quer descobrir. Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Movimento Retilíneo e Uniforme - MRU Conceito – O MRU como o próprio nome diz: Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Movimento Retilíneo e Uniforme - MRU Conceito – O MRU como o próprio nome diz: M  Movimento: Se tem movimento, tem que ter velocidade. Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Movimento Retilíneo e Uniforme - MRU Conceito – O MRU como o próprio nome diz: M  Movimento: Se tem movimento, tem que ter velocidade.. R  Retilíneo: Movimento sobre uma linha reta Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Movimento Retilíneo e Uniforme - MRU Conceito – O MRU como o próprio nome diz: M  Movimento: Se tem movimento, tem que ter velocidade.. R  Retilíneo: Movimento sobre uma linha reta U  Uniforme: forma única, ou seja, a velocidade e a direção permanecem iguais Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto O movimento uniforme pode ser escrito da seguinte forma: Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto O movimento uniforme pode ser escrito da seguinte forma: ΔS  Variação do espaço [m - metro] Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto O movimento uniforme pode ser escrito da seguinte forma: ΔS  Variação do espaço [m - metro] Δt  Variação do tempo [s - segundos] Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto O movimento uniforme pode ser escrito da seguinte forma: ΔS  Variação do espaço [m - metro] Δt  Variação do tempo [s - segundos] V  Velocidade [m/s – metros por segundo] Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Movimento Progressivo  Está se afastando da origem Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Movimento Progressivo  Está se afastando da origem V > 0 Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Movimento Progressivo  Está se afastando da origem V > 0 Movimento Retrogrado  Está se aproximando da origem Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Movimento Progressivo  Está se afastando da origem V > 0 Movimento Retrogrado  Está se aproximando da origem V < 0 Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Exercícios Resolvidos Um carro parte de São Paulo às 8hs e chega Curitiba às 16hs. Considerando que a distância entre as duas cidades é de 400km e que o carro parou por 3hs para almoçar, determine a velocidade média da viagem. Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Exercícios Resolvidos Um carro parte de São Paulo às 8hs e chega Curitiba às 16hs. Considerando que a distância entre as duas cidades é de 400km e que o carro parou por 3hs para almoçar, determine a velocidade média da viagem. 1 – O carro viajou de uma cidade a outra. Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Exercícios Resolvidos Um carro parte de São Paulo às 8hs e chega Curitiba às 16hs. Considerando que a distância entre as duas cidades é de 400km e que o carro parou por 3hs para almoçar, determine a velocidade média da viagem. 1 – O carro viajou de uma cidade a outra. 2 – dados: to=8hs, tf=16hs, ΔS=400km, v=? (obs: o tempo de almoço já esta incluído no tempo da viagem) Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Exercícios Resolvidos Um carro parte de São Paulo às 8hs e chega Curitiba às 16hs. Considerando que a distância entre as duas cidades é de 400km e que o carro parou por 3hs para almoçar, determine a velocidade média da viagem. 1 – O carro viajou de uma cidade a outra. 2 – dados: to=8hs, tf=16hs, ΔS=400km, v=? (obs: o tempo de almoço já esta incluído no tempo da viagem) 3 - Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Exercícios Resolvidos Um carro parte de São Paulo às 8hs e chega Curitiba às 16hs. Considerando que a distância entre as duas cidades é de 400km e que o carro parou por 3hs para almoçar, determine a velocidade média da viagem. 1 – O carro viajou de uma cidade a outra. 2 – dados: to=8hs, tf=16hs, ΔS=400km, v=? (obs: o tempo de almoço já esta incluído no tempo da viagem) 3 - Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Exercícios Resolvidos Um carro parte de São Paulo às 8hs e chega Curitiba às 16hs. Considerando que a distância entre as duas cidades é de 400km e que o carro parou por 3hs para almoçar, determine a velocidade média da viagem. 1 – O carro viajou de uma cidade a outra. 2 – dados: to=8hs, tf=16hs, ΔS=400km, v=? (obs: o tempo de almoço já esta incluído no tempo da viagem) 3 - Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Exercícios Resolvidos Um carro parte de São Paulo às 8hs e chega Curitiba às 16hs. Considerando que a distância entre as duas cidades é de 400km e que o carro parou por 3hs para almoçar, determine a velocidade média da viagem. 1 – O carro viajou de uma cidade a outra. 2 – dados: to=8hs, tf=16hs, ΔS=400km, v=? (obs: o tempo de almoço já esta incluído no tempo da viagem) 3 - Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade? Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade? 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade? 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? 2 – dados:carro A ΔS=144km Δt=2h va=? Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? 2 – dados:carro B ΔS=90 Δt=3s vb=? carro A ΔS=144km Δt=2h va=? Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? Carro A 2 – dados:carro B ΔS=90 Δt=3s vb=? carro A ΔS=144km Δt=2h va=? 3 -Resolvendo Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? Carro A 2 – dados:carro B ΔS=90 Δt=3s vb=? carro A ΔS=144km Δt=2h va=? 3 -Resolvendo Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? Carro A 2 – dados:carro B ΔS=90 Δt=3s vb=? carro A ΔS=144km Δt=2h va=? 3 -Resolvendo Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? Carro A Carro B 2 – dados:carro B ΔS=90 Δt=3s vb=? carro A ΔS=144km Δt=2h va=? 3 -Resolvendo Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? Carro A Carro B 2 – dados:carro B ΔS=90 Δt=3s vb=? carro A ΔS=144km Δt=2h va=? 3 -Resolvendo Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Um automóvel A percorre 144km em 2hs, o automóvel B percorre 90m em 3s. Qual dos dois desenvolveu maior velocidade 1 – Dois carros estão correndo, qual o mais rápido ? Carro A Carro B 2 – dados:carro B ΔS=90 Δt=3s vb=? carro A ΔS=144km Δt=2h va=? 3 -Resolvendo Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Os dois resultados não podem ser comparados, pois estão com unidades diferentes, Va em km/h e Vb em m/s. Para podermos comparar é necessário colocar os dois com a mesma unidade. Para isso use a dica: Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Os dois resultados não podem ser comparados, pois estão com unidades diferentes, Va em km/h e Vb em m/s. Para podermos comparar é necessário colocar os dois com a mesma unidade. Para isso use a dica: Km/h Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Os dois resultados não podem ser comparados, pois estão com unidades diferentes, Va em km/h e Vb em m/s. Para podermos comparar é necessário colocar os dois com a mesma unidade. Para isso use a dica: Km/hm/s Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Os dois resultados não podem ser comparados, pois estão com unidades diferentes, Va em km/h e Vb em m/s. Para podermos comparar é necessário colocar os dois com a mesma unidade. Para isso use a dica: Km/hm/s Diminuiu a unidade  então divide o número por 3,6 Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Os dois resultados não podem ser comparados, pois estão com unidades diferentes, Va em km/h e Vb em m/s. Para podermos comparar é necessário colocar os dois com a mesma unidade. Para isso use a dica: Km/hm/s Diminuiu a unidade  então divide o número por 3,6 Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Os dois resultados não podem ser comparados, pois estão com unidades diferentes, Va em km/h e Vb em m/s. Para podermos comparar é necessário colocar os dois com a mesma unidade. Para isso use a dica: Km/hm/s Aumentou a unidade  então multiplique o número por 3,6 Diminuiu a unidade  então divide o número por 3,6 Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Logo: Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Logo: Carro A Va= 72/3,6 Va= 20m/s Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Logo: Carro A Va= 72/3,6 Va= 20m/s Carro B Vb= 30 · 3,6 Vb= 108Km/h Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto Logo: Carro A Va= 72/3,6 Va= 20m/s Carro B Vb= 30 · 3,6 Vb= 108Km/h Então: Va= 72km/h < Vb= 108Km/h Va= 20m/s < Vb= 30m/s Tecle Enter para continuar

Net Aula Unicanto COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regido pela Lei de Direitos Autorais nº , de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: / Fax: Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: /