Organizando o trabalho pedagógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dez Mandamentos de Qualidade do Dia-a-dia
Advertisements

A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
2º encontro – Professores Maio de 2012
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
Programa aluno pesquisador
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
PAINEL JORNAL (micro-coletivo) FOCO: gestão escolar
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Currículo oficial de São Paulo
Modalidades Organizativas
Uma escola ALFABETIZADORA
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Dicas para Apresentações
OFICINA DE JOGOS.
Relatório de Proposta de Projeto
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
13 Liderança nos Grupos - Atividades
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Como elaborar um plano de aula
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Reflexões sobre Produção Textual
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
PROFª. Leila de Souza Ganem
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
2º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Animais conhecer para cuidar
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
“Um país se faz de homens e livros”
Mapa da Escola Seqüência didática:.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
FICHAMENTO.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Formação continuada 2º Encontro
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

Organizando o trabalho pedagógico 9º Encontro Organizando o trabalho pedagógico

Leitura em voz alta “Os três Porquinhos” Texto de James Finn Garner Contos de fadas politicamente corretos Texto bem humorado que trouxe para o início do encontro muita descontração. Pudemos dar boas risadas!

A importância do registro reflexivo Possibilita fazer uma análise do processo de trabalho realizado. Documento para fins de investigação (individual e coletivo). Escrever sobre vivências, dúvidas, dilemas, práticas educativas... Incentivar o registro escrito pelos alunos para avaliação e reflexão sobre o processo. Utilizar o registro para repensar o que se passou e planejar ações futuras. Ideias : recursos audiovisuais para registros. Registrar para refletir e projetar-se. Professor-pesquisador

Escrita de uma carta ESTRUTURA DE UMA CARTA SIM NÃO 1. SUA CARTA TEM LOCAL E DATA? 2. ESTÁ ESPECIFICADO, ACIMA E A ESQUERDA, PARA QUEM VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO? 3. COMEÇOU A CARTA COM UMA SAUDAÇÃO AO DESTINATÁRIO? 4.ESCREVEU O MOTIVO DA CARTA? 5. TERMINOU A CARTA COM UMA DESPEDIDA? 6. ASSINOU AO TERMINAR A CARTA? Durante esta atividade conversamos sobre a estruturação deste tipo de texto.

SUGESTÃO Redigir um texto coletivo. Observar se contem todos os itens da estrutura de uma carta. Reescrever os itens que colocamos “não”. Entregar a carta para alguém da escola.

A ORGANIZAÇÃO DE UMA ROTINA Este foi um momento bastante enriquecedor. Com certeza vamos organizar melhor a nossa rotina. Já fazemos tudo ou quase tudo proposto mas não havíamos pensado na frequência das atividades durante a semana.

Muita troca de experiência!!!!

LEITURA LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... 2. LEIA COM ELES, EM VOZ ALTA, TODOS OS DIAS... 3. PROPONHA TAMBÉM MOMENTOS DE LEITURA NOS QUAIS... Possam explorar livros, revistas e jornais livremente, como nos cantos de leitura. Possam ler, com a ajuda do professor, com diferentes propósitos. Possam ler, com a ajuda do professor, informações presentes no ambiente escolar, ampliando o conhecimento que já possuem sobre a função da escrita. 4. LEIA EM VOZ ALTA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA... Um texto informativo: artigos e notícias de jornal, textos informativos sobre temas científicos (sobre animais, plantas, o corpo humano, os planetas etc.).

E TAMBÉM: (pelo menos duas vezes no mês) Um texto instrucional: regras de jogos, receitas culinárias... 5. CONVIDE OS ALUNOS A LER TODOS OS DIAS... os nomes dos colegas, as atividades do dia, o nome da escola, títulos das histórias conhecidas, títulos das cantigas e outros textos disponíveis na escola.

HORA DO LANCHE... HORA TÃO FELIZ...

ESCRITA PROPONHA QUE OS ALUNOS ESCREVAM TODOS OS DIAS... O próprio nome em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, consultando ou não o cartaz com os nomes da turma. A data em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, copiando-a da lousa.

2. ESCREVA PELOS ALUNOS PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA Uma lista de palavras cujo tema tenha significado no contexto do trabalho realizado até o momento. Pode ser uma lista com os nomes da turma organizados em ordem alfabética, dos nomes e da data de nascimento para a elaboração da “Agenda de Aniversários”, dos dias da semana, dos títulos das histórias lidas, dos nomes dos personagens preferidos, dos títulos das cantigas trabalhadas... Cartas ou bilhetes, produzidos de forma conjunta com a turma. O assunto pode variar: bilhete para pesquisar os nomes dos familiares mais próximos, para pesquisar a letra de uma cantiga, para obter informações sobre a data de nascimento dos alunos e outros dados que possam vir a fazer parte da “Agenda de Aniversários”. A letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda – eles podem ditar o texto para que você a escreva na lousa.

3. ESCREVA NA FRENTE DELES TODOS OS DIAS... A lista das atividades da rotina do dia, os nomes dos ajudantes do dia, os nomes das duplas/grupos de trabalho, o título do texto que será lido no momento da leitura... Assim eles podem observar um “escritor” mais experiente escrevendo e ampliar as noções que já possuem sobre os procedimentos que envolvem o ato de escrever.

Modalidades organizativas por: Délia Lerner Atividades permanentes ( rotina) atividades independentes (Ocasionais e de Sistematização) ex: atividades que tiram dúvidas ou reforçam conceitos. Atividades sequenciadas Projetos Obs: a diferença entre atividade sequenciada e projeto é que, o último, tem um produto final.  

Considerações Finais Os encontros sempre nos proporcionam uma reflexão sobre o que fazemos e sobre o que precisamos incorporar ou modificar, e este não foi diferente. Ficou muito claro que é necessário existir flexibilidade para que a prática dê resultados e que não existe uma fórmula, um certo ou errado. É preciso ter bom senso ao realizar atividades de acordo com a necessidade do grupo que se tem, para que as mesmas não se percam apenas no cumprimento do conteúdo, e sim, tenham um papel importante e desafiador para atingir nosso maior objetivo que é o de alfabetizar.  Julia e Selma