COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
A Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: Passado – Presente - Futuro
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
C,T&I BRASIL 2011 – 2015 Desafios e Perspectivas Contextos Nacional e Internacional CONSECTI/CONFAP FORTALEZA, Novembro 2, 2010.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Diretrizes do PNPG Reunião do Conselho Pleno da Andifes
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC Professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, Ph.D. Diretor de Programas.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Secretaria de Educação Básica
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Bonito 16 de Abril de 2008.
Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Talentos para Inovação
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Ministério da Ciência e Tecnologia
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Sobre o “Plano Nacional de Pós-Graduação 2011 – 2020” Jorge A. Guimarães Academia Brasileira de Ciências Reunião Magna Rio de Janeiro, 3 de abril de 2011.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR

ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA AÇÕES DA CAPES E A PÓS- GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA Bento Gonçalves – RS Agosto 2006

Objetiva a expansão do sistema de pós-graduação que leve a um expressivo aumento do número de pós-graduandos necessários para a qualificação do sistema de ensino superior do país, do sistema de ciência e tecnologia, e do setor empresarial. Está afinado com a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) do governo federal (áreas de microeletrônica, software, fármacos e bens de capital). Tem como meta a formação de 16 mil doutores por ano, a partir de Plano Nacional de Pós-graduação – 2005 / 2010

Diretrizes Gerais Manutenção do crescimento do sistema, tendo em vista sua evolução constante nos últimos anos. Indução de programas que visem reduzir as diferenças regionais, bem como estabelecer programas estratégicos. Ampliação da articulação entre as agências federais com os governos estaduais – secretarias de ciência e tecnologia e fundações de amparo à pesquisa e com o setor empresarial.

Diagnóstico da Pós- graduação O sistema está apresentando um crescimento acentuado; Assimetrias regionais, intra-regionais e setoriais; Assimetrias no desempenho de áreas do conhecimento.

O PNPG e seus Desafios: expansão das fronteiras Fronteira geográfica; Fronteira das áreas do conhecimento; Da interdisciplinaridade; Dos modelos de pós-graduação; Das formas de cooperação entre as universidades brasileiras; Das parcerias; Da cooperação internacional; Dos parâmetros da avaliação.

PNPG Propostas e diretrizes gerais Estabilidade e indução; Estratégias para melhoria do desempenho do sistema; Programas estratégicos específicos; Ampliação da articulação entre as agências; Ampliação da articulação com os governos estaduais; Ampliação da articulação das agências com o setor empresarial; Participação mais efetiva dos fundos setoriais na pós-graduação; Redefinição da tipologia regional; Financiamento e sustentabilidade.

OUTROS DESAFIOS Número de alunos X número de bolsistas Desafios para a PG: –Questão regional –Demanda pela PG –Ensino de Ciências Considerações sobre cursos 3 e 4 Mestrado Profissional Critérios de Avaliação da PG - Levantamento da Capes: Aderência da avaliação ao desempenho Área Curso Docente Discente

PNPG – AÇÕES 2005 – Estímulo a programas de PG interinstitucionais (Minter e Dinter) Indução de ações e programas de PG: Metrologia; Defesa; Petróleo e Gás; Propriedade Intelectual; Renorbio – PG EMBRAPA/CENARGEM Segmentos industriais Observatórios da Educação (CAPES – INEP) Programas estratégicos regionais e intra-regionais: Acelera Amazônia; Casadinho Sul Dinter Internacional (Alemanha) para NO, NE e CO

PNPG – AÇÕES 2005 – Articulação com Empresas Estatais: Apoio ao Portal de Periódicos; Mestrados Profissionais em áreas e estratégicas; Cátedras Vitalícias; Ampliação do PROCAD; Programa PRODOC – balcão; Ampliação do mestrado Profissional Internacionalização da PG brasileira; - Biologia Molecular de Plantas ESALQ/USP e outras) com Universidades Americanas - Saúde Coletiva – África e Mercosul (FIOCRUZ, UFBA, outras); - Engenharia Civil – Angola (UFRGS)

PNPG – AÇÕES 2005 – Fortalecimento da Cooperação Internacional: Colégio Doutoral – França; BRAFAGRI – França: Agropecuária e Eng. Florestal Ciências Agrárias e Tecnologia de Laticínios – Univ. Wagening, Holanda Universidade de Montreal – Canadá Cátedras Rio Branco Cátedras vitalícias – Financiamento por Empresas Estatais Escola de Altos Estudo Parcerias para ampliação do número de bolsas; Programa PRODOC – Norte; Ensino de matemática e ciências: PIBIC Licenciaturas Modelos de Programas institucionais

PNPG – NOVAS AÇÕES IMPLANTAÇÃO DOS OBSERVATÓRIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS CÁTEDRAS VITALÍCIAS PROGRAMA DE APOIO A PERIÓDICOS BRASILEIROS – PAPB PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO – PNPD Programa MD/PhD NOVO PROCAD PROGRAMA DE BOLSAS DA CAIXA-ECONÔMICA FEDERAL NOVA ESTRUTURAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO PORTAL DE PERIÓDICOS PROGRAMA NOVAS FRONTEIRAS (Nova ação no PPA): - Acelera Amazônia - Semi-Árido - Amazônia Azul - Centro - Oeste

Número de alunos titulados entre 1990 e 2003

Metas por grande área do conhecimento

Acréscimo no número de bolsas (ano base 2004), segundo as grandes áreas.

Investimentos adicionais necessários (em relação a 2004): Bolsas e Taxas

Adicional necessário de Docentes doutores na pós-graduação:

Sistema nacional de pós-graduação Dez./ Programas responsáveis por Cursos, sendo: de mestrado de doutorado

Evolução da pós-graduação brasileira

Evolução da pós-graduação alunos novos Evolução da pós-graduação alunos novos

Evolução da pós-graduação: nº de docentes doutores

AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DESEMPENHO DOS CURSOS/ÁREAS

continua...

... continuação

AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DESEMPENHO DOCENTE

Obs.: As cores indicam o grau de "preferência dos pesquisadores de uma determinada área para comunicar os resultados de suas pesquisas, tomando como indicador a média de trabalhos/docente de todas as áreas do conhecimento.

Avaliação trienal da pós-graduação: número de programas por conceito

TABLE 3A COMPARISON BRAZIL X GERMANY. PRODUCTIVE RATIO GERMANY (G) X BRAZIL (B)

YEARS ARTICLES

O maior banco de acesso livre e público de informações científicas do mundo em capilaridade. Criado em 2000 pela Capes para reduzir as desigualdades regionais, permitindo o acesso democrático a informações científicas e tecnológicas de excelência produzidas em todo mundo. Permite acesso livre on line à informação científica atualizada internacional, através de qualquer terminal ligado à internet, localizado nas instituições autorizadas. Portal

Conteúdo títulos e 105 bases referenciais disponíveis Público abrangido 162 Instituições de Ensino Superior Utilização 13,1 milhões de textos completos baixados 13,8 milhões de acessos a bases referenciais mais de acessos/dia.

Mestrado Profissional

O que é o PNPG ? O projeto busca definir caminhos para consolidação e o crescimento da pós-graduação brasileira; Parte do pressuposto de que o sistema educacional desempenha um papel preponderante para o desenvolvimento econômico e social e também cultural da sociedade brasileira e como tal deve ser pensado de forma estratégica; O PNPG é também um chamamento para que pensemos o futuro da nossa pós-graduação na perspectiva da construção de uma nação soberana e mais justa.

Antecedentes Comissão criada em 19/5/2004; Foram ouvidas as diversas entidades e especialistas e estudados vários documentos produzidos pelas universidades, pelas sociedades científicas e e pela Capes e analisadas as versões anteriores dos PNPGs; A versão preliminar foi apresentada nas universidades e esta última versão foi aprovada pela Conselho Superior da Capes e pelo Ministro da Educação;

Conteúdo O documento inicia com um levantamento dos três planos anteriores e das bases legais que regem a Pós-graduação; Segue um diagnóstico da situação atual da pós-graduação; Apresenta algumas diretrizes gerais; Traça cenários de crescimento; Apresenta metas e orçamentos.

Plano Nacional de Pós-graduação – 2005 / 2010 Princípios norteadores Preservação e aprimoramento das conquistas alcançadas pelo sistema nacional de pós-graduação, observadas as políticas governamentais para o setor. Expansão qualificada do sistema de pós-graduação.

Cenários: Alunos titulados - DOUTORADO

Cenários: Alunos titulados - MESTRADO

Metas por grande área do conhecimento