Grupo de Trabalho Cheias do Rio Doce Governador Valadares 15/12/04.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
II OFICINA RIPSA NO ESTADO
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Câmara Municipal de Belo Horizonte
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS MUNICIPAIS PARA PREVENÇÃO
PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
O Rio dos Sinos Vive! Em outubro de 2006 um dos mais graves desastres ambientais da história de nosso Estado atingiu o Rio dos Sinos. Esse desastre resultou.
Plano Municipal de Saneamento Básico
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Proposta Técnica Preliminar
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Painel: Aspectos destacados
ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA LOTEAMENTO INDUSTRIAL LINHA SUL Distrito de bebedouro Linhares - ES APRESENTAÇÃO: Juliana Tessarolo de Almeida - Bióloga.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
DIAGNÓSTICO DA GESTÃO AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS PARAENSES
Paulo Mustrangi Carlos Francisco de Paula – Cel B.M.
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
COMITÊ MUNICIPAL DE BRAGANÇA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Roraima RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado:
1º Relatório da Câmara Técnica de Capacitação e Informação – CTCI.
GT Fornecimento de Energia Elétrica em Áreas Protegidas 4ª Reunião do Comitê de Meio Ambiente 27 de novembro de 2012.
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Autogestão e reforma urbana PROJETO DIAS MELHORES 7344-BR/Bird Abril de 2010.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Programa de Comunicação Social para a Implantação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Prefeitura Municipal de Farroupilha Secretaria Municipal de Meio Ambiente Dez. / 2014.
Câmara Técnica de Capacitação e Informação CTCI. Histórico.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Audiência Pública Audiência Pública Ações e Medidas para Controle de Riscos Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários.
Sistemas de Drenagem Urbana
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL COM O AUXÍLIO DA CARTILHA “O MUNICÍPIO QUE QUEREMOS: ENTENDA POR QUE SANEAMENTO É BÁSICO E SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE” Aline.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
O NOVO DESAFIO DA REGULAÇÃO DO SANEAMENTO: OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Débora Faria Fonseca Carlos Roberto de Oliveira Carlos Roberto Belani Gravina Maria.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
Cristalina, 30 de abril de 2013 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2012.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO.
Transcrição da apresentação:

Grupo de Trabalho Cheias do Rio Doce Governador Valadares 15/12/04

Sumário Objetivo da criação Histórico Participantes Metodologia Questionários Resultados alcançados Dificuldades encontradas Ações Futuras

Objetivo Apresentar sugestões de ações a serem conduzidas pelo Comitê no sentido de minimizar os efeitos das precipitações intensas na bacia do Rio Doce

Histórico 18/06/04 - Criação e Primeira reunião - Governador Valadares 13/08/04 - Segunda reunião – Fazenda Gavião em Dom Cavati 13 e 14/09/04 – Terceira Reunião - SAAE de Governador Valadares 10/11/04 – Quarta Reunião - Usina de Guilman Amorim da Belgo Mineira

Participantes  CPRM - Alice Silva Castilho e representante- Coordenação  IGAM - Robélia Firmiano e representante- Relatoria  Unidade da ANA em Governador Valadares – Rossini  IEMA - Walter B.J.  MOVIMENTO PRÓ- RIO DOCE - Joema Gonçalves de Alvarenga  SAAE/GV - Edson de Oliveira Azevedo  CBH-CARATINGA - Pedro Paulo de Oliveira e representante  COMDEC/GV - Wilson  CEMIG - Valéria Faria e representante  SANEAR - Patrícia  EMATER - Walter Luiz Bianor Alencar  ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SÃO JOÃO EVANGELISTA - Nailton José Santanna Silva  PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES - Alaor Pinheiro Guerra

Metodologia Levantamento de medidas já propostas – Relatório Prevenção e Controle das Enchentes do Rio Doce, 1981 – Grupo Interministerial, –Carta de Governador Valadares – Seminário sobre Cheias de maio de 2003 Proposição de novas medidas pelos membros do grupo e do Comitê Elaboração de caracterização dos problemas enfrentados pelas chuvas pelos municípios através de questionário

Questionário Distribuído com o apoio da ARDOCE para os 230 municípios da bacia Levantamento do tipo de problema, causa, freqüência e localização Existência de Plano Diretor, COMDEC, Ações preventivas, Educação Ambiental Mapeamento de fatores agravantes: esgotamento sanitário, drenagem urbana, resíduos sólidos, erosão, atividade minerária Avaliação da percepção das pessoas que responderam o questionário quanto às causas, conseqüências, soluções e fatores agravantes

Resultados Alcançados Fortalecimento da operação do Sistema de Alerta Contra Enchentes da Bacia do Rio Doce - CPRM/ANA/IGAM, desde 1997/1998, 16 municípios Apoio a criação do Sistema de Alerta da Bacia do Caratinga (orientação e instalação de réguas)

Dificuldades encontradas Nºvariável de participantes nas reuniões, provocando descontinuidade das ações, o que será agravado com as eleições municipais e dos membros do Comitê Dificuldade de apoio da Unidade da ANA/GV devido ao processo eleitoral

Ações Futuras Coleta, armazenamento e análise dos questionários - até o momento 50 recebidos e armazenados Elaboração do relatório final Apresentação do relatório final - Primeira reunião do Comitê - março de 2005

Sugestões