A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Apresentação da Disciplina:
Semana Pedagógica - Julho/2011
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Passos para Revisão do PPP
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Livro Registro de Classe
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Todo dia é dia de educação!
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Avaliação da Aprendizagem em Processo
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Projeto Político Pedagógico
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Revisita ao PPP.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Projeto Pedagógico.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Transcrição da apresentação:

A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DIMENSÃO CONCEITUAL

O Plano de Trabalho Docente Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor; Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada; É um instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do conteúdo; Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem;

Possibilita compreender a concepção de ensino e aprendizagem e avaliação do professor; Orienta /direciona o trabalho do professor; Requer conhecimento prévio da Proposta Pedagógica Curricular; Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DIMENSÃO LEGAL

Dimensão Legal Aparece no Artigo 13, II e IV da LDB como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor, isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente. Edital de concurso para o magistério – Descrição das atividades genéricas dos professores de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio da Rede Estadual do Paraná:

Contribuir para o desenvolvimento da proposta pedagógica curricular dos estabelecimentos de ensino em que atuar; Elaborar Plano de Trabalho Docente e trabalhar pelo seu cumprimento em consonância com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da SEED e com a legislação vigente para a Educação Nacional.

O Livro Registro de Classe e o Plano de Trabalho Docente

O Livro Registro de Classe O Livro Registro de Classe, enquanto documento que legitima a vida legal do educando e explicita entre o pretendido e o feito, deve estar estreitamente articulado ao Plano de Trabalho Docente, levando em consideração questões concernentes à Matriz Curricular, Calendário Escolar, Proposta Pedagógica Curricular, Plano de Ação da Escola e, por fim ao Projeto Político Pedagógico.

LEGISLAÇÃO INSTRUÇÃO 14/2008 SUDE/DAE REGIMENTO ESCOLAR PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATRIZ E PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CALENDÁRIO ESCOLAR PPP LIVRO REGISTRO DE CLASSE

Livro Registro de Classe (LRC) L.R.C. COMO DOCUMENTO ESCOLAR QUE REGISTRA A AÇÃO PEDAGÓGICA (PROFESSOR E ALUNO) E TEM SEUS DADOS TRANSCRITOS NO SISTEMA SERE; L.R.C. COMO DOCUMENTO DA ESCOLA NÃO DO PROFESSOR.

DESSA FORMA O LRC, DEVE SER TOMADO COMO ESPELHO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA AÇÃO DOCENTE, PRESSUPOSTO ESSENCIALMENTE PEDAGÓGICO

Problemas pedagógicos mais comuns no LRC: 1) CONTEÚDOS REGISTRADOS NÃO SÃO OS MESMOS DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE;

Exemplo na disciplina de Física: Embora o PTD esteja coerente com as DCE's e com a PPC do estabelecimento, o professor desconsidera toda essa organização e trabalha de forma incoerente com os propósitos que ele mesmo e todo o coletivo escolar planejou; CAMPO CONTEÚDOS DO LRC (1ª Série -EM): FEVEREIRO 10 – História da Física 12 – Notação Científica 17 – Transformação de Unidades 19 – Conceitos Básicos da Cinemática ENTRETANTO O PLANO DE TRABALHO DOCENTE PREVÊ NO 1º BIMESTRE: Leis de Newton Inércia e Momentum; Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento; Segunda Lei de Newton e o Impulso

Problemas pedagógicos mais comuns no LRC: 2)NO CAMPO CONTEÚDO, AO INVÉS DO CONTEÚDO REGISTRAM: EXERCÍCIOS; PROBLEMAS; CAPÍTULO DO LIVRO; TRABALHO EM GRUPO; APRESENTAÇÃO DE TRABALHO. É indispensável que se defina qual conteúdo vai ser trabalhado com tal procedimento metodológico.

Problemas Pedagógicos mais comuns no LRC: 3) Uso de recursos metodológicos sem propósitos definidos: Exemplo: CAMPO CONTEÚDOS DO LRC MARÇO 10 – DVD Quem somos nós? 12 - DVD Quem somos nós? 17 -DVD Quem somos nós? 19 - DVD Quem somos nós? 24 – Leis da Termodinâmica

O registro de tal recurso está incompleto no LRC, pois não menciona o(s) conteúdo(s) a ser(em) trabalhado(s); Além disso o PTD também não prevê o uso de tal recurso, não descreve o quê vai ser trabalhado (conteúdos), não descreve quais os encaminhamentos metodológicos serão tomados com o uso de tal recurso;

Problemas Pedagógicos mais comuns no LRC: 4) Falta de roteiros e critérios de avaliação: Exemplo 1: - Quando são atribuídas notas pela mera entrega de um trabalho/relatório. Exemplo 2: - Atribuir nota pelo caderno, sem explicitar no LRC ou PTD, qual a finalidade ou critério de avaliação utilizado para expressar tal nota;

Exemplo 3: - Atribuir notas pelo comportamento ou participação. OBS.: A avaliação deve ser realizada em função dos conteúdos. A legislação vigente é clara quanto a isso.

Problemas Pedagógicos mais comuns no LRC: 5) Não há registro de recuperação de estudos; - Essa falta de registro indica que os conteúdos não foram recuperados. Dessa forma, após a aplicação de qualquer instrumento de avaliação, o conteúdo deve ser retomado com metodologia diferenciada e reavaliado. O parecer nº12/97 do CNE é claro quanto a esse procedimento. - Entretanto, o que precisa ser observado que não é necessário aplicar o mesmo instrumento de avaliação, o ideal é que seja aplicado outro tipo de instrumento.

Outro grande problema... 6) Não atender a instrução vigente (atualmente a instrução nº14/08), quanto ao correto preenchimento do LRC. - O(a) pedagogo(a) do estabelecimento é o profissional da educação responsável pela análise e orientação do LRC, quanto aos procedimentos legais e pedagógicos.

É PRECISO CONSIDERAR O QUE DIZ MEDEIROS (2003): OS ARQUIVOS ESCOLARES SÃO DE INTERESSE PÚBLICO [...] TÊM VALOR HISTÓRICO, PROBATÓRIO E INFORMATIVO QUE DEVEM SER DEFINITIVAMENTE PRESERVADOS.

OS INSTRUMENTOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DEVEM ESTAR A SERVIÇO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.