NRE LARANJEIRAS DO SUL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
Campanha de mobilização
Semana Pedagógica - Julho/2011
NRE de Educação Cascavel – PR 2011
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
SISTEMAS DE ENSINO.
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Tipos de Tutoria.
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Indicadores sociais e educacionais
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA - O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
BOM DIA!! Reunião para Organização do Trabalho Pedagógico
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Revisita ao PPP.
Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Formação continuada 4º Encontro
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Reunião Geral C. E. Profª Francisca Jeremias. O IDERJ é um índice de qualidade escolar criado para fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de.
Transcrição da apresentação:

NRE LARANJEIRAS DO SUL

CONCEITO DO MEC “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): monitoramento objetivo da qualidade dos sistemas a partir da combinação entre fluxo e aprendizagem escolar.”

O QUE É O IDEB? B A Resultados das Taxa de aprovação, repetência avaliações dos alunos B Taxa de aprovação, repetência e evasão A Índice de Desenvolvimento da Educação Básica C Fluxo Escolar anos iniciais ensino fundamental anos finais ensino fundamental ensino médio Desempenho do sistema Prova Brasil - 4º ou 5º ano e 8º ou 9º ano Saeb - 3ª série do ensino médio VARIAÇÃO: Positiva ou Negativa na Aprovação (A) e Prova Brasil/Saeb (B) ÍNDICE (C): valor na escala de 0 a 10 RESULTADO: VARIAÇÕES * + ÍNDICES IDEB

*Variações: tempo de conclusão de cada série. Ex.: Escola Tempo/ Conclusão Média Prova Brasil IDEB A 2 anos cada série 5.0 : 2 = 2,5 B 1 ano cada série 5.0 : 1 = 5,0

Os índices do IDEB 2007 aumentaram nos estabelecimentos que compõem nosso NRE. Cada escola contribuiu para esse resultado. Pressupõe que ela tenha desenvolvido um trabalho diferenciado, até mesmo inovador. Eleja um ponto positivo que contribuiu para o resultado e uma fragilidade que impediu avanços ainda mais significativos, durante o período de 2005 a 2007. (metas/Diretores)

SISTEMATIZAÇÃO : REUNIÃO IDEB COM DIRETORES DO NRE Formação continuada para professores e profissionais da educação; mudanças de atitudes no dia-a-dia: incentivar constantemente o comprometimento profissional (textos, vídeos, mensagens, hora- atividade coletiva, trabalhar as questões da Prova Brasil, Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa); Gestão democrática (coletivo); Trabalho diferenciado em sala de aula com igualdade na aprendizagem; Trazer a família para a escola; Resgate da cultura de cada localidade; Trabalhar e conhecer a realidade da comunidade através do PPP da escola;

Resgatar o valor da família (trabalho); Maior número de professores habilitados; Estabelecer combinados sobre as faltas; Criar parcerias com a sociedade para trabalhos pedagógicos: conselho tutelar, igreja, saúde .... Oficinas: TV multimídias; Oficinas com a Equipe Disciplinar: aulas c/ tv multimídias; Dar significado aos conteúdos (professores); incentivando os mesmos a participar; Conscientizar os professores das disciplinas sobre as abrangências das avaliações através de encaminhamentos da equipe pedagógica e direção; Pré/ pós conselho de classe com todos os profissionais da escola e se possível com pais; ( participativo)

Fala com os professores sobre IDEB e análise dos índices através do SERE; Apoio pedagógico aos alunos com dificuldades: Estagiárias das universidades e continuar com sala de apoio e sala de recurso para 2009 com novos critérios de abertura; Retomar o Plano de Trabalho Docente e as DCE’s; Adaptação curricular; OBS: Enviar ao NRE através do e-mail: rededeensino@hotmail.com o que já foi realizado.  

SAA – Sala de Apoio à Aprendizagem Os relatórios semestrais e as visitas aos estabelecimentos apresentaram algumas situações sobre o funcionamento das Salas de Apoio à Aprendizagem - Língua Portuguesa e Matemática:

a) Não acompanhamento pedagógico da direção e equipe pedagógica do estabelecimento; b) Salas de Apoio à Aprendizagem com abertura automática, professores supridos no mês de fevereiro/2008 e as aulas com alunos iniciando a partir de abril/2008; c) Turmas com somente 2 ou 3 alunos;

d) Turmas iniciando com 3 ou 4 alunos até a metade do ano, somente no segundo semestre ocorreram matrículas de outros alunos; e) Não realização das substituições dos alunos desistentes. Por exemplo: A turma iniciou com 15 alunos e no decorrer do semestre ocorreram 10 desistências e 4 nunca freqüentaram, permanecendo apenas 1 aluno. f) Estabelecimentos ofertando duas ou mais turmas de SAA e com poucos alunos freqüentando em cada turma. Nessa situação, orientamos que em 2009 haverá a junção de turmas e o fechamento das demandas.

g) Espaço físico inadequado; h) Demandas – Fecha em fevereiro / 2009; i)Casos Omissos – Aguardar instruções (início do ano)/ turmas com menos de 25 alunos não encaminhar processo; j) Abertura SAA automática – início do ano letivo; l) Lembrar os professores das datas dos eventos.