DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária
Advertisements

VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Saúde Coletiva II 2009.
Papel das Entidades CRF - SP
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Audiência Pública de Fiscalização
REGULAMENTAÇÃO DA EC 29.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Facilitadora: Jurema Prado
Centro de Vigilância Sanitária
Portaria nº 354, de 11 de agosto de 2006
Mauro Luís Silva de Souza
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
OUTROS SETORES REGULADOS E A CONCORRÊNCIA
Vigilância sanitária e risco
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Lei 8.080/90 Daniela de Souza.
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Congresso COSEMS/SP SUS, política de estado: acesso com qualidade
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Política Nacional do Meio Ambiente
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Vigilância Sanitária Andréia Câmara de Oliveira Bianca Ribeiro Morais
Assistência Farmacêutica
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva Portaria de UTI ANVISA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Cláudio Marcelo Mariana Caldeira Meline Nathália Sales Tiago.
Vigilância Sanitária e Farmacovigilância no Brasil
SIA Sul Qd.04 C Lt.56 Lj.03. Térreo. Edf. SIA CENTER I. CEP: Brasília-DF Telefone:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
MACRO PROCESSOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTROLE DE DESEMPENHO
Universidade Tiradentes
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.
SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. SAÚDE SUPLEMENTAR O SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REUNE EMPRESAS, OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE, MEDICOS, ENFERMEIROS, DENTISTAS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Dra. Élida Graziane Pinto Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo Pós-doutora em Administração pela EBAPE-FGV Doutora em Direito.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA LEI Nº 9782 DE 26 DE JANEIRO/99 DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA

VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONJUNTO DE AÇÕES CAPAZES DE ELIMINAR, DIMINUIR OU PREVENIR RISCOS À SAÚDE E DE INTERVIR NOS PROBLEMAS SANITÁRIOS DECORRENTES DO MEIO AMBIENTE, DA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE BENS E DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INTERESSE DA SAÚDE.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA AUTARQUIA SOB REGIME ESPECIAL INDEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA ESTABILIDADE DE SEUS DIRIGENTES AUTONOMIA FINANCEIRA VINCULADA AO MINISTÉRIO DA SAÚDE SEDIADA NO DISTRITO FEDERAL

ANVISA- FINALIDADE PROMOVER A PROTEÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO, POR INTERMÉDIO DO CONTROLE SANITÁRIO DA PRODUÇÃO E DA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS SUBMETIDOS SUBMETIDOS AO REGIME DE VISA, INCLUSIVE DOS AMBIENTES, DOS PROCESSOS, DOS INSUMOS E DAS TECNOLOGIAS.

AÇÕES DE VISA AS AÇÕES PODERÃO SER EXECUTADAS POR INSTITUIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES

ANVISA X SUS A AGÊNCIA DEVERÁ PAUTAR SUA ATUAÇÃO SEMPRE EM OBSERVÂNCIA DAS DIRETRIZES ESTABELECIDAS PELA LEI 8080/90, VISANDO O PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS

COMPETÊNCIA DA UNIÃO I- DEFINIR A POLÍTICA NACIONAL DE VISA II-NORMATIZAR E FISCALIZAR PRODUTOS, SUBSTÂNCIAS E SERVIÇOS DE INTERESSE PARA A SAÚDE III-EXERCER A VIGILÂNCIA DE PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS

COMPETÊNCIA DA UNIÃO IV-ACOMPANHAR E COORDENAR AÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE VISA V-ATUAR EM CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIAIS DE RISCO À SAÚDE VI-PRESTAR COOPERAÇÃO TPECNICA E FINANCEIRA AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS

COMPETÊNCIA DA UNIÃO VII-PROIBIR A FABRICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E INSUMOS QUE INCORRAM EM RISCO À SAUDE PÚBLICA VIII-CONCEDER/CANCELAR AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO E AUTORIZAÇÃO ESPECIAL IX-CONCEDER REGISTRO DE PRODUTOS

COMPETÊNCIA DA UNIÃO X- PROIBIR A FABRICAÇÃO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO E USO DE PRODUTOS OU SERVIÇOS DE RISCO IMINENTE À SAÚDE PÚBLICA XI-COORDENAR OS LABORATÓRIOS QUE COMPÕE A REDE OFICIAL DE LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA

COMPETÊNCIA DA UNIÃO XII-PROMOVER A REVISÃO PERIÓDICA DA FARMACOPÉIA XIII-MANTER SISTEMA DE INFORMAÇÃO XIV-MONITORAR E AUDITAR OS ORGÃOS DO ESTADO, MUNICÍPIO E DF XV-CONTROLAR E FISCALIZAR A PROPAGANDA DE SERVIÇOS E PRODUTOS SUBMETIDOS AO REGIME DE VISA

COMPETÊNCIA DA UNIÃO XVI-IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DOS PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE VISA XVII- COORDENAR E MONITORAR OS SISTEMAS DE VIGILÂNCIA TOXICOLÓGICA E FARMACOLÓGICA

BENS E PRODUTOS SUJEITOS À AÇÃO DE VISA MEDICAMENTOS DE USO HUMANO PRINCÍPIOS ATIVOS DOS MEDICAMENTOS ALIMENTOS COSMÉTICOS PRODUTOS DE HIGIÊNE PESSOAL PERFUMES

BENS E PRODUTOS SUJEITOS À AÇÃO DE VISA SANEANTES REAGENTES INSUMOS PARA DIAGNÓSTICO EQUIPAMENTOS E MATERIAIS MÉDICOS, ODONTOLÓGICOS E HEMOTERÁPICOS IMUNOBIOLÓGICOS SANGUE E HEMODERIVADOS

BENS E PRODUTOS SUJEITOS À AÇÃO DE VISA ÓRGÃOS E TECIDOS HUMANOS PARA USO EM TRANSPLANTES RADIOFÁRMACOS CIGARROS OUTROS.....

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SERÁ DIRIGIDA POR UMA DIRETORIA COLEGIADA, DEVENDO CONTAR COM UM PROCURADOR, UM CORREGEDOR E UM OUVIDOR, ALÉM DE UNIDADES ESPECIALIZADAS INCUMBIDAS DE DIFERENTES FUNÇÕES CONSELHO CONSULTIVO

DA DIRETORIA COLEGIADA COMPOSTA POR 5 MEMBROS, SENDO UM DELES O SEU DIRETOR PRESIDENTE OS DIRETORES SERÃO BRASILEIROS, INDICADOS PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA APÓS APROVAÇÃO PRÉVIA DO SENADO FEDERAL MANDATO DE 3 ANOS, ADMITIDA UMA ÚNICA RECONDUÇÃO

DA DIRETORIA COLEGIADA O DIRETOR PRESIDENTE SERÁ NOMEADA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DENTRE OS MEMBROS DA DIRETORIA COLEGIADA A EXONERAÇÃO IMOTIVADA DO PRESIDENTE DA ÂNVISA PODERÁ SER PROMOVIDA SOMENTE NOS 4 PRIMEIROS MESES DO MANDATO, APÓS ESTE PERÍODO ESTÁ ESTÁVEL

DA DIRETORIA COLEGIADA É VEDADO AOS DIRIGENTES TER INTERESSE DIRETO OU INDIRETO, EM EMPRESA RELACIONADA COM A ÁREA DE ATUAÇÃO DE VISA