Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.

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Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos

Dimensão histórica A disciplina de Biologia tem como objeto de estudo, o fenômeno vida. Ao longo da história da humanidade, muitos foram os conceitos elaborados sobre esse fenômeno, tentando explicá-lo e ao mesmo tempo compreendê-lo, sempre buscando a garantia da sobrevivência da espécie humana.

Dimensão histórica Os conhecimentos apresentados pela Biologia no Ensino Médio não resultam do modelo contemplativo em si, mas de modelos teóricos elaborados pelo ser humano (paradigmas teóricos) que evidenciam o esforço de entender, explicar, usar e manipular os recursos naturais.

Dimensão histórica Para compreender os pensamentos que contribuíram para a construção das diferentes concepções sobre o fenômeno vida e suas implicações no ensino, buscou- se na história da ciência, os contextos históricos nos quais influências religiosas, econômicas, políticas e sociais impulsionaram essa construção.

Pensamento biológico descritivo As primeiras tentativas de definição da vida, vem da antiguidade, do filósofo grego Aristóteles ( 384 A.C A.C.). Na idade média a Igreja poderosa vinculava o conhecimento sobre o universo a um Deus criador (concepção teocêntrica) que explicava todos os questionamentos.Com o aparecimento das universidades, sistematizou-se o conhecimento acumulado por séculos, o qual passou

Pensamento biológico descritivo a ser discutido fora do âmbito religioso. A preocupação dos botânicos em interpretar a natureza era descritiva, ilustrando a natureza criada por Deus.Os animais eram analisados de forma comparativa,quando surgiu a classificação dos seres vivos em escala hierárquica com categorias e denominações:gênero, família, espécie, ordem. CE:Organização dos seres vivos

Pensamento biológico mecanicista Em meio à mudanças no mundo filosófico onde se destacava o pensamento do francês René Descartes ( ),que afirmava: o domínio e a compreensão do mundo requerem a aceitação de um poder poder especial na mente, que assegura a verdade, é a razão humana. O uso da razão permite a ampliação do conhecimento e procedimentos seguros que permitem passar do conhecido ao desconhecido.

Pensamento biológico mecanicista Para entender o fenômeno vida, os estudiosos fracionaram os organismos vivos em partes cada vez menores, com o propósito de compreensão das relações de causa e efeito em seu funcionamento. CE: Mecanismos Biológicos

Pensamento biológico evolutivo Evidências sobre a extinção de espécies deram ao pensamento científico proposição para mudar a idéia de que o universo era estático. Lamarck, adepto da teoria da geração espontânea e Charles Darwin com a idéia de evolução das espécies, forneceram evidências de um mundo mutável e diverso.As leis que regulam a hereditariedade propostas

Pensamento biológico evolutivo por Gregor Mendell eram desconhecidas por Lamarck e Darwin. Ele provou com cruzamentos entre ervilhas, as leis da Genética, a transmissão dos caracteres hereditários. No séc. XIX,com a teoria celular, a nova geração de geneticistas confirmou os trabalhos de Mendell, contribuindo para a construção de um modelo evolutivo. CE- Biodiversidade

Pensamento biológico da manipulação genética Os estudos do geneticista Thomas Hunt Morgan, contribuíram para que a Genética se desenvolvesse como ciência, aliada aos processos tecnológicos, decorrentes do pós- guerra. A Biologia nesse contexto, se tornou utilitária na medicina,agricultura,indústria,etc...O pensamento científico passou a utilizar diferentes formas de abordar a realidade

Pensamento biológico da manipulação genética o que ampliou e diversificou a área de atuação da Biologia. Esses conhecimentos geram conflitos filosóficos e sociais e põem em discussão e manipulação genética e suas implicações sobre a vida. CE – Manipulação genética.

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