JORNADA PEDAGÓGICA PONTA GROSSA 20 e 22/04/2010 EQUIPE CGE Professor Aurélio Professores (as): India Mara Helen Priscila
Motivação para a Temática Tema sempre recorrente e necessário - ponto nevrálgico do processo de ensino; Avaliações Jornadas e PONTA GROSSA Matéria da RPC – jan/2010 Pai de aluno denuncia “aprovação irregular” – JL – Jornal de Londrina
Tema: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM PONTA GROSSA Objetivo: avançar na compreensão dos aspectos que envolvem a avaliação do ensino e aprendizagem,
Exibição VÍDEOS E ANIMAÇÃO A ficção... Exibição VÍDEOS E ANIMAÇÃO PONTA GROSSA Estudo Errado- Gabriel o Pensador (1999). Escolas Democráticas - “Democratic Schools” de Jan Gabbert (2006). Escolinha do professor Raimundo (1992).
A realidade… Matéria da RPC – jan/2010 PONTA GROSSA http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?Video_ID=71457&Programa=globocomunidade&tipo= http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?ProgDia=2&Servic_ID=&Video_ID=71458
Exercício de Crítica Roteiro de Análise (Grupos de 7 a 8 pessoas) FICHA DE TRABALHO 1 As opiniões/valores apresentados nos vídeos, revelam concepções de educação/escola e especificamente de ensino, aprendizagem, conteúdos, métodos, avaliação, etc., certo?. Com base nessa constatação, DISCUTA e RESPONDA as questões abaixo: PONTA GROSSA
PONTOS DE REFLEXÃO: 1- Em que medida essas representações caracterizam uma visão atualizada da escola? Que impactos/impressões nos causam (ou não causam)? 2- Que hipóteses e/ou pressupostos demarcados pelos vídeos são aceitos ou rejeitados de antemão,considerando se o “modelo” de escola apresentado? 3-Que relações podemos estabelecer entre os vídeos e o nosso trabalho na escola? Que situações vividas no cotidiano da escola podem ser lembradas? PONTA GROSSA
PONTOS DE REFLEXÃO: PONTA GROSSA 1. Em que medida essas representações caracterizam uma visão atualizada da escola? Que impactos/impressões nos causam (ou não causam)?
2. Que hipóteses e/ou pressupostos demarcados pelos vídeos são aceitos ou rejeitados de antemão, considerando-se o “modelo” de escola apresentado? PONTA GROSSA
3. Que relações podemos estabelecer entre os vídeos e o nosso trabalho na escola? Que situações vividas no cotidiano da escola podem ser lembradas? PONTA GROSSA
Qual nosso posicionamento? Algumas pistas... Porque respostas... PONTA GROSSA Diante de “tudo isso”... Qual nosso posicionamento? Algumas pistas... Porque respostas...