JORNADA PEDAGÓGICA PONTA GROSSA 20 e 22/04/2010 EQUIPE CGE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO TÉCNICA ALTAS HABILIDADES II
Advertisements

JORNADA PEDAGÓGICA E T A P Ú N I C
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
A avaliação da aprendizagem na escola
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
“Feliz aquele que transfere o
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
SAPEX ALECIO DAMICO (2010)*
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Avaliação Institucional
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Ensino Tradicional/Expositivo
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Capacitação dos professores
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Interdisciplinaridade na prática pedagógica
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ciências e Educação Ambiental
Procedimentos de Ensino
Softwares Educacionais – Cód
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Bullying.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Oficina Pedagógica Contextualização no ensino de química: possibilidades GEPEQ – grupo de pesquisa em educação química Instituto de Química USP Falar.
ESTUDO DO MEIO.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
Por que o jornal na escola?
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Tendências Pedagógicas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

JORNADA PEDAGÓGICA PONTA GROSSA 20 e 22/04/2010 EQUIPE CGE Professor Aurélio Professores (as): India Mara Helen Priscila

Motivação para a Temática Tema sempre recorrente e necessário - ponto nevrálgico do processo de ensino; Avaliações Jornadas e PONTA GROSSA Matéria da RPC – jan/2010 Pai de aluno denuncia “aprovação irregular” – JL – Jornal de Londrina

Tema: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM PONTA GROSSA Objetivo: avançar na compreensão dos aspectos que envolvem a avaliação do ensino e aprendizagem,

Exibição VÍDEOS E ANIMAÇÃO A ficção... Exibição VÍDEOS E ANIMAÇÃO PONTA GROSSA Estudo Errado- Gabriel o Pensador (1999). Escolas Democráticas - “Democratic Schools” de Jan Gabbert (2006). Escolinha do professor Raimundo (1992).

A realidade… Matéria da RPC – jan/2010 PONTA GROSSA http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?Video_ID=71457&Programa=globocomunidade&tipo= http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?ProgDia=2&Servic_ID=&Video_ID=71458

Exercício de Crítica Roteiro de Análise (Grupos de 7 a 8 pessoas) FICHA DE TRABALHO 1 As opiniões/valores apresentados nos vídeos, revelam concepções de educação/escola e especificamente de ensino, aprendizagem, conteúdos, métodos, avaliação, etc., certo?. Com base nessa constatação, DISCUTA e RESPONDA as questões abaixo: PONTA GROSSA

PONTOS DE REFLEXÃO: 1- Em que medida essas representações caracterizam uma visão atualizada da escola? Que impactos/impressões nos causam (ou não causam)? 2- Que hipóteses e/ou pressupostos demarcados pelos vídeos são aceitos ou rejeitados de antemão,considerando se o “modelo” de escola apresentado? 3-Que relações podemos estabelecer entre os vídeos e o nosso trabalho na escola? Que situações vividas no cotidiano da escola podem ser lembradas? PONTA GROSSA

PONTOS DE REFLEXÃO: PONTA GROSSA 1. Em que medida essas representações caracterizam uma visão atualizada da escola? Que impactos/impressões nos causam (ou não causam)?

2. Que hipóteses e/ou pressupostos demarcados pelos vídeos são aceitos ou rejeitados de antemão, considerando-se o “modelo” de escola apresentado? PONTA GROSSA

3. Que relações podemos estabelecer entre os vídeos e o nosso trabalho na escola? Que situações vividas no cotidiano da escola podem ser lembradas? PONTA GROSSA

Qual nosso posicionamento? Algumas pistas... Porque respostas... PONTA GROSSA Diante de “tudo isso”... Qual nosso posicionamento? Algumas pistas... Porque respostas...