ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA
Advertisements

Centro Integrado Pacaembu
Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Jornal Correio de Uberlândia
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
PROJETO TEMÁTICO ÁGUA Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
EMEB Professor Florestan Fernandes PROJETO ALGAR EDUCA Diretora: Paula M. Furco Moreira Coordenadora: Márcia E. Porto Professoras: Fátima e Cristina.
Escola Municipal Aída Andrade Chaves
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
PROJETO MAPAS 3°B.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Trabalhar com texto é trabalhar com gênero?
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Professora: Rosana Santos
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Orientação Técnico-Pedagógica
O que é ensinar história?
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Etapas de uma sequência didática
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA 6º ANO O MEU PRIMEIRO BEIJO ANTÔNIO BARRETO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
GEOGRAFIA Terra - Estudo
Por que o jornal na escola?
PREVISTOEFETIVO% ESTADUAL ,1 MUNICIPAL ,7 PÚBLICA ,3 PREVISTOEFETIVO% ESTADUAL ,0.
Didática da Alfabetização
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
“Um país se faz de homens e livros”
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Uberaba - MG II ENCONTRO DE EDUCADORES – PROGRAMA ALGAR EDUCA – 04/06/09 Professora : Aparecida Beatriz Severino Araújo

Situação de produção: Produção Inicial A produção inicial da aluna revela que ela não tem a compreensão de que o gênero textual notícia relata um fato, um acontecimento apresentando informações referentes ao assunto e não apenas frases isoladas (mesmo que a aluna pretendesse relatar várias notícias as mesmas se reduziram a tópicos. A aluna não tem conhecimento dos elementos que compõem uma notícia: título, linhas finas, lead (parágrafo inicial), texto, imagens, sem tema e progressão temática.

Produção Final Análise da professora Observa-se que ao final da sequência didática (desenvolvimento dos ateliês) a aluna desenvolveu a habilidade de organizar, sintetizar informações, escrever mantendo a progressão temática. Ela ampliou o conceito do que é uma notícia, reconhecendo o gênero e redigindo seu texto noticioso. Na produção final da aluna verificamos que há título linha fina, lead, texto, imagem e mais, ela procurou dar forma ao texto própria do jornal escrito. Enfim é possível reconhecer que o crescimento da aluna, verificando que a sequência didática proporciona ao aluno tornar-se um produtor de texto proficiente.

Intervenções realizadas: Mediante a falta de conhecimento da aluna quanto à estrutura, aos elementos que compõem o gênero textual notícia, foram desenvolvidas atividades envolvendo: Manuseio do jornal, leitura e reconhecimento notícias Seleção de uma notícia para análise e observação Apresentação de frases e questionamentos (se poderíamos considerá-las notícia,...) Desenvolvimento dos ateliês.

Fotos

- Desenvolvimento dos ateliês - Filmes

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender ,não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria...” Paulo Freire