TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação – acesso ambiente virtual
Advertisements

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Tutorial de utilização do
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Parâmetros Curriculares Nacionais
Programa Ler e Escrever
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
TECENDO LEITURAS: PRIMEIROS FIOS
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Diretrizes para leitura e análise de textos
Centro de Estudos de Línguas CEL Orientações para uso do Prometeus
A compreensão em leitura
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Equipe responsável pela produção
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Etapas de uma sequência didática
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
Os sentimentos de cada um
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Conscientização sobre a importância do SARESP
Componente Curricular Arte
TRABALHO COLABORATIVO
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo: como ajudar o aluno a ler?

O ENSINO DA LEITURA Leitor ANTES DURANTE Texto Contexto DEPOIS

antes da leitura Ao ler literatura, mobilizamos nossas experiências para desfrutarmos o texto e apreciarmos os recursos estilísticos selecionados pelo autor. Observando um livro, numa rápida leitura “inspecional”, podemos antecipar algumas das informações que iremos encontrar no texto.

antes da leitura: passo a passo Observar indicadores como título, capas, ilustração, sumário, autor, gênero etc. Apresentar informações que o autor do texto pressupõe que os leitores virtuais tenham, mas que supomos que nossos alunos ignorem. Estimular os alunos a explicitar os conteúdos que esperam encontrar no texto a partir dos índices levantados.

durante a leitura Os objetivos que o leitor tem com a leitura mobilizam diferentes estratégias de abordagem do texto. Algumas “dicas” de um leitor mais experiente podem ser valiosas para ajudar um leitor iniciante a construir os sentidos do texto.

durante a leitura: passo a passo Estimular a compreensão global do texto em contextos de leitura autônoma ou compartilhada, a partir da observação de indicadores como o léxico, a situação enunciativa, as conexões entre os enunciados, as relações intertextuais etc. Identificar a organização composicional do gênero a que pertence o texto.

depois da leitura Pode-se ou não se emocionar com um texto; pode-se ou não gostar de um texto; pode-se ou não concordar com o quadro de valores sustentados ou sugeridos pelo texto ou por suas leituras.

depois da leitura Para uma melhor compreensão da obra, assim como para a problematização dos temas sugeridos pelo texto, nada melhor do que trocar impressões com outros leitores.

depois da leitura: passo a passo Estimular paráfrases do texto lido. Apreciar os recursos expressivos selecionados pelo autor. Identificar os valores e as crenças veiculados no texto e refletir a respeito deles.

depois da leitura: passo a passo Identificar a posição do autor e refletir a respeito dela. Promover o debate democrático em torno de questões polêmicas. Estabelecer relações com outros textos, filmes etc.

depois da leitura: passo a passo Ampliar as referências dos leitores estimulando a pesquisa de informações complementares, a produção de outros textos ou, ainda, outras produções criativas que contemplem as múltiplas linguagens artísticas.

BIBLIOTECAS VIRTUAIS Atualmente, por meio da Internet, é possível ter acesso a bibliotecas virtuais do mundo inteiro. Relacionamos a seguir alguns sites em que o leitor pode encontrar o conto “Tílburi de praça”, de Raul Pompéia, para leitura on-line, download ou impressão.

http://www.biblio.com.br/templates/raul_pompeia/tilburidepraca.htm http://intervox.nce.ufrj.br/~tprobert/livcego.html http://www.bestiario.com.br/5_arquivos/tilburi.html

Texto quarta capa Literatura Brasileira Aqui começa um emocionante caso de amor com a literatura brasileira. Irresistíveis, enamorados, apaixonados, os 3 contos que compõem este livro provam que a palavra ainda é a melhor arma de sedução. Deixe-se conquistar por eles.

ALINHAVANDO LEITURAS

TECENDO ROTEIROS

INTERVALO Voltaremos em 15 minutos.

TECENDO ROTEIROS

TRAGÉDIA BRASILEIRA Manuel Bandeira http://www.fabiorocha.com.br/bandeira.htm http://www2.tvcultura.com.br/provoca/poesia-todos.asp

O NOVIÇO Martins Pena Sites em que é possível encontrar a peça “O noviço”, de Martins Pena, para leitura on-line, download ou impressão. http://www.biblio.com.br http://intervox.nce.ufrj.br/~tprobert/livcego.html http://www.unicamp.br/iel/memoria/

“A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor” http://www.educacao.sp.gov.br/ Clicar em CRE – Centro de Referência. Posicionar o cursor em “Temas Pedagógicos” e, depois, em “Leitura e Literatura”. Selecionar o artigo “A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor”, de João Wanderley Geraldi. Série Idéias, n. 5. São Paulo: FDE, 1988. p. 79-84.

Para tirar dúvidas sobre essa videoconferência acessar o site FAQ Para tirar dúvidas sobre essa videoconferência acessar o site www.rededosaber.sp.gov.br Clicar no botão FAQ

FAQ LOGIN: o mesmo para consulta do holerite eletrônico SENHA: a mesma para consulta do holerite eletrônico