Sistemas Especialistas para Aplicações Industriais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Artificial e Suas Aplicações
Advertisements

Curso Superior de Engenharia Elétrica
© 2005, In Forma Software Projeto CMMI na In Forma Peripécias da In Forma em busca da qualidade de software Ciro Coelho Engenheiro de Qualidade.
Fernando Augusto Silva Marins
Figura 3 – Exemplo de planta modelada no software HYSYS
DRH - DESENVOLVIMENTO DRH - DESENVOLVIMENTO Edição 2008 (4 vagas): Áreas de Atuação: 02 vagas - Engenharia 02 vagas - Fabricação 2010PROGRAMA TRAINEE.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA FUZZY DE AUXILIO A DIAGNÓSTICO DE HIDROGERADORES NA ELETRONORTE.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Curso de Engenharia Mecânica
Interação Homem-Máquina
Reorientação curricular
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Reutilização de Software
Sistemas Especialistas para Monitoramento e Controle de Processos:
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
Desenvolvimento de um Sistema de Visão 3D para Inspeção e Reparo Robotizado Submerso Alisson Suzzim Calgaroto (bolsista); Marcelo Ricardo Stemmer (co-orientador);
Polliana Corrêa Morais (bolsista); Leandro Osmar Werle (colaborador/
Customer Relationship Management
Reutilização de Software
Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida
Sistemas de Monitoração aplicados ao Smart Grid
CAMINHOS PARA PROMOVER A INOVAÇÃO NO SETOR NAVAL
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Configuração de manutenção
APLICAÇÃO DE REDES DE DEPENDÊNCIA NO AUXÍLIO À DECISÃO POR MÚLTIPLOS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DO DESEMPENHO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Exame.
Bacharelado em Sistemas de Informações
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Cap 2 – Processo de Software
Mestrado em Engenharia de Concepção I ST - Setembro de 2003 Mestrado em Engenharia de Concepção 1ª edição, l Alguma considerações gerais sobre.
Terceiro Seminário REDEPRO Evoluindo no modelo Fábrica de Software Dezembro 2005.
Aquele que assume riscos e cria algo novo
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
METODOLOGIA PARA MELHORIA DO DESEMPENHO DE MALHAS DE CONTROLE
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na UFBA
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tópicos especiais em controle inteligente e distribuído Professor: Jorge Dantas de Melo Rafael Marrocos Magalhães.
Engenharia Naval.
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
SOLDAGEM E SUA AUTOMAÇÃO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
HAC 1 MD - junho/2008 Tecnologias de suporte à Mineração de Dados Gerenciamento de dados Data Warehouse OLAP Arquiteturas Visualização Sistemas de Suporte.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Alterações na composição de carga representam uma das perturbações mais importante que o sistema de controle de uma coluna de.
Ética em Computação Selma Shin Shimizu Melnikoff Escola Politécnica da USP Setembro de 2004.
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
POLITICAS DE SEGURANÇA
Engenharia de Software
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
A Demanda por Tecnologia em Águas Profundas
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Guilherme Dias Mattiello – Bolsista SEAD, acadêmico de Engenharia de Materiais - UFRGS. Alvaro Meneguzzi - Professor Dr do Departamento de Materiais da.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Inovação e competitividade na indústria de energia eólica
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Sistemas Especialistas para Aplicações Industriais. Instituto de Tecnologia do Paraná Sistemas Especialistas para Aplicações Industriais. A experiência do TECPAR Dr. Eng. Milton Pires Ramos DEIN – Departamento de Tecnologia da Informação 25 de Junho de 2001.

Iniciativa:

Plano da apresentação Introdução - Apresentação geral - Histórico - Áreas em potencial Desenvolvimento - Os projetos de SE’s - Equipe necessária - Interação com o especialista Negócio - Custos - Relação custo x benefício - Pode-se ganhar dinheiro com IA ?

Apresentação geral O TECPAR, fiel ao seu papel de difusor de novas tecnologias, deu início em 1990 à formação de uma equipe de profissionais/pesquisadores com o objetivo de explorar a Engenharia do Conhecimento como um novo nicho tecnológico, orientando seus trabalhos especificamente para o desenvolvimento de sistemas especialistas para aplicações industriais. Deste esforço surgiram diversos projetos e um campo de aplicação específico tem se destacado: os sistemas inteligentes aplicados à engenharia de materiais e corrosão.

Histórico 1990 Setembro – Criação do Projeto de Sistemas Especialistas. 1990 Novembro – Contratação do Projeto SES, Sistema Especialista em Soldagem, desenvolvido em cooperação com a Refinaria Pres. Getúlio Vargas – REPAR, da PETROBRAS. Conclusão da primeira versão 1991. Segunda versão desenvolvida entre 1994 e 1997. 1992 Junho – Contratação do Projeto Monitor – Sistema especialista para monitoramento da corrosão em planta de processo industrial. REPAR-PETROBRAS. Conclusão em Dezembro 1993. 1992 Setembro – Contratação do projeto VIDENTE – Sistema especialista em manutenção preditiva de equipamentos e plantas industriais. Conclusão em Setembro 1995. 1998 Março – Início de dois projetos para a Refinaria Landulfo Alves – RLAN, da PETROBRAS, em Salvador, Bahia: Aminiex, sistema especialista em corrosão para unidades de tratamento de gases, e FccMonitor, sistema especialista em corrosão para unidades de craqueamento catalítico fluído. 2001 Janeiro – Contratação do Projeto Injex – Sistema especialista para controle da qualidade da água de injeção em plataforma oceânica. CENPES/PETROBRAS.

Áreas em potencial CLÁSSICAS: - Diagnóstico médico; - Análise de crédito; - Configuração de equipamentos; - Apoio ao projeto; - Apoio à decisão; - Diagnóstico de processos. PROSPECÇÃO: - Internet e comércio eletrônico; - Ensino à distância; - Pesquisas de mercado.

MONITOR Sistema especialista no monitoramento da corrosão em unidades de destilação de petróleo. - Projeto desenvolvido entre 1992 e 1994, para a Refinaria Pres. Getúlio Vargas - REPAR, Araucária, Paraná; - Monitora ‘on-line’ as variáveis críticas para a corrosão, analisa essas variáveis, diagnostica problemas e orienta os operadores quanto a medidas corretivas de ajuste no processo. - Resultados: -maior controle do processo corrosivo; -redução da corrosão localizada de 30%; -redução da carga de trabalho dos especialistas. -Sistema desenvolvido em PROLOG e C.

MONITOR Typical crude unit flowchart

FccMonitor e Aminiex Título do Projeto: Sistema Especialista para controle da corrosão em unidades de craqueamento catalítico fluído e unidades de tratamento de gases. Objetivo: Desenvolver um sistema especialista para interpretação, diagnóstico e controle da corrosão em unidades de FCC e DEA, a partir da aplicação de técnicas de ruído eletroquímico e sensores de hidrogênio. Projeto financiado pelo Fundo CTPetro!

SE’s em ambiente industrial  Acesso aos dados: - SDCD e PI; - Baixa e alta freqüência; - Módulo de cálculo.  Máquina de Inferência: - Gera conclusões utilizando os dados dos módulos acima e a base de conhecimento.  Base de Conhecimento: - Conhecimento na forma de regras de produção.  Interface de Saída: - SDCD e Rede Corporativa (acesso remoto).  Interface do Especialista: - Painel de configuração; - Módulo de justificativa.

Arquitetura do SE

Exemplos de regras If CelulaHidrogenio > [CHCorrenteLim] And CelulaHidrogenio1 > [CHCorrenteLim] And CelulaHidrogenio2 > [CHCorrenteLim] And !Nao inferir celula de hidrogenio And !Unidade nao esta operando Then Possui Hidrogenio If Possui Hidrogenio Then Sistema com permeacao de hidrogenio If Sistema com permeacao de hidrogenio And Sistema despassivo Then Planta despassiva e com permeacao de hidrogenio If Po < [PoLimCorrosivo] And !Nao inferir potencial And !Unidade nao esta operando Then Potencial despassivo If Potencial despassivo Then Sistema despassivo if Sistema despassivo then Alarme - Sistema Despassivo LABEL diag.ap "Planta OK" "Planta despassiva e com permeacao de hidrogenio" "Potencial e Celula de Hidrogenio apresentam instabilidade"

Interface Aminiex

Interface FccMonitor:

Interface CorrPlotter:

Injex “Sistema Especialista para garantia da qualidade da água do mar para injeção”

Injex

Desenvolvimento - Definição dos objetivos funcionais e condições de teste. - Definição da aquisição (rastreabilidade!) - Definição da forma de representação - Definição da ferramenta de programação - Validação da BC com relação ao desempenho do especialista humano e testes do sistema como software.

Aquisição do conhecimento Processo complexo e longo de extração do conhecimento (experiência) de um especialista humano em determinado domínio. Normalmente se dá através de reuniões e entrevistas, seguindo técnicas variadas conforme a necessidade. Processo crítico para o sucesso do projeto. A equipe de desenvolvimento deve buscar um relacionamento tranqüilo e de mútua confiança com especialista.

Equipe de desenvolvimento O engenheiro do conhecimento: - Sólida formação; - Amplo espectro de interesses; - Capacidade de observação; - Motivação; - Diplomacia e psicologia. O especialista: - Reconhecido como especialista pelos seus pares; - Uma mente aberta; - Disposto a participar do projeto; - Motivado com a tecnologia.

SE’s como negócio Equipe necessária: - 3 engenheiros do conhecimento - especialistas do domínio (?) Custos: - (aprox.) R$ 250.000,00 Duração: - 2 anos Relação custo x benefício: Altíssima ! Pode-se ganhar dinheiro ? Depende muito do porte do projeto !?!

Milton Pires Ramos mpramos@tecpar.br DEIN - Departamento de Tecnologia da Informação TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná Curitiba Paraná Brasil