Um exemplo de disciplina para Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
O ESDE COM QUALIDADE.
Informática na Educação
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Fundação Roberto Marinho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 ferramenta para entrevistas Baseado no trabalho.
Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
TIAE: um exemplo de disciplina para Educação a Distância
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Ferramentas de Mediação no Moodle
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Funções e Atribuições do Diretor
Curso de Docência Universitária
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ALEXANDRA ALINE VERA.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Papel do Monitor.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Informações sobre o Teleduc
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 15 Prêmio Br TIC, Brasília, Nov 2006 Prof. D.Sc. Mariano Pimentel.
Fórum das Licenciaturas- Moodle I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Formação de Tutores a Distância
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Investigating the assessment of learners’ participation in asynchronous conference of an online course Mariano Pimentel Tatiana Escovedo Hugo Fuks Carlos.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração ComunicaTEC Pimentel1 / 12 UNIRIO, Prof. Dr. Pimentel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Um exemplo de disciplina para Educação a Distância Mariano Pimentel pimentel@uniriotec.br http://www.uniriotec.br/~pimentel 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

Um exemplo de disciplina para Educação a Distância Online Mariano Pimentel pimentel@uniriotec.br http://www.uniriotec.br/~pimentel 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

Apresentação Desafios de disciplinas online Educação Online: Tradicional x Atual Ensino Instrucional x Aprendizagem Colaborativa Disciplina TIAE (Tecnologias de Informação Aplicadas a Educação) Seminários Debates → Diretrizes para Educação Online 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

Educação Online: Tradicional x Atual Ensino Tradicional Para a maioria dos professores, o BOM ALUNO É... “uma criança dócil, paciente, que sabe calar-se e escutar o que o professor fala” (Cuidado Escola, Harper et al., 1980: 47-48; Ilustração: Claudio Ceccon) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

Educação Online: Tradicional x Atual Aprendizagem Colaborativa Fórum de Discussão “Foi conclusivo que os cursos que mais incentivam algum tipo de interação entre professores e alunos - por meio de chats, fóruns, videoconferência, teleconferência, ou mesmo encontros pessoais - apresentam um nível menor de evasão.” http://portal.webaula.com.br/noticia.aspx?sm=noticias&codnoticia=530 Bate-papo “Quanto mais o aluno se sente solto e sozinho, mais fácil ele abandona o curso. A maior parte dos alunos tem a necessidade de ter algum contato com o professor, sentir que faz parte de um grupo e de um ambiente educacional.” (SENAC, 2006) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

Ensino Instrucional x Aprendizagem Colaborativa Estudo isolado Estudo em grupo Professor – autoridade Professor – orientador Aprendizagem reativa, passiva Aprendizagem ativa, investigativa Memorização de informações Discussão e Construção de conhecimento Avaliação: pontual, somativa e realizada pelo professor Avaliação: continuada, formativa e realizada colaborativamente Sala de aula Ambientes online AulaNet, TelEduc, Moodle 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

Disciplina TIAE TIAE: Tecnologia de Informação Aplicada à Educação: Online desde 1998.2 pelo AulaNet (16 edições), DI / PUC-Rio 2006.2, 1ª edição no Depto. de Informática Aplicada / UNIRIO Problemas enfrentados: Infraestrutura (não havia um servidor AulaNet) Preconceitos dos alunos, que matricularam-se porque: não teriam nem que vir à UNIRIO → contudo, por ser a distância, é preciso freqüentar ainda mais o curso estavam trabalhando → contudo, o TIAE exige muita dedicação era uma disciplina optativa que serviria para concluir os créditos → contudo, requer uma mudança de atitude (de assimilação para produção) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

Disciplina TIAE online 1ª metade do curso: estudo e discussão dos tópicos 2ª metade do curso: produção em grupos de novos conteúdos Desenvolvimento do Protótipo (Tarefas) Avaliação Colaborativa (Correio eletrônico) Desenvolvimento da versão Final (Tarefas) Avaliação Colaborativa (Fórum) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

TIAE: Seminários (fórum) Realizado através de fórum 50 horas de duração Um aprendiz selecionado (não o professor) desempenha o papel de seminarista: envia um seminário sobre o tópico em estudo propõe 3 questões para a turma discutir Os aprendizes discutem as questões entre si O mediador (o professor) avalia as contribuições 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

TIAE: Seminários (fórum) Participação ativa e com qualidade Lições aprendidas: EAD com qualidade não é para turmas muito grandes (prefira turmas de 20 aprendizes) Avalie as contribuições (com notas, comentários e critérios de avaliação) exige muito tempo dos mediadores aprendizes ficam com a impressão de que a avaliação é muito rigorosa Pondere a qualidade pela quantidade Avaliação Colaborativa (requer suporte computacional) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

TIAE: Debates (bate-papo) Realizado através de bate-papo 1 hora de duração Um aprendiz selecionado (não o professor) desempenha o papel de moderador: Apresenta uma questão Pede um resumo da posição Pede a votação sobre as contribuição enviadas Coordena a discussão sobre a contribuição eleita Finaliza a discussão da questao O mediador (o professor) avalia as contribuições 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

TIAE: Debates (bate-papo) O uso contínuo do bate-papo e integrado às atividades educacionais constitui-se numa forma de manter os alunos motivados e engajados para garantir o sucesso e continuidade de um curso a distância. proporciona um espaço para as emoções; possibilita perceber melhor o outro e sentir-se como parte do grupo; diminui a sensação de impessoalidade e isolamento; favorece a realização de uma educação com abordagem construtivista. desperta a motivação para engajamento e continuidade no curso; 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

Diretrizes para Educação Online Invista em aprendizagem colaborativa → evite o ensino instrucional tradicional Invista em dinâmicas de interação (fórum, batepapo etc) → evite produção de conteúdos (professor não é autor, mas pode elaborar resumos, roteiros, e orientar os alunos para que eles desenvolvam novos conteúdos para o curso) Invista em turmas reduzidas (20 alunos) objetivando uma Educação de Qualidade → evite a “educação em massa” (turmas de 60, 100, +1000!); Invista em mediadores e nos ambientes computacionais 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO