ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 ferramenta para entrevistas Baseado no trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
1º encontro de formação – 23/03/2010
Informática na Educação
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
DPW > Apresentação da Disciplina Pimentel1 / 7UNIRIO, 4 Março 2008 Apresentação da Disciplina DPW – Desenvolvimento de Páginas Web Pimentel
Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração
TIAE: um exemplo de disciplina para Educação a Distância
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Estilos e Abordagens.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Maria Gambina Na Zarco.
Princípios Gerais para Execução do Trabalho de Campo
Curso de Docência Universitária
A Matemática da cesta básica
Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação
ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs
O Uso Pedagógico do Blog
CAROLINA Última pergunta Bate papo O que é bullying? Última pergunta de CAROLINA Resposta do professor.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
O uso de novas mídias nas escolas
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Acompanhamento Período de Experiência Profissionais do Colégio SESI
PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA E COMUNIDADE PRESENTE
VAGAS ABERTAS - Iniciação Científica PIBIC Sênior IDSM/CNPQ O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está com 12 vagas abertas para.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 15 Prêmio Br TIC, Brasília, Nov 2006 Prof. D.Sc. Mariano Pimentel.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
Sugestão de Atividade:
 Após ter apresentado o projecto a outros professores, três colegas de língua portuguesa, disponibilizaram-se para participar e para nos ajudar a pô-lo.
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
A Matemática da cesta básica
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Professora Ana Carolina 2011
Meios de Transporte.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Investigating the assessment of learners’ participation in asynchronous conference of an online course Mariano Pimentel Tatiana Escovedo Hugo Fuks Carlos.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Como elaborar um plano de aula
ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração ComunicaTEC Pimentel1 / 12 UNIRIO, Prof. Dr. Pimentel
Prof. Dr. Pimentel ComunicaTEC Tecnologias de Comunicação
Transcrição da apresentação:

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 ferramenta para entrevistas Baseado no trabalho de Enrique Pessoa, Proj.Final de Informática-UFRJ, 2000 Orientação: Cláudia Motta Co-orientação: Mariano Pimentel Pimentel

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel2 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 Modelo de Trabalho Entrevistado Entrevistadores - Moderador Entrevista Bate-papo Tópico Perguntas e Respostas

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel3 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 Técnica: entrevista não-moderada PapelHabilidades e Responsabilidades Entrevistado (Especialista) Atua neste papel quem possui informações de interesse e tem a responsabilidade de transmiti-las respondendo a perguntas dos entrevistadores. No contexto educacional, este papel deve ser exercido por um convidado ou pelo próprio professor. Entrevistador Pessoa com a responsabilidade de obter informações do entrevistado. Deve possui domínio da técnica de interrogar: propor perguntas adequadas e reformular o questionamento em função das respostas. No contexto educacional, este papel deve ser exercido por um grupo selecionado de alunos ou mesmo por todos os alunos da turma. Moderador Tem a responsabilidade de manter a ordem e o andamento da entrevista. Em casos de entrevista moderada, este papel também é responsável por selecionar as perguntas dos entrevistadores. No contexto educacional, este papel deve ser exercido pelo professor. Espectador Tem interesse nas informações do entrevistado, mas não tem a função de interrogá-lo (exceção pode ser feita no final da entrevista). No contexto educacional, este papel pode ser desempenhado pela maioria dos alunos da turma, ou então não ser desempenhado no caso em que todos os alunos atuam como entrevistador. Sintetizador Tem a função de elaborar uma síntese da entrevista. No contexto educacional, pode ser desempenhado por 2 ou 3 alunos da turma, ou pelo próprio professor.

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel4 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 Ferramentas: análise comparativa PSIU.com entrevista CIDADE NEGRA Entrevista realizada em 22/03/2002 às 18 hs Bate-papo UOL entrevista CIDADE NEGRA Entrevista realizada em 21/03/2002 às 20 hs

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel5 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 Problemas o texto do entrevistado se mistura com o dos entrevistadores, sem uma clara separação do diálogo; é difícil compreender, às vezes, a qual pergunta uma resposta se refere; com os vários entrevistadores, e sem um moderador, o entrevistado é abordado com um número excessivo de perguntas; sem um vídeo, a audiência fica desconfiada da identidade do entrevistado; quando o entrevistado digita frases longas, a audiência sente como se ele estivesse demorando a responder.

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel6 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 Proposta de solução Respostas do entrevistado Perguntas dos entrevistadores