EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE

REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - BREVE HISTÓRICO - 1909 - 19 escolas de aprendizes artífices - presidente Nilo Peçanha - Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio 1930 - Supervisão do Ministério da Educação e Saúde pública 1937 - Transformação em liceus industriais

REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - BREVE HISTÓRICO - 1942 - Ensino profissional é considerado de nível médio - Escolas técnicas industriais e técnicas 1959 - Escolas técnicas federais (autarquias) - Ao longo desse tempo, constitui-se rede de escolas agrícolas vinculadas ao Ministério da Agricultura

REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - BREVE HISTÓRICO - 1978 - três escolas federais são transformadas em centros federais de educação tecnológica (CEFET): - Rio de Janeiro - Minas Gerais - Paraná 1990 - (década) – Formação de rede de CEFETs 1994 - Instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica

REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - BREVE HISTÓRICO - 1998 - Governo proíbe a construção de novas escolas federais: Oferta predominante de cursos superiores e ensino médio regular; Cursos técnicos são deixados para iniciativa privada e Estados. 2004 - Reorientação das políticas federais para educação profissional e tecnológica; - Retomada da possibilidade da oferta de cursos técnicos integrados com o ensino médio.

REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - BREVE HISTÓRICO - 2005 - Alteração da lei que vedava a expansão da rede federal         - A rede conta com 144 unidades distribuídas em todo o país 2008 - Lei 11.892 de 29/12/2008: cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia 2011 - Lançamento do PRONATEC

CARACTERÍSTICAS INTERESSANTES DOS IFs Podem atuar em todos os níveis e modalidades da educação profissional Mínimo de 50 % das vagas – destinadas à educação profissional técnica de nível médio Mínimo de 20 % das vagas – destinadas a cursos de licenciatura

CARACTERÍSTICAS INTERESSANTES DOS IFs Cerca de 30 % das vagas – destinadas a cursos superiores de tecnologia, bacharelados, engenharias e cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) Instituições multicampi Autonomia

CARACTERÍSTICAS INTERESSANTES DOS IFs Certificadoras de competências profissionais Eleição paritária para reitores e diretores-gerais dos campi

CURSOS TÉCNICOS NA ÁREA DE SAÚDE NOS INSTITUTOS FEDERAIS 178 cursos em 108 campi

CURSOS TÉCNICOS NA ÁREA DE SAÚDE NOS INSTITUTOS FEDERAIS Enfermagem Nutrição e Dietética Segurança do Trabalho Análises Clínicas Radiologia Biotecnologia Saúde Bucal Agente Comunitário de Saúde Gerência de Saúde Reabilitação de Dependentes Químicos

CURSOS TÉCNICOS NA ÁREA DE SAÚDE NOS INSTITUTOS FEDERAIS Biodiagnóstico/Histologia Microscopia Prótese Dentária Registros e Informações em Saúde Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Vigilância em Saúde Massoterapia Farmácia Alimentação Equipamentos Biomédicos Cuidador de Idosos

DESAFIOS Consolidação do modelo dos IFs e não identificação com as universidades Desenvolvimento da pesquisa aplicada e inovação Desenvolvimento da extensão e vínculo com a sociedade Papel do sistemas na formação tecnológica Articulação com universidades e sistemas

Cláudio Ricardo Gomes de Lima (Presidente do CONIF) conif@conif.org.br (61) 3225-3272