ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR. MANUEL AYRES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Que EJA temos e queremos?
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
III Oficina Profaps Belém. Profaps Recurso pequeno, em torno de R$ ,00. Havia necessidade da complementação do Auxiliar para Técnico em.
III OFICINA REGIONAL (Sudeste) PROFAPS POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: diretrizes, estratégias, prioridades e especificidades para a Educação Profissional.
Núcleo de Educação e Formação em Saúde ETSUS / ES Primeiras ações iniciadas no ano de 1976, há 33 anos Condição administrativa não alterada: considerando.
A formação profissional técnica de
Roberto Ferraz Barreto Conselho Estadual de Educação do Pará
CONASEMS -
Seminário Nacional do PROFAPS
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Francisco Eduardo Campos – Secretário SGTES
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO TOCANTINS
Proposta de Repactuação dos Recursos dos Planos de Educação Permanente em Saúde 2007 e 2008, considerando o Plano Operativo Estadual da Redução da Mortalidade.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
PACTO PELA SAÚDE PACTO PELA VIDA, EM DEFESA DO SUS E DA GESTÃO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA FRANCISCO ELOI FAGUNDES FILHO ANDREIA SOARES NUNES NATAL –
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL COMO CENÁRIO ONDE CONTRACENAM
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Educação Profissional de Nível Técnico
Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos.
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDASSITUAÇÃO CETAMMantendedora ETSUS/AMÓrgão Formador CEE-AMParceiro SUSAMParceiro Prefeituras/Secretarias Municipais de SaúdeParceiro.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Minuta de resolução para CIB
Regionalização Solidária.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Melhorar a atenção à saúde com foco no atendimento integral SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA-EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE Diretoria Geral de Assistência.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR. MANUEL AYRES 3ª OFICINA DO PROFAPS 10 à 12/11 ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR. MANUEL AYRES

PROJETOS ENCAMINHADOS CURSOS PROJETOS ENCAMINHADOS CURSO DE TÉCNICO EM RADIOLOGIA CURSO DE TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO DE TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL CURSO DE TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE DO IDOSO

COMPATIBILIDADE POLÍTICA Os projetos foram elaborados atendendo as diretrizes da Política Nacional de Educação e da Política de Educação Permanente em Saúde: LDB – Lei 9394/99 CNE/CEB – Resolução 04/99 CNE/CEB – Parecer 16/99 PNEP – Portaria 1996/2007 PROFAPS – Portaria 3189/2010 .

CURSO Prioridades do Pacto CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA Redução da Mortalidade Materna, Enfrentamento das doenças crônico-degenerativas, Regionalização da rede de serviços de saúde . CURSO DE TÉCNICO EM HEMOTERAPIA Regionalização. Descentralização da atenção hemoterápica. CURSO DE TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Fortalecimento da Atenção Básica CURSO DE TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA Redução da mortalidade materna/Aumentar a capacidade de diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero. Saúde do homem. CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE DO IDOSO Implementar a política nacional de atenção à saúde da pessoa idosa. Transição demográfica.. Fortalecimento da Atenção Básica.

Situação e Viabilidade dos Cursos Cursos aptos para execução Técnico em Saúde Bucal Atualização em Saúde do Idoso Cursos com Planos de Curso em elaboração: Técnico em Radiologia Técnico em Citologia Técnico em Hemoterapia

Viabilidade dos Cursos Articulação com o Hemopa - Hemoterapia Articulação com o LACEM – Citopatologia Projetos analisados pela CIES estadual e aprovados na CIB; Falta articular com CRS, CGR e Gerentes de Serviços; Falta selecionar e qualificar docentes e preceptores; Falta identificar os alunos.

Demandas dos Cursos Plano Estadual de Saúde Termo de Compromisso de Gestão do Estado e Municípios Plano Diretor de Regionalização Plano Diretor de Investimento; Seminário Regionalizado da ETSUS/2007; Planos Municipais de Saúde

Desenvolvimento fragilizado da PEEP no Estado; ETSUS/PA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO Desenvolvimento fragilizado da PEEP no Estado; ETSUS/PA Estrutura física Organização (DESARTICULAÇÃO COM OS CRS) Gestão (LEI DE CRIAÇÃO) Desenvolvimento didático-pedagógico (estágio, avaliação, monitoramento, produção de material didático) Fortalecer o diálogo com CEE;