Descrição do gênero Artigo de opinião

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Ensaiando um ensaio.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
O texto argumentativo.
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
Dissertação Redação.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Panorama geral sobre Artigo de Opinião
A estrutura do artigo de opinião
Projeto de Intervenção
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?
O peso da redação no CV UFRGS
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
DISSERTAÇÃO.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
Professora: Aíla Rodrigues
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Artigo de Opinião GT6.
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Prof.ª Irislane Figueiredo
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Elementos da Narrativa
GÊNEROS JORNALÍSTICOS Professor Marlos Pires Gonçalves
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Gênero textual: editorial
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Critérios para correção
Linguagens – Língua Portuguesa
O texto argumentativo.
Informações implícitas
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Produção de Texto SARESP 2011
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
EDITORIAL.
Artigo de opinião.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
GÊNEROS TEXTUAIS.
Escrita e Práticas Comunicativas
DESMISTIFICANDO... Escrever não é dom.
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
TIPOLOGIA TEXTUAL.
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
Comunicação e Redação Empresarial
Por que o jornal na escola?
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Gêneros Textuais Toda atividade humana está relacionada ao uso da língua, que se efetiva por meio de enunciados orais e escritos. O Homem comunica-se por.
Como redigir um bom texto?
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
A Linguagem E seus termos.
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Tipologia textual Dissertação.
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

Descrição do gênero Artigo de opinião Jacqueline P. Barbosa

Condições de produção Esfera: Jornalística Finalidade: convencer o outro de que a tese defendida é a mais adequada; Influenciar o pensamento dos leitores, isto é, fortalecer ou transformar (inverter, reforçar, enfraquecer) a posição dos destinatários sobre uma questão controversa de interesse social e, eventualmente, influenciar o comportamento desses destinatários;

Condições de produção (2) Autor: alguém que domina o assunto (ou pelo menos está razoavelmente informado sobre o assunto), em geral está vinculado a alguma instituição; Suporte/circulação: jornais, revistas, internet etc.; Leitores: leitores de uma publicação (em geral uma elite privilegiada, formadora de opinião)

Vozes que circulam Podem ser: Explícitas ou implícitas; Definidas ou genéricas.

Conteúdo temático Questões controversas que se supõe de relevância social (nem sempre explícitas nos artigos de opinião).

Exemplos de questões polêmicas • O Brasil deve permitir a livre produção de alimentos transgênicos? • A clonagem humana deve ser permitida? • Qual a função da arte? • O aborto deve ser legalizado? • A existência de cotas nas universidades para alunos provenientes de escola pública é justa? • A falta de informação é a grande responsável pela alta incidência de gravidez na adolescência? A maioridade penal deve ser revista?

Forma composicional É variável, mas sempre terá: Uma tese/posição/opinião que é defendida; Argumentos que sustentam essa tese (que podem ser de vários tipos – de autoridade, de exemplificação, de princípio, de causalidade etc.); Movimentos argumentativos - sustentação, refutação, negociação

Forma composicional (2) Também é comum trazer uma contextualização inicial da questão; Conclusão que, em geral, retoma a tese ou conclama à ação;

Estilo – marcas/recursos lingüísticos Operadores argumentativos – conectivos e organizadores textuais - ou construções que os tornem implícitos; 3ª ou 1ª pessoa; Uso freqüente de qualificadores e, por vezes, de modalizadores;

Carta Pessoal

Condições de produção Interlocutores conhecidos Objetivos variados: contar/relatar algo, solicitar algo, manter contato, aconselhar, defender uma idéia etc.

Conteúdo temático Em geral, questões de natureza pessoal

Forma composicional Determinação do destinatário; Interpelação inicial e fórmula de cortesia; Possibilidade de uso de várias seqüências textuais – injuntiva, expositiva, descritiva, argumentativa, narrativa – definidas pela situação sociocomunicativa Saudação Fórmula de despedida Identificação do remetente

Marcas/recursos lingüísticos Em geral, predomina o uso do registro coloquial Uso da 1ª pessoa Presença de perguntas e outros tipos de formulações que incitam resposta (muitas vezes, promovem um “diálogo assíncrono”) Muitas marcas/recursos lingüísticos dependem das seqüências textuais predominantes

Propostas de redação

Tema I – Vida Virtual “Pesquisa divulgada há pouco revelou que, no mês de julho, o internauta brasileiro passou 23 horas e 30 minutos navegando na internet. Essa marca é uma hora e três minutos maior que a de junho, que por sua vez era quase uma hora maior que a de maio , e assim por diante. Ou seja, de 30 em 30 dias, o brasileiro já está passando quase um dia inteiro com os olhos na telinha, os dedos no mouse ou no teclado, as pernas criando varizes, a coluna indo para o beleléu e o cérebro mais na virtual que na real. (...) Segundo outra pesquisa, por causa da internet o jovem brasileiro tem deixado de praticar esportes, dormir, ler livros, sair com os amigos, ir ao cinema ou ao teatro ou estudar. E, com certeza, está deixando também de praticar outros itens não contemplados na pesquisa, como namorar, ir à praia ou ao futebol, visitar a avó, conversar fiado ao telefone e flanar pelas ruas chutando tampinhas.” (CASTRO, Ruy. Folha de S.Paulo, 05/09/2007, p.02)

O JOVEM BRASILEIRO E A INTERNET O texto aborda a relação do brasileiro com a internet, numa perspectiva crítica. Depois de refletir sobre esse assunto, escreva um artigo de opinião, apresentando argumentos consistentes para a defesa de um ponto de vista sobre o tema: O JOVEM BRASILEIRO E A INTERNET Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão (norma culta) da língua portuguesa. O texto NÃO deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração. O texto deve ter no mínimo 20. A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta. O rascunho pode ser feito na última página deste caderno.