REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA

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Transcrição da apresentação:

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA Carta Escolar Angoche Eráti Lalaua Malema Meconta Mecuburi Memba Mogincual Mogovolas Moma Monapo Muecate Murrupula Nacala-Porto Nacala-A-Velha - Nacarôa Ribáuè Mossuril Ilha Moç. Npl Cidade Nampula, 30 de Maio 2014.

Introdução Adjacente a outros sistemas de informação existentes no MINED, a Carta Escolar é um programa de informação Georreferenciada que facilita a tomada de decisões por parte dos gestores de educação a todos os níves do sistema educativo,nomeadamente, central, provinial, distrital e escolar. 12-04-2017

Introdução (cont) Dada a sua pertinência, a província de Nampula iniciou em 2006 o trabalho de Levantamento cartográfico em todos os distritos, com vista a elaboração duma Carta Escolar Provincial. 12-04-2017

Principais Objectivos da Carta Escolar Fazer cadastro da rede escolar; Localizar geograficamente a rede escolar; Analisar a acessibilidade física econónimca da rede escolar; Identificar as zonas de recrumento/para a implementação de novas escolas; 12-04-2017

Cont. Estudar a situação de acesso e género a educação; Planificar as necessidades futuras educativas; Perpesctivar as necessidades do corpo docente, discente e outros trabalhadores; Tornar a Carta Escolar um factor de micro e macro Planificação do sistema educativo; 12-04-2017

1ª Etapa 1. A nível da província foi realizado o levantamento cartográfico. Todavia, depois de terminar o primeiro cadastramento nos finais de 2006, a Província de Nampula, não chegou a fazer o processamento de dados porque o tal programa ainda não tinha sido instalado, o que viria a se efectuar em finais de 2012. 12-04-2017

2ª Etapa O processamento de dados começou a ser efectuado nos princípios de 2013, pelo que ainda está em curso. Adjacente a essa situação, estando para decorrer a colecta de dados e/ou informações das Escolas abertas em 2014, assim como a actualização das escolas que se beneficiaram de construção de novas infra-estruturas ou que mudaram de local onde foram cadastradas em anos anteriores. 12-04-2017

Cont Nessa óptica, a província fez o processamento de vinte (20) distritos, conforme o mapa que se segue, excepeto o distrito da Ilha de Moçambique porque, ao longo do processo veificou-se um erro no sistema em relação as coordenadas que ainda esta por se regularizar e foi feito um plano com vista a inverter o cenário. 12-04-2017

2ª Etapa (cont) Distritos Escolas existentes Escolas com coordenadas geográficas Número Em % Angoche 116 111 95.7 Eráti 144 140 97.2 Lalaua 65 59 90.8 Malema 121 100.0 Meconta 102 98 96.1 Mecubúri 127 123 96.9 Mogincual 90 87 96.7 Mogovolas 145 130 89.7 Moma Monapo 132 125 94.7 Mossuril 91 98.9 12-04-2017

Escolas com coordenadas 2ª Etapa (cont) Distritos Escolas listadas Escolas com coordenadas Número Em % Muecate 81 80 98.8 Murrupula 122 108 88.5 Ncla-à-Velha 71 66 93.0 Ncla-Porto 44 40 90.9 Nacarôa 74 52 70.3 Npl Cidade 70 74.3 Npl-Distrito 133 131 98.5 Ribáuè 125 120 96.0 Memba 135 92.6 Total 2133 1988 93.2 12-04-2017

2. Experiência piloto Com vista a experimentar a funcionalidade do software, foi ensaiada nos finais de 2013, nos distritos de Angoche, Cidade de Nampula, Eráti, Mogincual, Nacala Porto e Nacarôa, uma base de dados de tratamento de georreferenciado das informações da carta escolar. 12-04-2017

Cont. Com este trabalho pretende-se fazer uma demostração do que é possível ser feito nas condições actuais pelas DPEC (s) e ao mesmo tempo demonstrar as potencialidades que a Carta Escolar pode fornecer ao processo de Planificação. Eis alguns exemplos: 12-04-2017

Rede escolar - Níveis de ensino 12-04-2017

Rede escolar-Abastecimento de água 12-04-2017

Rede escolar- Corrente eléctrica 12-04-2017

Rede escolar- Latrinas 12-04-2017

Rede escolar- Níveis de ensino 12-04-2017

Rede escolar- Abastecimento de água 12-04-2017

Rede escolar- Corrente eléctrica 12-04-2017

Rede escolar- Latrinas 12-04-2017

Rede escolar- Níveis de ensino 12-04-2017

Rede escolar- Abastecimento de água 12-04-2017

Rede escolar- Corrente eléctrica 12-04-2017

Rede escolar- Latrinas 12-04-2017

Rede escolar- Níveis de ensino 12-04-2017

Rede escolar- Abastecimento de água 12-04-2017

Rede escolar- Corrente eléctrica 12-04-2017

Rede escolar- Latrinas 12-04-2017

Rede escolar- Níveis de ensino 12-04-2017

Rede escolar - Abastecimento de água 12-04-2017

Rede escolar- Corrente eléctrica 12-04-2017

Rede escolar- Latrinas 12-04-2017

Rede escolar- Níveis de ensino 12-04-2017

Rede escolar- Abastecimento de água 12-04-2017

Rede escolar- Corrente eléctrica 12-04-2017

Rede escolar- Latrinas 12-04-2017

KOCHUKURO 12-04-2017